bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

01.11.2009 Abu Dhabi, United Arab Emirates,  Kimi Raikkonen (FIN), R‰ikkˆnen, Scuderia Ferrari - Formula 1 World Championship, Rd 17, Abu Dhabi Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Batchelor / xpb.cc
Sempre critiquei esses novos circuitos que ano a pós ano a F1 insiste em fazer nós torcedores engolir circuitos como Istambul, Sakir, Xangai e Sepagan. Lindos complexos automobilísticos porem a pista que é o que importa travada e sem sal. Mesmo com esse pé atrás eu gostei do espetáculo que a F1 fez nos Emirados Árabes. Um belo evento. Essa mistura de corrida de dia e de noite me lembrou os belos espetáculos que todos os anos são feitos nas corridas de longa duração como Le Mans e Sebrig.

A F1 precisava dessa mudada assim como a corrida em Singapura. São eventos em mercados importantes tanto para as montadoras e principalmente para Eclestone até por que o velhinho adora umas notas de Euro. Com isso a F1 perde circuitos importantes na Europa como A1Ring, Zandwort entre outros. Para o calendário do próximo ano a volta da grande premio do Canadá foi uma feliz surpresa. Pista boa aonde sempre temos ótimos espetáculos.

Voltando aos Emirados. Por mais bonito que foi o evento tenho que admitir que foi uma corrida chata, poucas disputas, quase nenhuma ultrapassagem no melhor estilo Barcelona de ser. O grande atrativo foi o cair da noite e com esse escurinho vimos algumas coisas interessantes. A lambança que Buemi fez foi digna daquele “pedala robinho”. Como pode o infeliz errar os boxes? Mesmo que a RBR e STR tenham roupas parecidas elas não são iguais. Erro também do mecânico com o pirulito que devia ter guiado o piloto até o pit. Erros a parte Buemi tem ainda muito o que aprender…talvez uma aula de baliza ajude.

E Rubinho? Bem, quando vi pedaços voando do carro dele já na primeira curva sabia que tinha jogado a toalha pela luta do vice campeonato. Foi o único piloto que se envolveu em algum toque nas primeiras voltas. Já virou rotina ver os pedaços de carro do brasileiro voando pelo circuito. Acredito que a FIA deveria por uma dessas telas que existem em construções para evitar que algum objeto acerte outro piloto como aconteceu com Massa. Rubinho mesmo que tivesse saído ileso da largada não tinha a menor chance de ganhar de Vettel na pista. O piloto Alemão mostrou frieza e sorte e jogo de equipe. Frieza por ter guiado de forma majestosa mesmo com um carro sem Kers andou sempre junto de Hamilton, Sorte por que o próprio Hamilton teve problemas com o carro e jogo de equipe pois mesmo que Barrichello superasse Button teria Webber para brigar e todos nós sabemos que o Australiano é osso duro.

Tão osso duro que foi protagonista do melhor momento da corrida junto com Button nas voltas finais. Os dois fizeram espetáculo. O Inglês achou espaços para ultrapassar a RBR e provavelmente deixou Hermann Tilke o “gênio” que projetou os últimos circuitos da F1 visivelmente decepcionado. Se ele fez um circuito para não se ultrapassar como Button quase conseguiu superar Webber na pista? Agora eu sei por que a etapa baiana da Stock Car não teve ultrapassagem…
Deixando de lado um pouco o último GP do ano, os últimos acontecimentos envolvendo nossos pilotos brasileiros deixam o torcedor com uma pontinha de nostalgia. Bruno Senna assina com a nova equipe Campos. Mesmo não sendo a curto prazo não será uma equipe de ponta é bom saber que vamos ter outro brasileiro no circo. Vai ser ótimo ver o nome “Senna” de novo nos gráficos da F1. Acredito que Bruno irá honrar e muito o sobrenome da família ao contrário de Nelsinho que só fez M. Bruno já demostrou este ano na LMS e nas 24H de LMS que tem potencial para ganhar. Nas 24 horas mesmo pegou um carro deficitário e conseguiu entregar para seu companheiro de equipe entre os primeiros e tudo isso a noite.

Já Rubinho assinou com a Willimans. Como a equipe não vai mais ter motores Toyota na próxima temporada realmente precisava de um piloto experiente para acertar o carro. Se vai lutar pelo título ano que vem? Não não vai. Situação parecida teve Jaques Villeneuve em 1998 quando a Williams trocou os motores Renault pelos Mecachrome e depois Supertec o time Inglês não conseguiu grandes feitos conquistando o máximo um terceiro lugar em 98, visto que foi campeã em 1997. Para Rubinho, Massa e Senna desejo a maior sorte do mundo.

1 comentário em “F1 – Abu Dhabi

  1. Entre mortos e feridos praticamente todos se salvaram. Com certeza as pistas estão ficando fora do padrão que queríamos para a F1. Traçados cada vez mais travados, sem opções de ultrapassagem e todos andando em filinha, dentro do trilho como no GP4. Bom o ataque do nosso herói brasileiro na 1a curva foi no mínimo excessivamente otimista. Dava pra segurar e tentar buscar depois, ali já não tinha mais como passar. Com isso mais um 4o lugar e a perda do vice-campeonato. Mesmo assim não dá para tirar os méritos do Vettel. Alemão andou demais mesmo. Não vou com a lata dele, mas mereceu a vitória depois dos problemas do Luiz Amilton (rss).
    É…. 2009 acabou pra F1. Agora é pensar em 2010. Senna, Massa, Barrichell… quem sabe ainda DiGrassi e Piquet? Porque não? Não custa sonhar.
    Sei que a espectativa em cima do Bruno vai ser muito grande! Vai ser fogo amigo! Williams+Barrichello.. quem sabe uma oportunidade da equipe de Grove melhorar. Voltar a vencer ano que vem….hmmm… difícil hein. Uma que o carro deste ano deve estar parcial ou todo desenvolvido. O Barrica só vai poder fazer alguns ajustes. Outra que com motor Cosworth vai ser osso… com certeza menor potência e maior consumo se comparado aos demais. Espero que esteje errado, pois gostaria de ver estes voltando a vencer.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.