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Endurance tratado a sério!
2012_WEC_Neveu

No final do ano passado o mundo ficou com um pé atrás quando foi anunciado a parceria da ACO com a FIA sobre um novo mundial de endurance. A maioria dos jornalistas ficou empovoroso visto que o ILMC teria um status de “mundial”. Porém a grande maioria não lembra do que aconteceu com o belo grupo C no início dos anos 90. Para tentar ter uma melhor imagem e principalmente tirar aquela impressão de que mais cedo ou mais tarde a parceria entre as entidades minguasse de novo Gérard Neveu foi escolhido para ficar a frente do WEC. Em entrevista ao site endurance info Gérard faz uma avaliação desta primeira fase do campeonato e os planos para o futuro.

P. Com a temporada tendo sua primeira metade concluída qual é a primeira impressão que se tem do WEC?
R. A partida da Peugeot não foi fácil de gerir e a situação económica ainda não é favorável. Para mim, o WEC realmente começa em Silverstone. Dentro das equipes, o início da temporada foi dedicada em parte para as 24 Horas de Le Mans. Podemos dizer que a 2 ª temporada começa a partir de agora. Os pilotos podem irão explorar novos mercados como é o caso do Brasil”

P. Muitos observadores esperavam uma redução de equipes depois de Le Mans o que não aconteceu. É uma satisfação?
R. “Perdemos três carros e lamento muito. Isso é muito prejudicial por não ter a Lurury Racing e o Team Pescarolo. Henri é uma figura do automobilismo em geral e em particular do Endurance e a equipe liderada por Christopher Campbell é um candidato para ganhar grandes vitórias na GTE. O objetivo inicial era sair com 30 carros depois de Le Mans. Aqui temos 35 e 30 em Interlagos’”.

P. E a chegada de novas equipes para 2013?
R. (Sorriso) Existem equipes extremamente fortes que desejam se juntar a nós. A qualidade dos pilotos é um sinal útil. Basta ver quantos pilotos de F1 estão com a gente. Em outros tempos,eles teriam ido mais facilmente para a DTM ou para os Estados Unidos. Tempo é o juiz de todos os esportes motorizados. As equipes vão querer voltar para a base do Endurance feito pela ACO. ‘
“Alguns países são candidatos a organizar corridas. A qualidade das pessoas presentes, parceiros e funcionários é cada vez mais alta. Nós não sentimos que tomamos um beco sem saída. Além disso, o novo regulamento de 2014 é ambicioso e é um desafio muito pesado. Mazda vem com um motor a diesel, a Porsche vai estar lá em 2014, OAK Racing firmou uma parceria com a HPD. Estamos falando com um monte de pessoas, tanto em protótipos quanto GTE.”.

P. A combinação de GT e Protótipo deve continuar?
R. “Já temos equipes de fábricas em ambas as classes. Isso traz uma riqueza no paddock. Não deve se opor a eles, mas estimular. Se voltarmos 30 anos atrás, o campeonato esportivo de marcas foi o topo do esporte a motoré uma coisa cíclica, não se esqueça. Nosso paddock é total ligação com o “normal”. A Resistência permite que os fabricantes se expressem. Se tomarmos o exemplo da Audi, estratégia e marketing esportivo é eficaz. A chegada do “Stand 56” Le Mans também está indo na direção certa, a fim de destacar o trabalho de novas tecnologias. É uma vitrine tecnológica. Algumas corridas vão permitir tal iniciativa. ‘

P. o futuro parece auspicioso?
R. Vamos dizer que tudo está indo como planejado. Você deve manter a atmosfera. Nós não temos o poder de uma Fórmula 1. Queremos algo popular para os espectadores. Os sinais são monitorados através da preparação de 2013. A situação econômica não nos permite aplicar dinheiro extra. Precisamos pensar em soluções e implementar para permitir que equipes continuem a desenvolver enquanto se controla os custos e reduzir o tanto quanto for possível, sem prejudicar o desenvolvimento da série.
P. O calendário de 2013 será lançado em breve?
R.Ele será revelado em setembro. É preciso uma programação consistente, mas ambicioso. Temos de dar sentido à Resistência, e este é o objetivo. Outras coisas que serão implementadas em 2013. Buscamos melhorar a divulgação das corridas. Nós já oferecemos streaming das etapas de seis horas e sabemos que sempre podemos melhorar. Cartazes de qualidade de cada corrida também é algo que nos preocupamos porque temos que respeitar os países onde estamos indo. Vou explicar em devido tempo sobre a escolha do calendário. ‘

P. Uma corrida na África é possível?
R. Eu ouvi um desenvolvedor que queria organizar uma rodada do WEC na África do Sul, mas no momento não há discussões em curso sobre este assunto. Eu não tenho nada contra ele, mas não há mais nada a dizer.
P. Poderá ocorrer rodadas do WEC em circuitos dentro de cidades?
R. “Bem, é tecnicamente possível. Esta é uma questão a se estudar, mas que seria necessário uma preparação muito longa, porque nós não podemos fazer nada em uma corrida de rua. Para o momento em que o WEC é um evento continental, deve. Nós não vamos desviar do mesmo”.

P. A classe GT3 terá espaço no WEC?
R. “A questão merece reflexão. É preciso muita humildade sobre o assunto. Temos que ouvir e observar. Novos fabricantes irão aumentar a rede. Esperamos ver carros novos e novas marcas. É verdade que o GTE está um pouco fraca este ano, não em termos de qualidade, mas quantidade. Só podemos lamentar a saída da BMW”.

P. O que podemos esperar do ano de 2013?
R. Como eu disse a reforma vai ser grande em 2014. O que investir mais e for mais rápido vai ganhar. De qualquer forma, a cópia nunca é perfeita. Tudo é uma questão de compromisso. Há campeonatos continentais e as 24 Horas de Le Mans. Você nunca pode agradar a todos. O cronograma de 2013 terá em conta a situação económica dos nossos parceiros e calendários continentais. Ir para o WEC e Le Mans faz parte para conquistar novas equipes. Podemos então ter um plano de negócios real e montagem do Campeonato Mundial de Endurance. Nós vivemos em um mundo real e não virtual. O esforço colossal da ACO em nome de novas tecnologias, É necessário harmonizar o todo. Pierre Fillon fez um monte de viagens para estar em todas as provas e em contato com o máximo de pessoas.  Tudo é feito com paixão e entusiasmo com uma quantidade colossal de trabalho. Além disso, eu estou muito orgulhoso do paddock, onde as pessoas podem entrar. O WEC em Silverstone é o segundo maior evento do circuito do ano. Eu não posso dizer mais, mas todos terão que esperar uma surpresa para o próximo ano. Não temos de ter vergonha de nada. Tudo é projetado e calculado para o futuro.Nós só podemos ter sucesso se toda a família desempenhar seu papel”.

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