bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

ecclestonemarina
O Site Inglês wtf1 fez um concurso para saber qual circuito iria substituir a prova cancelada no Bahrain. Dentre os muitos traçados com layout muito melhor do que os produzidos por Hermann Tilke venceu o desenho feito por Zé D`Agostini e foi apelidado de Ecclestone Marina Circuit.

A pista vem ao gosto do pequeno. Seria em um país Árabe mais precisamente no meio do deserto e com hotéis faraónicos. A corrida seria no mês de agosto nas altas temperaturas o que poderia deixar a corrida mais empolgante. Caso não tivesse a disputa esperada pois o circuito não é bom, não é rápido teria a última “invenção” da FIA que já deve estar patenteada ainda que duvido que qualquer outra categoria quisesse copiar os “chuveirinhos”

Estava a alguns dias querendo falar sobre isso mas faltava algo. Recentemente Bernie propôs o uso de chuva artificial para deixar as corridas mais empolgantes caso São Pedro não desse as caras. Claro que a notícia teve além do efeito indignatório comum em ideias e planos que vem por parte da FIA o feito chegou a ser cômico.

Pense comigo. Em uma corrida monótona o primeiro colocado consegue uma boa vantagem pois ninguém consegue ultrapassa-ló e digamos uma Ferrari está louca para vencer a corrida. O que acontece? Alguém no alto da sua sabedoria e para fazer jus a boa fama da categoria liga o registro. A corrida poderia ter mais emoção sim, porém não seria real.

Podemos ir além. Outra ideia bem do “tipinho” da F1 é por nos carros um recurso que estourasse os pneus em determinado estágio da corrida. Claro que tudo na maior segurança pois a F1 quer vencedores feitos e não por mérito.

Outra ideia seria o pedágio para os carros com número par em um corrida e impar na outra. Assim todos teriam a chance de vencer não é mesmo?

E o que é real na atual F1? O jogo de equipe? Os pontos “permitidos” para usar a asa móvel? As pistas que mais parecem kartódromos? Bernie perdeu uma grande e digo GRANDE oportunidade de ficar quieto e investir seu rico dinheiro em algo realmente descente para a categoria não ser taxada de inútil. Pois que empresa iria investir em uma corrida que se sabe o vencedor antes da largada? As poucas fabricantes iriam querer ter seu nome associado a um possível “chuveirogate”?

Piada não? Mas é a mais pura verdade em uma categoria que sempre se denominou “A mais avançada categoria”. Nem sempre um avanço é benéfico para alguma coisa. Adianta ter pistas lindas com seu asfalto liso não ter graça? Pois é. Enquanto isso fabricantes e principalmente torcedores estão cada vez mais optando por outras categorias…

Enquanto isso a F1 preocupada em por chuveiro na pista… resta saber de terá aquecimento ou não nas provas europeias.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.