ACO apresenta o Michellin GT3 Le Mans Cup para 2016

Nova série para brigar com a Blancpain. (Foto: ELMS)

Nova série para brigar com a Blancpain. (Foto: ELMS)

Na manhã deste Domingo (18) a ACO apresentou mais um certame para a temporada 2016.

Batizado de Michellin GT3 Le Mans Cup, a série vai contar exclusivamente com modelos FIAGT3 em paralelo com as etapas do European Le Mans Series, com duas horas de duração.

Um piloto bronze poderá fazer parte da tripulação, que deverá contar com 2 pilotos por carro. A organização espera ter pelo menos 20 carros por grid. A nova série terá início durante a etapa de Imola, além de uma prova com duração de 1 hora durante o final de semana das 24 horas de Le Mans aonde irá dividir a pista com os modelos LMP3.

Esta nova classe tem com alvo as séries Blancpain (Sprint e Endurance), organizadas pela SRO e que contam com grids numerosos.

Com a finalidade de optimizar o programa desportivo dos carros de GT3, este campeonato é uma parceria da ACO com os promotores do GT Tour. O ELMS fica com as provas de endurance, com duas horas de duração, enquanto o GT Tour terá corridas sprint de uma hora.

Os calendários evitarão qualquer conflito de datas entre os dois campeonatos, permitindo às equipes GT3 participar em ambas, mantendo o mesmo número de pilotos e custos reduzidos já que os pneus serão Michellin para ambos.

Pierre Fillon, Presidente do ACO:Esta nova disciplina é uma escolha lógica no esquema que o ACO adotou para o desenvolvimento da promoção nas provas de Endurance. Com o que acontece com o WEC à escala mundial, com o ELMS a nível europeu ou com o Asian Le Mans Series na Ásia, o ACO completa desta forma a sua paleta desportiva e reforça a posição como promotor de campeonatos ligadas às corridas de resistência. Para as melhores equipes e pilotos de GT3, trata-se de um primeiro passo para entrar na esfera da categoria GTE, e assim terem a possibilidade de fazer parte da grande família das 24 Horas de Le Mans. O ACO felicita também a Michelin pela forte participação, reforçando ainda mais as ligações entre o construtor de pneumáticos francês e Le Mans”.

Gérard Neveu, Director-Geral ELMS: “A Michelin GT3 Le Mans Cup enrique-se o programa do ELMS 2016. Numa mesma jornada, os fãs poderão assistir a corridas da Fórmula Renault 2.0, Renault RS01 e à Michelin GT3 Le Mans Cup, tudo isto em complemento da prova principal, o European Le Mans Series. Este campeonato será uma verdadeira fórmula de promoção para os ´gentlemen drivers’, excelente para se perceber melhor o mundo do Endurance. Tal como acontece no ELMS, todos os meios serão colocados para que os sonhos dos pilotos se tornem realidade. Ficamos satisfeitos pelo interesse que várias equipes de GT manifestaram por esta nova aventura. Damos as boas vindas a 2016, uma temporada que se anuncia desde já soberba!”.

Pascal Couasnon, Diretor da Michelin Motorsport:A Michelin tem investido muito ao longo dos anos no desenvolvimento de pneus para as corridas de Endurance. Parece-nos normal compartilhar esse conhecimentos com as equipes de GT3, e indiretamente com os construtores de GT3. Temos laços estreitos com o ACO através das 24 Horas de Le Mans, mas também de todos os campeonatos promovidos pelo ACO. O prolongar dessa parceria surge naturalmente, tendo assim a possibilidade de continuar a acompanhar o espectacular desenvolvimento que a Endurance tem tido nos últimos anos. A Michelin sente-se entusiasmada ao participar neste novo desafio, para mais com a possibilidade de juntar um programa de Endurance com a temporada sprint do GT Tour. Vamos fornecer aos pilotos da Michelin GT3 Le Mans Cup pneus que, graças à sua qualidade, vão contribuir para o prazer de condução e a performance ao longo da corrida”.

Published
3 anos ago
Categories
GT3 Le Mans Cup
Comments
Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Comentários

  1. […] 2015, deverão inscrever os seus carros no novo campeonato anunciado pelo ACO no mês de Outubro, o Michelin GT3 Le Mans Cup. Esta nova competição passará a ser uma das corridas que constará no programa de fim de semana […]