A direção do WEC está implementando um novo procedimento de safety car virtual para a temporada de 2024. De acordo com informações divulgadas às equipes, o procedimento será introduzido conforme o artigo 14.7 dos regulamentos esportivos do WEC e estará em vigor a partir da próxima temporada.
Funcionamento do Safety Car Virtual (VSC) nas Novas Regras
Segundo as novas regras, o diretor da prova terá a opção de acionar um Safety Car Virtual (VSC) se julgar necessário por questões de segurança, como uma ferramenta para garantir intervenções na pista em casos de acidentes.
Cada ativação do VSC seguirá sistematicamente por um procedimento regular de safety car. Programado para entrar em vigor aproximadamente duas voltas após a ativação do VSC.
Flexibilidade do Diretor da Corrida na Escolha do Procedimento de Safety Car
O diretor da corrida mantém a liberdade de optar pelo uso direto do safety car. Sem recorrer ao VSC, caso “a natureza do incidente na pista seja incompatível com sua implantação”.
Outros Detalhes do Procedimento de Safety Car Virtual no WEC
Além disso, durante o VSC, os pilotos são instruídos a reduzir a velocidade para 80 km/h (50 mph). Além de manter uma formação em linha única e respeitar a distância dos carros à frente e atrás assim que o sinal do VSC for exibido no monitor. Sendo estritamente proibidas ultrapassagens.
Sendo assim, o limite de velocidade aumentará quando o procedimento completo do safety car ocorre. Importante destacar que o acesso ao pit lane permanece aberto durante o VSC.
Persistência do Sistema de Full Course Yellow (FCY) nos Regulamentos
Por fim, o sistema de Full Course Yellow, que limita os carros a 80 km/h, permanece como uma ferramenta destinada a neutralizações curtas com duração igual ou inferior a uma volta. Conforme estabelecido pelo artigo 14.5 dos regulamentos desportivos do WEC.
Essas mudanças visam aprimorar a segurança e a eficiência durante as intervenções na pista, proporcionando uma experiência mais consistente para equipes e pilotos no WEC.