bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Com foco nos GTs, Valentino Rossi testará o Hypercar da BMW no próximo ano

O piloto italiano Valentino Rossi, ex-campeão mundial de MotoGP, está cada vez mais próximo de estrear no Mundial de Endurance da FIA (WEC). Após participar dos testes de iniciantes do campeonato, no Bahrein, Rossi dará algumas voltas no BMW M Hypercar V8 como preparação para uma futura estreia na categoria.

Andreas Roos, diretor da BMW Motorsports, ressaltou as qualidades de Rossi após os tempos do italiano no teste com um protótipo de LMP2. Além disso, o piloto de 44 anos registrou tempos na casa de um segundo atrás do estreante Charles Weerts ao longo das duas sessões.

Em conversa com a Sportscar365, Roos insistiu que o teste LMP2 de Rossi não era um pré-requisito para estar em um protótipo LMDh do fabricante, mas veio num momento oportuno para a equipe belga WRT.

“Foi uma oportunidade que surgiu porque o WRT teve que fazer o teste de estreia no Bahrein”, explicou Roos. “No final houve uma discussão entre [o chefe da equipe] Vincent Vosse e os pilotos. Não estávamos realmente envolvidos.”

O dirigente deixou claro que Rossi poderá guiar o Hypercar em 2024.

“Sempre dissemos que queríamos que ele testasse, em algum momento, o carro LMDh”, disse ele. “Também é um grande desejo dele testar o carro uma vez. Sempre dissemos que faríamos, mas ainda não definimos uma data.”

“Provavelmente acontecerá em algum lugar em 2024, não em 2023. Provavelmente acontecerá em 2024, mas quando, não posso dizer agora porque temos que ver como isso se encaixa em todos os cronogramas. Da programação dele à nossa programação de testes e assim por diante.”

Foco de Valentino Rossi será a classe LMGT3

Piloto busca competir na classe LMGT3 do WEC. (Foto: BMW)

Rossi está atualmente focado no campeonato GT3 da FIA, onde compete com um BMW M4 GT3 da equipe WRT. O piloto venceu duas corridas na temporada de 2023.

“Neste momento o seu foco está claramente no lado do GT3”, disse Roos. “Foi o seu segundo ano no GT3 onde fez um trabalho fantástico. Ele venceu corridas e deu mais um grande passo. Acho que podemos desenvolver isso.”

“Ele fez um bom trabalho no carro LMP2, para ser honesto. Ele era muito bom. Portanto, não há dúvida de por que não deveríamos dar a ele a chance de testar também o carro LMDh”, finalizou.