Os principais fabricantes de Hypercars, incluindo Porsche, BMW e Peugeot, manifestaram-se contra uma proposta que visa tornar obrigatória a presença de três pilotos em todas as corridas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) a partir do próximo ano. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 03, pelo site SportsCasr365.com
Pierre Fillon, presidente da ACO, havia mencionado que o WEC estava considerando implementar uma regra que proibiria formações com apenas dois pilotos em corridas mais curtas. No entanto, a ideia enfrenta resistência por parte das equipes e fabricantes.
Contudo, nesta temporada, a utilização de dois pilotos por carro tem sido uma tendência crescente, com equipes como Chip Ganassi Racing, Proton Competition, Hertz Team JOTA e Peugeot adotando essa estratégia em diferentes etapas do campeonato.
Urs Kuratle, diretor da Porsche LMDh, destacou que a decisão sobre o número de pilotos por carro deve ser prerrogativa das equipes. E não uma imposição regulamentar. “Acredito, tanto pessoalmente quanto representando a Porsche, que a escolha entre dois ou três pilotos deve ser das equipes, e não ditada pelas regras”, afirmou Kuratle ao Sportscar365. Ele argumentou que em corridas de seis horas, a segurança não é comprometida com dois pilotos, e que os limites de tempo de condução já estabelecidos são suficientes.
Fabricantes do WEC buscam um entendimento
Além disso, Andreas Roos, diretor da BMW M Motorsport, compartilhou da mesma opinião. Ressaltando que um mandato de três pilotos complicaria a logística das equipes, especialmente diante de conflitos de calendário entre o WEC, IMSA e Fórmula E. “Deve ser uma escolha das equipes. Com os conflitos de calendário, seria ainda mais difícil para as equipes e fabricantes gerirem os pilotos,” disse Roos.
Aliás, a Peugeot também adotou a estratégia de dois pilotos nas 6 Horas de Spa-Francorchamps deste ano. Quando Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne não puderam participar devido a compromissos na Fórmula E. O diretor técnico da Peugeot, Olivier Jansonnie, considerou a solução como um “bom compromisso” e defendeu a manutenção das regras atuais.
David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, mostrou-se neutro em relação à proposta. Reconhecendo tanto vantagens quanto desvantagens na adoção de dois ou três pilotos, dependendo das condições específicas de cada corrida.
A proposta terá um desfecho em uma reunião do grupo de trabalho do WEC no final desta semana. Por fim, as opiniões divergentes entre os fabricantes indicam que a implementação de uma regra obrigatória de três pilotos pode enfrentar sérios obstáculos.