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Endurance tratado a sério!
WEC divulga BoP para Sebring
(Foto: Divulgação)

A organização do Mundial de Endurance divulgou nesta sexta-feira, 11, o BoP que será utilizado na abertura do Mundial de Endurance, em Sebring. 

A velocidade na qual a Toyota poderá usar a tração nas quatro rodas foi aumentada de 120 para 190 km/h. O aumento da velocidade mínima na qual a energia recuperada pode ser implantada através do eixo dianteiro segue a mudança da chamada ‘Regra 120’ dos regulamentos técnicos para o sistema Balance of Performance para esta temporada.

Este mínimo foi estabelecido anteriormente em 120 km/h para todos os Hypercars híbridos quando um carro usa pneus slick e 150 km/h. A velocidade agora está definida para o Toyota, o único híbrido atualmente competindo na classe Hypercar do WEC, a 190 km/h tanto em piso molhado quanto seco. Sob o novo sistema, a velocidade pode mudar de pista para pista e, quando outras máquinas híbridas, como o Peugeot 9X8, chegam ao campeonato, de carro para carro.

Acredita-se que a mudança seja parte do raciocínio por trás da decisão da Toyota de trocar para a segunda das duas opções de tamanho de pneu atualmente permitidas nas regras do LMH. A partir deste ano, o GR010 terá pneus dianteiros de 12,5 polegadas e traseiros de 14 polegadas em vez de rodas de 13 polegadas, utilizadas anteriormente. O peso mínimo do GR010 para Sebring foi aumentado para 1.070 kg: quatro quilos a mais do que nas 24 Horas de Le Mans em agosto passado, quando o Glickenhaus LMH estava presente; e 30kg a mais do que na rodada dupla do Bahrein.

A potência permitida aos Toyotas também foi reduzida nos níveis do Bahrein através da faixa de rotação. O valor de energia por stint medido em megajoules, o meio usado para igualar os comprimentos de stint dos diferentes carros, agora é de 898 MJ para a Toyota, em comparação com 962 em Le Mans e 909 no Bahrein. Os números de potência do Glickenhaus permanecem inalterados em relação a Le Mans, assim como o peso mínimo do 007 LMH de 1030kg. A redução da energia permitida pelo stint é agora de 910MJ, que se compara aos 965MJ que ocorreram em cada uma das suas três aparições no ano passado.

O Alpine A480 com o mesmo peso mínimo de 952 kg que em Le Mans, enquanto a potência de seu Gibson V8 normalmente aspirado foi reduzida junto com o combustível que pode usar em cada turno. Uma redução adicional no desempenho dos carros da classe LMP2 foi confirmada. A potência do Gibson V8 LMP2  foi reduzida em oito quilowatts ou aproximadamente 10 cv e leva em consideração a mudança para um novo biocombustível utilizado no WEC.  Isso se soma à redução de 65 cv que os carros receberam em duas oportunidades  antes da temporada de 2021.

A configuração aerodinâmica dos carros também foi revisada: o kit de carroceria de baixo dowforce, agora é obrigatório e precisam executar faixas de difusor 50 mm mais curtas na traseira. Uma aleta de 10 mm foi adicionada à asa traseira para compensar. A capacidade de combustível dos carros foi reduzida de 75 para 65 litros e os tempos mínimos de condução para pilotos com classificação prata e bronze foram modificados. O Corvette C8.R  recebeu um restritor de ar de diâmetro menor para Sebring em comparação com o utilizado nas etapas de Spa e Le Mans no ano passado.

Ele usará um restritor de 42,3 mm em comparação com 43,5 em Spa e 42,7 em Le Mans. A Ferrari 488 GTE Evo e o Porsche 911 RSR tiveram seus pesos mínimos inalterados, mas o carro italiano recuperou uma proporção adicional da potência perdida antes da primeira das duas corridas do Bahrein no final do ano passado. Perdeu aproximadamente 25 cv antes do evento de seis horas do Bahrein antes da redução ser reduzida pela metade antes da final, na prova de oito horas.