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Endurance tratado a sério!
WEC aumenta peso mínimo de lastro para a classe Hypercar

Com a proximidade da temporada 2024 do WEC, a organização do Mundial está definindo valores para o BoP entre as etapas. Os testes oficiais iniciarão no dia 24, no Catar.

Sendo assim, a última mudança aprovada pelo comitê de Endurance da FIA, diz respeito ao Balanço de Desempenho. No entanto, a comissão anunciou uma alteração importante relativamente ao lastro aplicável através desta BoP.

Em 2023, o peso máximo do lastro foi fixado em no máximo 50 quilos, o que significa que os Hypercars poderiam pesar até 1.080 kg. Este foi particularmente o caso da Toyota no final da temporada, com o objectivo de erradicar o domínio da equipa japonesa que venceu com folga apesar desta desvantagem.

Para este ano, o lastro máximo foi aumentado para 70 quilos: um Hypercar poderia, portanto, pesar até 1100 quilos. O Artigo 4.3 dos regulamentos técnicos do WEC afirma agora que “os carros [Hypercar] devem ser capazes de aceitar um máximo de +70 kg de lastro BoP (acima do peso mínimo do carro, definido em 1.030 quilos)”.

Organização do WEC não quer um carro dominante

Em outras palavras, a ideia desta modificação técnica é estreitar ainda mais a classe Hypercar. Que terá vários fabricantes novos (Lamborghini, Alpine , BMW e Isotta Fraschini).

Aumentar o peso máximo do lastro permitirá que o ACO e a FIA tenham uma janela mais ampla para determinar as tabelas de equilíbrio de desempenho antes das rodadas do WEC.

Por fim, se os melhores carrostiverem mais lastro, os demais fabricantes terão maiores hipóteses de buscar a vitória.