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Endurance tratado a sério!
Aston Martin apresenta o Vantage GT3 EVO

A Aston Martin revelou oficialmente seu Vantage GT3 no domingo, 11. O carro atualizado estará na classe LMGT3 do WEC no Qatar.

O novo carro, que permanecerá conhecido como Aston Martin Vantage GT3 de acordo com a marca britânica, foi lançado juntamente com a mais nova versão do carro de estrada Vantage. Assim, anunciado pela primeira vez em outubro , o novo carro é uma “evolução abrangente” do anterior Vantage GT3, que estreou em 2018.

De acordo com a marca, o carro possui um motor V8 biturbo de 4,0 litros. Além disso, o carro apresenta um pacote aerodinâmico totalmente novo, bem como uma suspensão revisada.

O carro foi desenvolvido como parte de um esforço colaborativo entre a Aston Martin Racing e a divisão Aston Martin Performance Technologies (AMPT), sediada em Silverstone, que também está trabalhando no programa Valkyrie LMH.

“O novo GT3 é a nossa primeira oportunidade de usar o AMPT para desempenhar um papel na alavancagem das capacidades, atitudes e metodologias de todos os vários centros nervosos da Aston Martin, que combinamos com a incomparável experiência em gerenciamento de programas GT da AMR”, disse. Adam Carter, chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin.

“O programa de corridas GT servirá como um laboratório de desenvolvimento que levará a uma transferência crescente de conhecimento e abordagem aos futuros carros de estrada da Aston Martin”. 

Os detalhes do Aston Martin Vantage EVO

(Foto: Divulgação)

O desenvolvimento do carro, que contou com um teste de resistência de 30 horas, foi realizado tanto por pilotos de fábrica da Aston Martin quanto por pilotos amadores.

Uma característica notável do novo carro é a dianteira atualizada. Ela já era visível quando o carro fez sua estreia nas mãos da The Heart of Racing e da Magnus Racing durante as 24 Horas de Daytona.

Sendo assim, o redesenho permitiu à Aston Martin aumentar o volume de ar de refrigeração canalizado para os freios, permitindo um desempenho mais consistente.

O nariz é uma concha de peça única construída em fibra de carbono, que apresenta o tipo de design de liberação rápida que se tornou mais comum na última geração de máquinas GT3.

De acordo com o fabricante, isto facilita a rápida remoção e substituição em caso de danos e abriga uma luz laser de largura total e um divisor mais curto. Que move o centro de pressão para trás para reduzir a sensibilidade do pitch e ajudar na estabilidade.

Retrabalho na traseira

(Foto: Divulgação)

Tanto a frente como a traseira do carro apresentam novas persianas. Com as da frente destinadas a reduzir a sustentação, enquanto as da traseira são projetadas para lidar com o arrasto.

“Esses carros GT3 de nova geração dependem mais do que nunca da força aerodinâmica. Por isso queríamos tornar o carro mais estável nas frenagens”, disse Gus Beteli, chefe de desempenho da AMR.

“O carro antigo mergulhava muito nos travamentos, por isso tivemos que tentar controlar a inclinação com a configuração da suspensão traseira. Mas isso significava que era rígido, o que o tornava bastante ágil e também sobrecarregava os pneus”.

“Sendo assim, trabalhando intensamente no ajuste dos amortecedores. Encontramos um equilíbrio muito melhor com o novo carro para que possamos gerar a força descendente sem comprometer a configuração da suspensão”.

“O resultado é uma progressão muito melhorada e maior estabilidade em todas as condições. Ele também trabalha os pneus de maneira muito mais uniforme, para que as equipes tenham mais opções de estratégia”. 

“O feedback dos pilotos que o testaram foi extremamente positivo. Principalmente os pilotos amadores, que têm conseguido tempos de volta muito mais próximos dos profissionais. Agora precisamos correr!”

Por fim, além do IMSA WeatherTech Championship, o novo Vantage GT3 foi confirmado para competir no WEC com Heart of Racing e D’station Racing, bem como no Fanatec GT World Challenge Europe com Comtoyou Racing e Walkenhorst Motorsport.

A Aston Martin afirmou que espera que até 30 Vantage GT3 estejam competindo ativamente até o final deste ano. O preço base de £ 575.000 ($ 726.000 USD) (R$ 3.596,39).