bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Wayne Taylor vence em Road America pela IMSA
Wayne Taylor vence em Road America pela IMSA
(Foto: Divulgação)

Uma ultrapassagem no final da corrida feita por Filipe Albuquerque deu à Wayne Taylor Racing a vitória em Road America na tarde deste domingo, 07, pela IMSA. Assim a equipe do Acura #10 voltou a liderar a classe DPi.

Albuquerque e Ricky Taylor conquistaram sua quarta vitória no ano, após um duelo com o Acura DPi de Oliver Jarvis. O piloto que pulou de quarto para a liderança na última rodada de pit stops durante o terceiro período de bandeira amarela, perdeu o primeiro lugar para o #10, faltando 24 minutos para o fim. 

Nesse sentido, Albuquerque superou o Cadillac #02 da Chip Ganassi dos pilotos Earl Bamber e Alex Lynn. Pois Jarvis bateu faltando oito minutos para o fim.  Ele trouxe a quarta bandeira amarela durante a prova. 

Resultado final da prova

Assim, Jarvis e Tom Blomqvist ficaram com o quarto lugar. Depois que o inglês optou por permanecer circulando na pista, apesar de ter sofrido grandes danos na frente do carro

.A prova teve momentos de pista seca e molhada. O Cadillac #5 da JDC-Miller Motorsports de Richard Westbrook,  usou pneus Michelin de chuva durante a primeira rodada de pit stops, teve uma vantagem de mais de um minuto na classe até uma bandeira amarela por conta de detritos na pista.  

Tristan Vautier terminou a prova em quinto, com o #01 de Renger van der Zande e Sebastien Bourdais completando o pódio da classe DPi.

Contudo, na classe LMP2, a vitória ficou com o Oreca #18 da Era Motorsport, graças a uma ultrapassagem de Ryan Dalziel no #8 Tower Motorsport de Louis Deletraz.

Deletraz chegou ao segundo lugar da geral durante as etapas iniciais da corrida depois de ser um dos únicos protótipos a usar pneus de chuva, antes de se estabelecer na liderança da classe até a mudança de Dalziel na curva Canadá a menos de 15 minutos do final.

O #20 High Class Racing de Dennis Anderson e Fábio Scherer completou o pódio da classe em terceiro lugar.

Vitória brasileira na classe LMP3 em Road America

Felipe Fraga e Gar Robinson, da Riley Motorsports, venceram na classe LMP3 em seu Ligier JS P320 Nissan para conquistar sua terceira vitória da temporada.

O No. 13 AWA Duqueine de Matt Bell e Orey Fidani terminou em segundo, dando à equipe canadense seu primeiro pódio da série, com os líderes de pontos da classe Jon Bennett e Colin Braun terminando em terceiro no Ligier #54 da CORE.

Lexus conquista vitória na classe GTD-Pro

Jack Hawksworth e Ben Barnicoat deram a Vasser Sullivan e a Lexus sua primeira vitória na classe GTD-Pro em Road America. Em parte graças a uma corrida estratégica de economia de combustível.

Barnicoat trouxe o Lexus RC F GT3 #14,  à frente do Porsche #9 da Pfaff Motorsports de Mathieu Jaminet, que fez seu último pit stop programado antes da terceira bandeira amarela.

Os dois carros tiveram uma grande batalha. Contudo, a estratégia fez do Lexus o carro vencedor. O Lexus, bem como o terceiro colocado, o Chevrolet Corvette C8.R GTD de Jordan Taylor e Antonio Garcia, que terminou em terceiro lugar. Eles aumentaram seu rendimento de combustível para mais de 1 hora e 17 minutos, durante períodos de bandeira amarela.

Por fim, na classe GTD, a vitória ficou com o Mercedes #57 da Winward Racing de Philip Ellis e Russell Ward. Isso marcou a primeira vitória da equipe no Campeonato WeatherTech desde as 24 Horas de Daytona de 2021. O Lamborghini #39 da CarBahn de Jeff Westphal e Robert Magennis chegou em segundo lugar. À frente do Lexus #12 Vasser Sullivan  de Aaron Telitz e Frankie Montecalvo.