Vitória da Porsche nas duas classes GTD em Daytona

(Foto: Porsche)

As equipes de clientes da Porsche deixaram uma marca indelével nas 24 Horas de Daytona 2022. O 911 GT3 R da Pfaff Motorsports venceu a nova classe GTD-Pro após um duelo emocionante com o 911 da KCMG. Em um grande confronto, os pilotos de fábrica Mathieu Jaminet , Matt Campbell e Felipe Nasr venceram a equipe do time de clientes de Hong Kong.

Na categoria GTD, a Wright Motorsports conquistou a vitória com Richard Lietz, Jan Heylen, Zacharie Robichon e Ryan Hardwick. Com esses resultados, outro grande capítulo foi adicionado à história da Porsche como o fabricante de maior sucesso no clássico de resistência na Flórida: 18 vitórias gerais como construtor e quatro como parceiro de motores, e agora 80 vitórias na classe completam as estatísticas de Daytona para o fabricante de carros esportivos de Stuttgart.

Em temperaturas ensolaradas, mas excepcionalmente frias para o estado americano da Flórida, 61 carros participaram da prova. Nos estágios iniciais da corrida, as fortes equipes clientes da Porsche deram uma indicação clara de suas intenções e trocaram de lugar na frente da classe GTD-Pro por horas a fio. Com o campo repetidamente controlado por incidentes durante as primeiras doze horas, ninguém conseguiu uma vantagem decisiva. Com um total de onze bandeiras amarelas, os pilotos passaram quase quatro horas atrás do safety car. A situação se instalou no início da manhã de domingo: uma fase que finalmente colocou o Porsche 911 GT3 R em posições promissoras para lutar por vitórias na classe.

Os revezamentos na liderança tornaram-se o foco principal para a entrada do # 9 da Pfaff Motorsports e o carro #2 da KCMG. No entanto, o grande confronto só aconteceu na última das 17 fases do safety car. Após o pit stop final, Mathieu Jaminet voltou à corrida com uma vantagem de 0,5 segundo sobre Laurens Vanthoor. Ao volante de seu 911 azul e prata, o belga puxou repetidamente ao lado do líder, presenteando os espectadores com um show de roer as unhas com vários contatos e batalhas roda a roda. Nos últimos três minutos da corrida de 24 horas, um duelo entre os dois pilotos de clientes  fez os fãs ficarem afoitos. Na penúltima volta, Vanthoor passou por Jaminet em uma jogada difícil, mas justa. O francês se recusou a desistir. Em uma tentativa extraordinária de se defender do contra-ataque, Vanthoor rodou na última volta e terminou em terceiro lugar com seus companheiros de equipe Dennis Olsen, Patrick Pilet e Alexandre Imperatori. 

Ao longo de longos trechos, vários carros de diferentes fabricantes alternavam na frente da classe GTD. Uma estratégia inteligente e performances de direção brilhantes finalmente renderam dividendos para o Porsche 911 GT3 R da Wright Motorsports. Na última hora de corrida, Jan Heylen se defendeu com sucesso dos ataques dos adversários. No pódio, o belga comemorou a primeira vitória da Porsche na classe GTD em cinco anos com seus companheiros de equipe Lietz, Hardwick e Robichon.

“Competindo com clientes em um nível de corrida de fábrica – foi isso que testemunhamos hoje em Daytona”, disse Sebastian Golz, gerente de projeto do Porsche 911 GT3 R. “Esse final me deixou sem palavras. Só podemos destacar o quão difícil foi esta corrida e o alto nível de profissionalismo das equipes que correram todos os sete veículos. Vitória na classe GTD e primeiro e segundo na classe GTD-Pro! Isso não é nenhum piquenique em uma corrida com 35 veículos GT. É uma recompensa bem merecida para as equipes, os pilotos e a Porsche”. 

O carro #79 da WeatherTech Racing não teve voz no impressionante final da nova classe GTD-Pro. A equipe perdeu terreno logo no início com defeitos elétricos. Mais tarde, seus esforços foram prejudicados por várias penalidades e excursões fora do curso. O americano Cooper MacNeil e seus companheiros de equipe Matteo Cairoli, Julien Andlauer e o belga Alessio Picariello finalmente alcançaram o oitavo lugar. A equipa de clientes TGM cruzou a meta em sétimo na classe GTD após 24 horas sem grandes incidentes. A Hardpoint perdeu um potencial resultado devido a vários incidentes e penalidades e concluiu o evento de abertura da temporada na América do Norte em P10. Com três horas de corrida, o Porsche 911 GT3 R da GMG Racing abandonou após um acidente na tarde de sábado.

Graças aos seus sucessos nas duas classes GTD, as equipes e pilotos da Pfaff Motorsports e Wright Motorsports lideram o ranking do campeonato IMSA. Essas duas equipes também lideram a tabela de classificação na IMSA Michelin Endurance Cup, uma competição que abrange as corridas de resistência em Daytona, Sebring, Watkins Glen e Road Atlanta. A segunda rodada do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar é outro clássico: as 12 Horas de Sebring, em 19 de março. No mesmo fim de semana, a temporada WEC começa no antigo aeródromo, onde a equipe de trabalho da Porsche novamente coloca dois 911 RSR na classe GTE-Pro.

Published
5 meses ago
Categories
Porsche
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.