A BMW M Motorsport revelou nesta segunda-feira (06) o design e o nome oficial de seu protótipo LMDh que competirá na nova classe GTP do IMSA WeatherTech Championship no próximo ano.
O BMW M Hybrid V8 apresenta um ‘rim largo’ na frente para representar um elemento de design comum que é encontrado em carros do fabricante alemão. A BMW também incluiu identificadores ‘M’ clássicos, como um logotipo alinhado do 50º aniversário no capô, luzes de ícone duplo, espelhos ‘gancho’ da marca M.
O anúncio inicial do programa descreveu o carro como o ‘BMW M LMDh’, no entanto, isso foi atualizado para um nome que integra detalhes centrais do trem de força.A BMW está alimentando seu novo protótipo esportivo com um motor turbo V8 de 4 litros derivado da antiga unidade P66 que correu no DTM.
Isso será acoplado ao sistema híbrido de especificação usado por todos os fabricantes de LMDh.
“A tarefa mais crítica e o maior desafio para a equipe de design foi que o protótipo deve ser claramente reconhecível como um carro BMW M Motorsport”, disse Franciscus van Meel, CEO da BMW M.
“E posso dizer isso a todos os fãs, apenas um olhar é suficiente para confirmar que o BMW M Hybrid V8 é um BMW. Ele carrega claramente os genes da BMW M. Também adoro a pintura camuflada com suas referências à grande história da marca na América do Norte”.
“Parabéns aos departamentos de design e aerodinâmica da BMW M Motorsport e Dallara pelo excelente trabalho. Mal posso esperar para ver o BMW M Hybrid V8 na pista em breve”, explicou.
Embutidas na camuflagem estão imagens de notáveis modelos de corrida da BMW, como o BMW 3.0 CSL de 1976, o M1/C de 1981, o BMW 32i Turbo de 1987, o BMW GTP de 1986, o M3 E36 GTS-2, o Z4 GTLM e o M8 GTE .
O Design do BMW M Hybrid V8
“O trabalho da minha equipe era fazer o BMW M Hybrid V8 parecer um BMW e aproveitar todas as oportunidades para fazê-lo também funcionar como um na pista de corrida”, comentou o diretor automotivo global do BMW Group Designworks, Michael Scully.
“O design está enraizado no DNA da BMW de desempenho intencional e eficiente, e o caráter arrojado e determinado do exterior invoca a vanguarda da BMW em termos de potência turbo, agora unida a um trem de força elétrico híbrido otimizado”.
“A pintura camuflada celebra os 50 anos do M comemorando os grandes carros da história da BMW nas corridas IMSA, enquanto camufla de forma exclusiva a geometria e as tecnologias externas voltadas para o futuro do BMW M Hybrid V8 durante a fase crítica de desenvolvimento na pista do projeto”.
“Se você olhar de perto, descobrirá vários vencedores das 24 Horas de Daytona, bem como o primeiro carro IMSA GTP de 1981, o BMW M1/C. Vamos acompanhar essa camuflagem com uma pintura de trabalho que exemplifica o dinamismo e a emoção da competição híbrida elétrica”, finalizou.