bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
United Autosports vence a corrida 1 em Portimão pelo ELMS

A equipe United Motorsports venceu na tarde desta sexta-feira, 20, a primeira corrida de 4 horas da rodada dupla no circuito de Portimão, em Portugal, válida pelo ELMS. 

Os pilotos Oliver Jarvis, Phil Hanson e Marino Sato conquistaram uma vitória dramática na penúltima corrida da temporada 2023, com o Oreca #22. A chuva deu o ar da graça durante a prova. 

Sendo assim, a segunda vitória em 2023 foi selada após um duelo no final da corrida entre Jarvis e Alex Lynn no Algarve Pro Racing #25, líder do campeonato. Lynn esteve muito perto de selar o título da classe LMP2 para ele e sua equipe na hora final e teria feito isso com uma vitória.

Resultado corrida 1

Mas Jarvis forçou sua passagem na curva 5 a 10 minutos do final e terminou 8 décimos à frente no final. Essa passagem garantiu que a corrida pelo título chegaria ao limite.

No entanto, Alex Lynn, James Allen e Kyffin Simpson chegam à final de domingo com uma vantagem de 20 pontos na classificação da classe LMP2 sobre o trio do #22 (que agora está em segundo) e fecharam o Troféu Geral de Pilotos do ELMS com o segundo lugar. Foi mais um desempenho extremamente impressionante dos três.

Em terceiro, o #65 da Panis Racing  segue para a corrida final com chances remotas de título. Assim como o #30 da Duqueine que terminou em quinto depois que Neel Jani rodou enquanto estava em segundo e lutava pela liderança no reinício final.

Assim, a equipe #30 está 26 pontos atrás e precisa da pole, uma vitória e uma infelicidade para os outros conquistarem o título. Por fim, O #47 o COOL Racing terminou em quarto lugar.

Briga na classe LMP2 Pro/Am

Cool Racing vence na classe LMP2 Pro/AM. (Foto: Oreca)

Na classe LMP2 Pro/Am o Oreca #37 da COOL Racing de Malthe Jakobsen, Alex Coigny e Nicolas Lapierre venceu. Depois que o #24 Nielsen Racing cruzou a linha primeiro, mas recebeu uma penalidade de 10 segundos por contato.

A penalidade veio depois que Mathias Beche ultrapassou o #83 da AF Corse, que terminou em terceiro. Matthieu Vaxiviere e Ben Barnicoat aproveitaram uma primeira passagem forte de François Perrodo e garantiram que Vaxiviere e Perrodo (a dupla de toda a temporada) chegassem à corrida final liderando o campeonato.
Porém, está extremamente próximo, com três pontos separando os três primeiros. Foi difícil no Pro/Am na quarta hora, com Vaxiviere inicialmente liderando e encarregado de segurar Jakobsen no #37.Assim, Jakobsen correu lado a lado com o #83, mas foi atingido por um Tristan Vautier no #20 da equipe APR e caiu para quarto com pouco mais de 20 minutos para o fim.

Porém, o #24 da Nielsen Racing  herdou o segundo lugar, e o #21 da United Autosports ficou em terceiro, mas Jakobsen e Beche não terminaram. Jakobsen reagiu para garantir a vitória e Beche ficou em segundo após a recuperação.

Os demais competidores da classe em Portimão

Na sequência, o LMP2 do Racing Team Turkey terminou em sexto, recuperando uma série de pontos depois de enfrentar grandes problemas na primeira hora.

As esperanças de Charlie Eastwood, Salih Yoluc e Louis Deletraz de ganhar o título geral de pilotos na classe LMP2 desapareceram, depois que Yoluc perdeu duas voltas na Hora 1 enquanto encalhou no cascalho durante a primeira forte chuva.

No entanto, apesar de ter caído para terceiro, a corrida pelo título LMP2 Pro/Am ainda está ao seu alcance após a recuperação. Os três safety cars na corrida e as subsequentes ultrapassagens permitiram-lhes recuperar do nono lugar na classe, depois de um forte desempenho de Deletraz no trecho final.

A classe LMP3 em Portimão

WTM by Rinaldi Racing vence na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

Já na classe LMP3, o Duqueine #12 da WTM Rinaldi conquistou a vitória, mas a  COOL Racing conquistou o título com um quarto lugar.

Marcos Siebert, Adrien Chila e Alejandro Garcia tiveram uma corrida limpa e constante até a bandeirada no Ligier JS P320 #17. Com os três pilotos rodando sem erros, apesar das condições complicadas.

Tudo o que eles precisavam era terminar em sétimo lugar para ganhar o título, mas isso foi selado antes do final, quando o rival o #13, da Inter Europol, abandonou depois que o carro pegou fogo na pista com Wyatt Brichacek ao volante na hora final. Bricachek relatou um incêndio no escapamento, causado pelo contato com as zebras.

Ganhar o título em uma corrida encerra uma temporada extremamente impressionante para o trio LMP3 da COOL Racing. Que venceu três das quatro primeiras corridas e conquistou a pole na abertura da temporada.

À frente, o #35 da equipe Ultimate terminou em segundo na classe, atrás do LMP3 da equipe WTM, que foi catapultado para cima na ordem depois que a equipe optou por completar ambas as suas longas paradas no início da corrida.

Além disso, o #4 da DKR Engineering conquistou um surpreendente terceiro lugar depois que o #7 da Nielsen Racing. Ele estava a caminho do segundo lugar, mas caiu para sétimo. Um erro de Ryan Harper-Ellam custou caro. Uma rodada o fez cair na brita, deixando-o preso a poucos minutos do final da corrida.

Porsche domina a classe GTE

Porsche vence na classe GT3. (Foto: ELMS)

Na classe GTE, houve muitas disputas por conta da chuva, o que culminou com o domínio de carros da Porsche. Eles ocuparam as três posições do pódio. Com a vitória do #77 da Proton Competition, após um duelo no final da corrida entre Julien Andlauer e Alessio Picariello.

A batalha pelo título chegará ao limite, com a equipe #16 da Proton mantendo uma pequena vantagem de apenas três pontos sobre o #60 da Iron Lynx Porsche. Que terminou em terceiro depois de ficar em oitavo na penúltima hora. Além disso, a vitória do #77 também é significativa porque Christian Ried que igualou o recorde de vitórias na classe GTE do ELMS com 11 triunfos.

“Foi uma grande corrida, foi muito fácil cometer erros, mas estivemos sempre com os pneus certos e todos fizeram um excelente trabalho”, disse Ried.

Fora do pódio, a primeira Ferrari foi a #57 da Kessel Racing. Que terminou em quarto lugar depois de ser atrasada por uma penalidade de 10 segundos aplicada a eles durante a primeira hora da corrida por uma liberação insegura.

Continuando, o quinto lugar foi para o pole, o #72 da TF Sport, que fez uma corrida limpa. A corrida final da temporada de 2023 ocorrerá às 08h40 do domingo, 22, no canal do ELMS pelo Youtube.