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Endurance tratado a sério!
Toyota vence e conquista título no Bahrein
Toyota vence e conquista título no Bahrein
(Foto: Toyota)

A Toyota conquistou na tarde deste sábado, 12,  uma dobradinha nas 8 Horas do Bahrein, com Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa conquistando o campeonato mundial ao terminar em segundo.

O Toyota GR010 Hybrid #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez venceu a corrida sobre o carro  #8 de Buemi, Hartley e Hirakawa. A equipe #8 começou a corrida da pole position um ponto à frente na classificação em relação ao Alpine A480 de Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere. Lapierre que não conseguiu acompanhar os carros da Toyota.

A liderança geral entre os dois Toyotas mudou de mãos se aproximando do meio da corrida, quando Conway trocou de posição com Hartley em um movimento pré-acordado. O carro #7 cruzou para a vitória da corrida. Um segundo lugar para Buemi, Hartley e Hirakawa foi suficiente para garantir o campeonato de pilotos, já que o trio da Aline completou o pódio na terceira posição.A Peugeot teve outra corrida cheia de problemas, com os dois carros saindo da disputa por problemas relacionados à caixa de câmbio. 

Resultado final

O Peugeot 9X8 #93 de Paul di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne foram um desafio inicial para a Toyota na hora de abertura, até que Di Resta parou o carro no final da segunda hora. Porém ele voltou à corrida e voltou ao top cinco geral antes de sua corrida chegar ao fim definitivo quando Jensen levou o carro para a garagem e abandonou com uma falha na caixa de câmbio.

O #94 também sofreu problemas com Nico Mueller parando o carro logo após a paralisação inicial de Di Resta. Mueller, Gustavo Menezes e Loic Duval terminaram em quarto na geral, sete voltas atrás da liderança.

WRT vence na LMP2

WRT vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)
WRT vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

Na classe LMP2, Sean Gelael, Robin Frijns e Rene Rast deram à equipe WRT sua segunda vitória consecutiva na classe. O #31 assumiu a liderança da corrida na terceira hora quando Rast ultrapassou o #22 da United Autosports de Phil Hanson.

A equipa anglo-americana liderou a corrida desde o início, quando Filipe Albuquerque ultrapassou o pole position Ferdinand Habsburg na primeira volta. Depois de assumir a liderança da classe, o WRT permaneceu na frente do pelotão enquanto Frijns aumentava a liderança e levava o carro para a bandeirada. A batalha pelas restantes posições do pódio foi muito disputada, com o #23 da United de Alex Lynn, Oliver Jarvis e Josh Pierson terminar em segundo.

Antonio Felix da Costa, Roberto Gonzalez e Will Stevens completaram o pódio no JOTA #38. O que foi suficiente para o trio conquistar o título da LMP2.

Calado e Pier Guidi, campeões pela terceira vez entre os GTs

Ferrari vence na classe GTTE-Pro. (Foto: Divulgação)
Ferrari vence na classe GTTE-Pro. (Foto: Divulgação)

Antonio Fuoco e Miguel Molina venceram a última corrida do classe GTE-Pro pela AF Corse. Porém, seus companheiros de equipe Alessandro Pier Guidi e James Calado conquistaram o campeonato de pilotos em uma corrida com um problema na caixa de câmbio.

A Ferrari 488 GTE Evo #52 de Fuoco e Molina terminou quase 50 segundos à frente do Chevrolet Corvette C8.R #64 de Nick Tandy e Tommy Milner. Com Kevin Estre e Michael Christensen em terceiro no Porsche 911 RSR #92.

Kevin Estre levou o Porsche #92 à liderança ao saltar à frente dos rivais da classe no início da corrida. Mas ficaria sob pressão da Ferrari #52 de Fuoco na primeira hora. O piloto ultrapassou Estre nas curvas 8 e 9 depois de cinquenta minutos, logo após o primeiro período de Full Course Yellow da corrida.

Fuoco, Estre e o Porsche #91 de Gianmaria Bruni pararam antes da bandeira amarela. Enquanto o Ferrari #51 de James Calado, bem como o piloto do Corvette Nick Tandy pararam sob o período amarelo. Calado e Tandy saltaram para primeiro e segundo como resultado.

A equipa italiana assumiria então uma formação a dois quando Miguel Molina, agora no #52, ultrapassou Tandy.

Problemas com a Ferrari

A Ferrari parecia ter a corrida sob controle até faltando duas horas, um problema de caixa de câmbio no carro #51. As duas Ferrari trocaram de posição pela primeira vez. Permitindo que Fuoco assumisse a liderança da classe antes que o carro irmão caísse para o final da classe com a quarta marcha indisponível.

No entanto, eles alimentaram o carro para o quinto lugar na classe. Atrás do #92 de Estre e Christensen, que provou ser suficiente para ganhar o título com dois pontos de diferença sobre a dupla Porsche.

Porsche vence na classe GTE-Am

Porsche vence na classe GTE-Am. (Foto: Divulgação)

A vitória da classe em GTE-Am foi para o Porsche #46 Team Project 1 de Matteo Cairoli, Niki Leutwiler e Mikkel O. Pedersen. Cairoli abriu o caminho para a vitória superando #85 Iron Dames de Rahel Frey com pouco menos de 90 minutos restantes. Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy lideraram uma parte significativa da disputa da pole position, perdendo apenas a liderança para a Ferrari #54 da AF Corse de Francesco Castellacci, Thomas Flohr e Nick Cassidy, mas recuperando-a novamente quando eles receberam um drive through. penalidade por não respeitar os procedimentos de Full Course Yellow.

A equipe só de mulheres parecia estar caminhando para sua primeira vitória no WEC até o passe tardio de Cairoli. Eles terminaram em terceiro, com Ben Barnicoat ultrapassando Gatting para com o Porsche  #56 co-dirigido por PJ Hyett e Gunnar Jeanette para a segunda posição.

O #33 da TF Sport Ben Keating, Henrique Chaves e Marco Sorensen terminou em quarto lugar, garantindo o título GTE-Am. Por fim, eles terminaram à frente da equipe rival, a NorthWest AMR de Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim, o que foi suficiente para conquistar o campeonato.