Toyota perde o quarto lugar em Monza após ultrapassar potência por volta
Monza – O Toyota #8 perdeu o quarto lugar conquistado neste domingo, 08, na etapa de Monza do Mundial de Endurance. Assim, o Hypercar pilotado por Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Ryo Hirakawa, tem 50 segundos adicionados ao seu tempo final. Por ultrapassar sua potência máxima de 507 kW na 190ª volta da corrida de domingo.
De acordo com o relatório dos comissários, uma penalidade de cinco segundos mais 45 segundos adicionais foi adicionada ao tempo final de corrida do Toyota depois que ele cometeu duas irregularidades. Os 45 segundos extras se baseiam em uma regra do WEC de que todas as sanções stop-and-go não aplicadas antes do final da corrida receberão tempo adicionado.
Assim, a penalidade baixou provisoriamente o Toyota #8 para a sexta posição e promoveu o Porsche 963 #5 de Frederic Makowiecki, Michael Christensen e Dane Cameron para o quarto lugar. Além disso, colocou a Ferrari 499P #51, pilotada por Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, entre os cinco primeiros.
Isso anula provisoriamente o ganho de pontos dos pilotos do #8 em cima da Ferrari entre os dois carros de 23 pontos. Hartley, Buemi e Hirakawa teriam deixado o Monza com 29 pontos de vantagem sem o pênalti, que não cabe recurso.
Além disso, os pilotos do #51 teriam ficado atrás do carro vencedor da Toyota de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Brendon Hartley. Essas duas equipes agora estão empatadas em pontos.