Toyota mostra interesse em protótipos movidos a hidrogênio
O Presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), Pierre Fillon e o Presidente da Comissão da Endurance da FIA, Richard Mille, confirmaram que os futuros regulamentos para carros movidos a hidrogênio nas agora abrangerão a tecnologia de combustão de hidrogênio, além de manter a opção de célula de combustível de hidrogênio.
Inicialmente, o ACO tem estado na vanguarda de um esforço para introduzir o hidrogênio como fonte de combustível no esporte desde 2018. Desde então, houve passos progressivos no desenvolvimento junto com seus parceiros de tecnologia em projetos de demonstração, enquanto continua o diálogo com os fabricantes interessados.
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Além disso, nenhum detalhe foi dado pelo ACO sobre o interesse dos fabricantes, mas relatos recentes da mídia na França parecem confirmar que o interesse reexistente da Hyundai em lançar um carro movido a célula de combustível nos próximos anos ainda está vivo.
Enquanto isso, fontes próximas à Toyota ouvidas pelo Daily Sportscar afirmam que o desenvolvimento de protótipos utilizando combustão de hidrogênio, marca os estágios iniciais do desenvolvimento dessa rota em direção a máquinas de corrida e de estrada.
ACO expande a ideia do hidrogênio
Porém, durante coletiva de imprensa das 24 Horas de Fuji, Pierre Fillon confirmou a expansão do escopo dos regulamentos de hidrogênio. Assim, foi recebido de forma muito positiva pelo recém-nomeado CEO da Toyota, Koji Sato que, em resposta a uma questão colocada sobre a oportunidade apresentada pelos regulamentos disse:
“O ACO tem sido positivo sobre o hidrogênio como energia desde o estágio inicial. Tem havido um esforço muito prático e realista e aprendemos muito com o ACO”.
“Em nossas comunicações anteriores, falamos sobre como nos envolvemos com os motores a hidrogênio e a atratividade dos motores a hidrogênio, embora tenhamos alguns desafios com os motores a hidrogênio”.
“O anúncio de hoje é uma grande motivação e é importante para nós da Toyota Motor Corporation. Estou muito otimista sobre esta oportunidade. Não posso fazer nenhuma declaração definitiva e específica, mas provavelmente em um futuro próximo, espero poder fazer um grande anúncio com um sorriso no rosto!”
O futuro
Atualmente, a ACO está “em estreita colaboração com a FIA, trabalhando para a criação de uma classe para protótipos movidos a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans nos próximos anos”.
Aliás, o MissionH24, uma joint venture entre o ACO e o GreenGT, conduz pesquisa e desenvolvimento em áreas como segurança, desempenho e reabastecimento.
O que dizem os responsáveis
“Desde 2018, o ecossistema do hidrogênio evoluiu enormemente. Estamos aprendendo fazendo. Estamos explorando possibilidades. E é exatamente esse o objetivo que estabelecemos há cinco anos quando lançamos o MissionH24. A célula de combustível foi escolhida inicialmente pelo seu potencial, que ainda é relevante. Hoje, o motor de combustão interna a hidrogênio também se apresenta como uma possibilidade para os fabricantes. Os regulamentos das 24 Horas de Le Mans sempre defenderam a liberdade e a variedade.
“Como tal, estamos anunciando oficialmente que ambas as tecnologias, célula de combustível e hidrogênio motor de combustão interna, serão aceitos e autorizados para os fabricantes que desejam participar das 24 Horas de Le Mans na categoria Hidrogênio. Gostaria de destacar o tremendo trabalho realizado pela MissionH24, ao lado do ACO e da FIA. Estamos todos cientes dos desafios que o futuro do automobilismo enfrenta e da necessidade de descarbonizar a mobilidade, e estamos enfrentando-os juntos”, disse Pierre Fillon, o presidente do Automobile Club de l’Ouest.
“O hidrogênio como fonte de energia ainda não foi totalmente explorado no esporte a motor. No entanto, devido ao fato de oferecer uma variedade de opções em termos de tipos de armazenamento e powertrains, é uma perspectiva muito interessante. A implementação de fontes de energia sustentáveis nas competições de automobilismo é um dos principais objetivos da FIA. E parte do nosso roteiro de longo prazo. A chave é abordar as melhores soluções para diferentes disciplinas do automobilismo. Dada a natureza das corridas de resistência, o hidrogênio é uma das opções mais adequadas. Pelo que a FIA apoia totalmente o projeto MissionH24 da ACO. Por fim, estamos trabalhando com eles, compartilhando nosso know-how e experiência, para introduzir uma nova fonte de energia nas corridas de resistência”, finalizou Richard Mille, Presidente da Comissão de Endurance da FIA.