A Toyota enfrentou um revés significativo no Balance of Performance (BoP) para a etapa de Austin, no Texas, do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, no Circuito das Américas. A marca japonesa foi penalizada com um aumento de peso e uma redução na potência básica do Toyota GR010 Hybrid, após o desempenho dominante nas 6 Horas de São Paulo. Os ajustes foram divulgados nesta segunda-feira, 26.
Para a sexta etapa da temporada, o Toyota GR010 terá um peso mínimo de 1.065 kg, cinco quilos a mais do que em São Paulo, e uma potência máxima abaixo de 250 km/h reduzida para 497 kW, uma diminuição de 9 kW. Essas alterações fazem do Toyota o hipercarro mais pesado do grid, superando o Ferrari 499P, que pesa 1.055 kg. Além disso, o Toyota é agora o carro menos potente abaixo do limite de ganho de potência, com uma diferença de 3 kW em relação à Ferrari.
Apesar das penalizações, a Toyota recebeu um pequeno alívio, com um ganho de potência de 4,6% acima do limite, um aumento de 1,8% em comparação com a etapa anterior.
Os demais carros da classe Hypercar
Além da Toyota, o Porsche 963 também sofreu um aumento de peso, ganhando 2 kg, totalizando 1.053 kg. O Porsche também teve sua potência base reduzida em 3 kW, mas ainda assim mantém-se mais potente que o Ferrari, com 509 kW.
Os demais hipercarros, incluindo a Ferrari, receberam reduções de peso variando entre 2 kg e 14 kg. O Peugeot 9X8 foi o mais beneficiado, com uma redução de 14 kg, atingindo 1.037 kg, mesmo peso do BMW M Hybrid V8 (-7 kg) e do Cadillac V-Series.R (-2 kg). O Lamborghini SC63, com uma redução de 9 kg, agora é o mais leve da categoria, com 1.030 kg.
Aliás, o Alpine A424, que agora pesa 1.041 kg, e o Cadillac tiveram as menores reduções de peso. No entanto, tanto a Lamborghini quanto a BMW ganharam 1 kW de potência abaixo de 250 km/h, enquanto Alpine, Cadillac e Peugeot sofreram reduções de 1 kW.
Em outra nota, o Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione foi retirado do boletim do BoP após a decisão da marca de deixar o WEC.
Porsche sofre aumento de peso no BoP da classe LMGT3
Na classe LMGT3, o Porsche 911 GT3 R foi o mais afetado pelo BoP, ganhando 15 kg. O carro, que venceu quatro das cinco corridas na temporada, agora pesa 1.345 kg antes do lastro de sucesso. Quando o lastro é considerado, o Porsche nº 92 da Manthey PureRxcing pesará 1.375 kg, e o nº 91 da Manthey EMA pesará 1.370 kg.
Enquanto isso, sete dos oito concorrentes na classe LMGT3 tiveram reduções de peso para a corrida em Austin. O BMW M4 GT3 e o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R perderam 14 kg cada. Enquanto o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 teve uma redução de 13 kg, permanecendo o mais pesado da classe, com 1.356 kg.
O Ford Mustang GT3 agora é o carro mais leve da categoria, com 1.334 kg após uma redução de 6 kg.
No que diz respeito à potência, o Lexus RC F GT3 foi o maior beneficiado, com um aumento de 4%. Enquanto Corvette, Ferrari 296 GT3 e Ford Mustang GT3 ganharam 1%. Já Aston Martin Vantage, Lamborghini e McLaren 720S GT3 perderam 1%, e o BMW permaneceu inalterado, assim como o Porsche.
Além disso, o Lexus teve seu ângulo máximo da asa traseira alterado para 10 graus, em comparação com os 13 graus anteriores.