bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Toyota e o desafio de manter a hegemonia no Mundial de Endurance
Toyota e o desafio de manter a hegemonia no Mundial de Endurance
Kamui Kobayashi (JPN) Mike Conway (GBR) Jose Maria Lopez (ARG)

A Toyota conquistou o título da temporada 2022 do Mundial de Endurance no último sábado (12). O campeonato foi conquistado na última etapa, as 8 Horas do Bahrein.  Os pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López conquistaram a vitória, a segunda da temporada com o #7 GR010 Hybrid, para coroar a Toyota Gazoo Racing como campeões mundiais de fabricantes de Hypercars.

A princípio, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no #8, começaram o fim de semana empatados com seus rivais pelo título, a Alpine. Eles terminaram em segundo para se tornarem campeões mundiais de pilotos, somando sua vitória nas 24 Horas de Le Mans em 2022.

Assim, Sébastien e Brendon escrevem seus nomes no livro dos recordes como os primeiros pilotos a ganhar três títulos na categoria principal do WEC ou seu antecessor, o Campeonato Mundial de Carros Esportivos. Ryo, vencedor de Le Mans em junho, coroou uma notável temporada de estreia ao se tornar o terceiro campeão japonês do WEC.

LEIA TAMBÉM:

Assim, um resultado perfeito no Bahrein foi um final adequado para uma temporada de sucesso para a Toyota Gazoo Racing. Porém, agora tem o quinto título mundial  em 10 anos de competição do WEC, somando-se a uma lista de honra em 2022, que inclui a quinta vitória consecutiva em Le Mans e oitava vitória no Fuji Speedway.

O sucesso no WEC garante a Toyota a façanha única de vencer todos os títulos disponíveis, oito no total, nas três séries da FIA em que participou nesta temporada: o Campeonato Mundial de Resistência, Campeonato Mundial de Rally e Campeonato Mundial de Rally Raid.

A corrida da Toyota

Porém, a corrida começou sob o sol brilhante do Bahrein.  Sébastien liderou desde a pole enquanto José lutou com o #36 da Alpine. Perdendo o terceiro lugar na largada antes de recuperar a posição três voltas depois, após um período de safety car. Sébastien resistiu ao Peugeot #93, com José firmemente na disputa em terceiro. Apenas seis segundos cobriram os três primeiros quando os primeiros pit stops chegaram após uma hora, durante os quais José ultrapassou o #93 para o segundo e se aproximou da retaguarda do #8, antes do piloto ganhar vantagem.

Além disso, quando um problema técnico afastou o Peugeot #93 após duas horas, um FCY  permitiu que ambos os Toyotas trocassem de pilotos. Brendon assumiu o #8, com Mike no #7, e eles lutaram durante o primeiro stint, separados por menos de um segundo, até que Mike assumiu a liderança no início da quarta hora, quando o sol se pôs no circuito.

Mike pressionou muito para abrir uma brecha e na metade da distância liderou por alguns segundos indo para os próximos pit stops, quando Kamui assumiu o volante. Uma volta depois, o stint de Brendon terminou e Ryo trouxe o #8 de volta à pista logo atrás do #7. Kamui aumentou gradualmente sua vantagem para 15 segundos no final da quinta hora. Dobrando a liderança do carro #7 na hora seguinte, antes de José e Sébastien retornarem aos seus respectivos cockpits com menos de duas horas restantes.

Outras mudanças de piloto a 45 minutos do fim deixaram Mike para receber a bandeira quadriculada, terminando 45,471 segundos à frente de Brendon no #8. 

Novos desafios

Por fim, a Toyota tem um compromisso ainda em 2022. O teste oficial para novatos do WEC no Circuito Internacional do Bahrein. A piloto da LMP2, Lilou Wadoux, foi nomeada pelo WEC para pilotar o GR010 HYBRID. Portanto, ela se tornará a primeira mulher a pilotar um Hypercar durante o teste de domingo.