Toyota completará centésima prova de endurance

(Foto: Divulgação)

A Toyota completará sua corrida de número 100, na próxima etapa do Mundial de Endurance em Portimão. O evento da próxima semana marcará a 100ª corrida da Toyota em provas de longa duração. Desde a estreia do carro 83C nos 1000 km Fuji em outubro de 1983, os protótipos da Toyota participaram de 99 corridas do Campeonato Mundial.

Após uma primeira vitória histórica do Hypercar em Spa-Francorchamps, a equipe enfrentará a Scuderia Cameron Glickenhaus, que participa com um carro, além do LMP1 da equipe Alpine. 

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley estarão no #8, enquanto o #7 será comandado Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. Portimão é um novo local para o WEC e, portanto, torna-se o 21º circuito diferente no qual a Toyota participa em provas de longa duração. A primeira corrida do fabricante foi em 1983, vencida por Derek Bell e Stefan Bellof em um Porsche 956. A estreia do primeiro Grupo Toyota no Grupo C, o 83C, viu Kaoru Hoshino, Keiji Matsumoto e o futuro vencedor de Le Mans, Masanori Sekiya, classificado em nono, enquanto a entrada de Derek Daly, Geoff Lees e Toshio Suzuki não pôde começar após um acidente nos treinos.

Através de muito trabalho, espírito de equipe e melhoria contínua, os resultados e performances progrediram ao longo dos anos seguintes e a Toyota venceu sua primeira corrida no Campeonato Mundial, com o TS010 em Monza em 1992, em sua terceira temporada completa. Desde aquela primeira vitória, Sébastien conquistou o maior número de vitórias, vencendo 18 vezes, e também participou de mais corridas pela Toyota do que qualquer outro, 60 antes de Portimão.

Os carros da Toyota venceram 31 de suas 99 corridas no Campeonato Mundial até agora, terminando no pódio em mais da metade dessas corridas, um total combinado de 78 pódios em 56 corridas, e a meta da equipe é aumentar esse número em Portugal.

Embora Portimão seja um novo local para o WEC, é familiar para a TOYOTA GAZOO Racing, que utiliza a pista de 4.684 km da região do Algarve como local de testes regulares. A última visita da equipa a Portimão foi em Dezembro, altura em que o GR010 HYBRID realizou o seu primeiro teste de resistência.

Sem alterações permitidas aos Hypercars durante uma temporada, os GR010   estarão em especificações idênticas às corridas em Spa. No entanto, os engenheiros em Colônia e Higashi-Fuji passaram as últimas cinco semanas otimizando configurações e estratégias de controle enquanto tratavam de problemas técnicos vividos na Bélgica.

Após uma viagem de três dias de caminhão saindo de Colônia, os GR010 HYBRIDs passarão por análises e preparações finais na quinta-feira, antes do primeiro treino na tarde de sexta-feira. Sábado é um dia agitado de treinos e qualificação, para definir o grid para a corrida de domingo, que começa às 11h locais. A prova acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho. 

“Embora estejamos sempre olhando para o futuro, para o próximo desafio, a próxima vitória e a próxima inovação técnica, é uma satisfação parar um momento e olhar para trás na história da Toyota nas corridas de resistência. Todos na equipe TOYOTA GAZOO Racing hoje têm orgulho de fazer parte dessas 100 corridas. Este aniversário dá-nos a oportunidade de desfrutar dessa história e relembrar os grandes nomes, as corridas emocionantes e os grandes sacrifícios que fazem parte desta história fascinante. Enquanto comemoramos nossa 100ª corrida, damos as boas-vindas a Jim Glickenhaus e sua equipe ao WEC para seu primeiro evento, que espero que seja emocionante para os fãs. A categoria Hypercar é toda voltada para competição e começa este ano com Glickenhaus, antes que Audi, Ferrari, Peugeot e Porsche se juntem a nós em um futuro próximo. Estamos prontos para o desafio, mas vimos áreas a melhorar no Spa. Trabalhamos muito nas últimas semanas para continuar fortalecendo nossa confiabilidade e nossas operações para estarmos prontos para Portimão” disse, Hisatake Murata, chefe da equipe. 

 

 

 

Published
2 semanas ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.