Depois de um desempenho determinado no Qatar no mês passado para somar pontos fortes de ambos os carros na abertura da temporada, a Toyota viaja para Itália em segundo lugar no Campeonato do Mundo de Construtores e determinada a regressar ao pódio.
A desqualificação da Cadillac quatro semanas após a prova no Qatar elevou Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ao quinto lugar no seu GR010 #7, enquanto os atuais campeões mundiais Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa foram classificados em oitavo após uma corrida desafiadora.
Aliás, a segunda rodada desta semana marca a primeira visita da TOYOTA GAZOO Racing ao Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, de 4.909 km, localizado a cerca de 40 km a sudeste de Bolonha, na região de Emilia-Romagna. Substitui Monza, que passa por reformas, como representante da Itália no calendário de 2024.
Toyota em Imola
Imola se tornou um dos circuitos mais conhecidos do automobilismo após sua inauguração em 1953. Já sediou três vezes corridas do Campeonato Mundial de Endurance, a mais recente em 1984. Quando Hans-Joachim Stuck e Stefan Bellof venceram os 1.000 km de Imola.
Após essa ausência de 40 anos nas corridas de resistência de alto nível, Imola sediará uma batalha feroz entre 19 Hypercars, contando com competidores da Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche pelas honras neste fim de semana no segundo de oito corridas do calendário do WEC de 2024.
Embora Ímola seja uma pista nova para a equipe, a maioria de seus pilotos já competiram lá antes. Ryo é o vencedor mais recente, tendo triunfado numa corrida da European Le Mans Series (ELMS) em 2016. Enquanto Kamui e Nyck venceram corridas de fórmula júnior no início das suas carreiras. Nem Mike nem Sébastien correram anteriormente em Imola, enquanto Brendon o fez apenas uma vez, em ELMS, em 2013.
Um intenso programa de preparação terá início para a TOYOTA na sexta-feira, 19 de Abril, com duas sessões de treinos livres de 90 minutos. A qualificação do Hypercar acontece no sábado para determinar o grid para as 6 Horas de Imola do WEC, no domingo.