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Endurance tratado a sério!
Toyota busca manter domínio do WEC com nova versão do GR10 Hybrid

A Toyota revelou nesta sexta-feira, 24, a evolução do GR010 Hybrid. O protótipo competirá na temporada 2023 do Mundial de Endurance. O incrível sucesso da equipe, que até agora inclui cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro títulos duplos consecutivos do WEC, será desafiado por mais participantes na classe Hypercar. Assim, o ponto alto será edição 100 das 24 Horas de Le Mans.

Além da Toyota, Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall, estarão ao lado da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid de 13 carros no WEC.

O Toyota GR10 Hybrid

(Foto: Toyota)

O GR010 foi o primeiro Hypercar a ser lançado em janeiro de 2021, e passou por um programa de evoluções detalhadas em áreas-chave, como aconteceu em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência.

A princípio, foram feitos ajustes no trem de força, que consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW (707PS) e um motor elétrico de 200kW (272PS). Assim, para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de experiência com motorizações híbridas em Le Mans.

Do mesmo modo, as mudanças mais visíveis na evolução de 2023 dizem respeito à carroceria. Novos dispositivos aerodinâmicos na parte dianteira dos carros e um novo difusor na parte traseira. 

Além disso, foram feitas modificações na carroceria com o objetivo de melhorar o resfriamento dos freios e permitir mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida. Porém, foram alcançadas por meio de novas aberturas na frente e na traseira. Além disso, um layout de farol revisado foi implementado para otimizar a visibilidade durante a condução noturna.

Sob a carroceria, o GR010 passou por um programa de redução de peso para reduzir o peso total ao mínimo de 1.040 kg permitido pelos regulamentos. Isso aborda os compromissos feitos durante a fase de design do carro em 2020, que foram o resultado de como os regulamentos do Hypercar evoluíram.

Combustível sintético

(Foto: Toyota)

O GR010 HYBRID voltará a usar biocombustível 100% renovável, feito de resíduos de vinho e material agrícola, que reduz as emissões de CO2 em pelo menos 65% e contribui para os esforços contínuos para aumentar a sustentabilidade nas corridas de resistência.

Entretanto, para complementar esses esforços, o pré-aquecimento dos pneus antes do uso não é mais permitido. Isso reduz o consumo de energia e as emissões. Assim, como resultado, a Michelin introduzirá uma nova gama de compostos de pneus, concebidos para atingir rapidamente a temperatura máxima de funcionamento. Mantendo a durabilidade e o desempenho.

Porém, mais uma vez, o GR010 beneficia da experiência técnica dos parceiros de longa data da Toyota, que continuarão a contribuir significativamente para o seu sucesso. A Denso fornece radiadores e velas de ignição, ao mesmo tempo que contribui para o motor dianteiro ao lado do AISIN. Contudo, a Rays oferece rodas leves de liga de magnésio. A Akebono fornece pinças de freio de liga e Mobil 1, lubrificantes.

Os pilotos

A Toyota terá pilotos vencedores comprovados de Le Mans e campeões do WEC. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López se juntarão pela sexta temporada consecutiva no carro #7, enquanto os vencedores do WEC Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa unem forças no #8.

Nesse ínterim, o piloto de teste será Kazuki Nakajima. Ele se aposentou das corridas no final de 2021 após uma carreira que incluiu três vitórias em Le Mans.  Além de um campeonato mundial, além de dois títulos da Super Fórmula. Ele desempenhará o cargo paralelamente ao de vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe.

Por fim, a temporada começará nos dias 11 a 12 de março com um teste oficial. A primeira etapa será no dia 17 de março, com as 1000 Milhas de Sebring. O WEC segue em Portimão (16 de abril) e Spa-Francorchamps (29 de abril). O ponto alto da temporada, a edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, acontecerá de 10 a 11 de junho. Antes das três últimas corridas em Monza (9 de julho), Fuji Speedway (10 de setembro) e Bahrein (4 de novembro).