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Endurance tratado a sério!
O processo de restauração do Porsche 959 Paris-Dakar

Um carro que pode sobreviver 14.000 quilômetros nos desertos e savanas da África pode ir a qualquer lugar do mundo. O Porsche 959 Paris-Dakar dominou o árduo rali da França à África Ocidental em 1986. 

O 959, no qual Jacky Ickx e Claude Brasseur terminaram em segundo, atrás da equipe francesa vencedora de René Metge e Dominique Lemoyne – em um carro idêntico – agora está pronto para ser conduzido mais uma vez.

 Todavia, a restauração foi realizada nos últimos meses pela equipe do Porsche Heritage and Museum, juntamente com seus colegas da Porsche Classic.

A princípio, A escalação inicial do Rally Paris-Dakar em 1986 foi dominada por caminhões e veículos todo-o-terreno. Os três carros Porsche 959 de Zuffenhausen se destacaram – o terceiro, um carro de serviço dirigido pelo gerente de projeto Roland Kussmaul e Wolf-Hendrik Unger, ficou em sexto lugar. 

Até hoje, o Porsche Museum preservou o trio completo como parte de sua coleção. “O carro vencedor permanece intocado e nós o mantemos em uma espécie de cápsula do tempo, por assim dizer, com todos os vestígios físicos do rali preservados pelo maior tempo possível”, explica Kuno Werner, Diretor da Oficina do Museu.

O início do Porsche 959

O trio em Dakar. (Foto: Divulgação)
O trio em Dakar. (Foto: Divulgação)

A princípio, na década de 1980, a equipe passou dois anos transformando o 959 em um carro de rally. Os engenheiros reforçaram a suspensão com amortecedores duplos no eixo dianteiro e colocaram pneus todo-o-terreno.

Se a superfície não exigisse tração nas quatro rodas, o diferencial central controlado eletro-hidraulicamente distribuía a potência de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro. Como resultado, o Porsche é capaz de atingir velocidades de até 210 km/h.

Nesse sentido, o diretor de corridas, Peter Falk, relembra os três primeiros ralis: 1984 com o Porsche 953 e os dois anos seguintes com o 959 Paris-Dakar: “Foi muito bom termos todos os carros na linha de chegada e vencido a corrida na primeira tentativa . Então o Sr. Bott disse: ‘Temos que ir de novo, uma vez não é suficiente.’ Então, em 1985, todos os nossos três carros desistiram da corrida. Isso foi devastador. Depois disso, estávamos determinados a correr novamente. Mesmo que estivéssemos um pouco cansados ​​de tudo depois de perder tudo. Então, em 1986, fizemos de novo. Todos os três carros terminaram e tivemos uma vitória por 1-2”, relembra.

Revisão: contando a história do carro com autenticidade

(Foto: Porsche)

“Queremos manter a condição original e revisar apenas levemente o carro, eliminando quaisquer falhas técnicas”, diz Werner. Como o segundo colocado de 1986 ainda estava em muito bom estado, os responsáveis ​​pelo restauração conseguiram substituir o mínimo possível, mantendo o máximo de peças originais.

 Assim, foram cerca de 18.000 quilômetros no relógio do 959 Paris-Dakar – a extensão do rali mais alguns milhares de quilômetros no topo. Como sua contraparte de produção em série, o carro de rali também era movido por um motor de seis cilindros refrigerado a ar/água com turboalimentação composta.

Assim, devido ao combustível de baixa qualidade, a potência do motor de seis cilindros foi reduzida para 294 kW (400 cv). “O 959 Paris-Dakar é um protótipo, uma das razões pelas quais sua recolocação em funcionamento é um assunto tão carregado de emoção”, diz Uwe Makrutzki, chefe da restauração de fábrica da Porsche Classic.

“Em 1986 o carro enfrentou um desafio e agora enfrentamos outro.” As equipes de Makrutzki e Werner trabalharam lado a lado e discutiram tudo detalhadamente. A Porsche Classic desmontou, revisou e remontou o motor, a caixa de câmbio e o sistema de transmissão para o projeto.

Estado do carro

Todas as peças mostraram pouco ou nenhum dano. “O carro estava em muito bom estado, sem grandes defeitos ou corrosão. Porém, como em qualquer restauração com a missão específica de preservar o máximo de substância possível, a equipe analisou cada parte individualmente e fez reparos parciais onde isso era inevitável. Muitas das peças originais tinham status de protótipo de produção quase em série”, conclui Werner.

Apesar disso, para este rali de resistência de longa distância, o fabricante otimizou muitos recursos durante a década de 1980, entre eles a instalação das unidades de controle do motor (ECUs). Estes foram posicionados no alto do carro, para permitir que ele atravessasse rios sem danificar as ECUs. Assim, a Porsche também preparou o radiador de óleo e as linhas de óleo sob as asas traseiras para o rali e transferiu os genes do automobilismo para o carro perfurando o suporte de alumínio. Para reduzir ainda mais o peso.

O carro possui furos nos discos de freio e optou por uma carroceria, portas e capôs ,feitos de Kevlar. Os especialistas em Stuttgart, portanto, alcançaram um peso seco comparativamente baixo para o carro de 1.260 kg.

Outros detalhes

(Foto: Porsche)

Além disso, durante a desmontagem do 959, a equipe descobriu areia e terra do deserto africano. Desde o retorno do carro do rali, a carroceria e as partes mecânicas nunca haviam sido separadas. 

“Como isso não era uma coisa cotidiana para nós, foi fascinante. A sujeira lamacenta nos mostrou hoje que o 959 Paris-Dakar passou por rios e teve água em seu interior”, diz Werner. 

Apesar disso, pequenas áreas de corrosão onde as partes da carroceria de Kevlar se chocam contra a estrutura de metal como consequência das pressões físicas da condução em rali em alta velocidade foram conservadas em vez de reparadas para preservar a história do carro. 

“Até deixamos as braçadeiras exatamente onde estavam depois de testar e revisar todas as peças. Afinal, a aparência do carro não pode ser recriada.” O especialista em caixas de câmbio Klaus Kariegus também é fã da poeira africana no carro e da autenticidade que ela representa.

“O carro provou sua qualidade e durabilidade. Mesmo a areia e a poeira do uso intenso em corridas não prejudicaram a tecnologia. Materiais de alta qualidade também foram usados ​​naquela época”, diz Kariegus. A equipe de Makrutzki, composta por quatro especialistas do 959, cuidou da funcionalidade da tecnologia e da conservação dos vestígios históricos dos ralis. “Apenas mantendo os danos daquela época, podemos contar a história com autenticidade e preservá-la”, conclui Werner.

Neve e areia: um cenário espetacular para a revelação do Porsche

(Foto: Porsche)

Nesse ínterim, para contar a história de 1986 da forma mais autêntica possível, a equipe do Porsche Heritage and Museum convidou Jacky Ickx para a revelação do carro após sua revisão cuidadosa.

O ex-piloto do segundo  teve a honra de ser a primeira pessoa a pilotar o carro restaurado, em uma pedreira. “No carro, as memórias voltaram para mim imediatamente quando me lembrei das pessoas que tornaram tudo isso possível naquela época”, diz ele. “A equipe na época contava com apenas 18 pessoas. O espírito de equipe era forte e contribuiu muito para o sucesso que se seguiu. “Todo mundo queria dirigir o carro na estrada. Então a Porsche decidiu entrar no 959 em um rali no deserto. É fantástico poder fazer parte dessa história”, diz Ickx. 

E continua: O rali foi um desafio inacreditável e também o campo de testes perfeito para tração nas quatro rodas. Ninguém esperava esse sucesso dele e de sua equipe de rali. O deserto é como o oceano – não há duas dunas de areia e não há duas ondas iguais”, conclui.

Por fim,  o vencedor de Le Mans, Timo Bernhard, que acompanhou Ickx na revelação do carro revisado, as experiências de seu colega piloto de 1986 são fascinantes. “Lembro-me de cenas extraordinárias de rally em que os helicópteros não conseguiam seguir os carros porque eles estavam indo muito rápido”, diz Bernhard. Quase quatro décadas depois, Ickx resume a primeira corrida em três palavras: “Memórias, emoções, paixão”. Para Kuno Werner, chefe da Oficina do Museu, a revelação também é algo muito especial: “O 959 ficou parado por muitos anos antes de ter a oportunidade de um novo reencontro com seu motorista original nesta neve e areia. Isso tem sido motivo de orgulho para toda a equipe do Porsche Heritage and Museum”.