A Toyota mantém o cronograma de lançamento de seu carro de corrida GT3 de nova geração, previsto para o final deste ano, antes da estreia nas competições em 2026. Segundo Masaya Kaji, diretor global de automobilismo da Toyota Gazoo Racing, o plano segue inalterado.
O modelo, sucessor do Lexus RC F GT3, ainda não foi oficialmente revelado, apesar de já ter sido flagrado em testes na Europa e no Japão. O desenvolvimento está praticamente concluído, e a estreia competitiva deve ocorrer em menos de um ano. A expectativa é que o carro receba o nome “LFR”, em referência ao icônico supercarro LFA da marca.
Além disso, David Wilson, ex-presidente da TRD, já havia afirmado que o novo GT3 faria sua primeira aparição nas pistas em 2026. Possivelmente na tradicional Rolex 24 de Daytona. Embora rumores apontassem para uma apresentação oficial durante a edição deste ano do evento, a revelação do modelo deve acontecer em um grande evento automobilístico global em 2025.
O desenvolvimento do Lexus GT3
Aliás, o desenvolvimento do carro ocorre há dois anos no Japão e na Europa. Com a participação de pilotos como Jack Hawksworth e Ben Barnicoat, da equipe Lexus IMSA. A estreia competitiva poderá incluir participações no WeatherTech SportsCar Championship, FIA World Endurance Championship e SUPER GT.
Caso a estreia em 2026, o novo modelo substituirá o RC F GT3, lançado em 2017. O carro conquistou vitórias na IMSA e no SUPER GT. E, no ano passado, estreou no WEC pela equipe Akkodis ASP, após a introdução da categoria LMGT3.
Equipes como Akkodis ASP, Vasser Sullivan Racing e K-tunes Racing, tradicional defensora do modelo Lexus GT3 na classe GT300 do SUPER GT, são candidatas a receber as primeiras unidades do novo carro. De acordo com as regras da FIA para modelos GT3, dez exemplares devem ser disponibilizados para clientes no primeiro ano após a homologação. Porém, com 20 chassis produzidos até o segundo ano.