A Toyota que não está mais sozinha no WEC estuda ter um terceiro carro no Mundial. A informação foi divulgada pelo Motorsport.com. Porém, Rob Leupen, revelou que já é tarde demais para colocar tal plano em prática para a próxima temporada e que uma entrada extra para a temporada completa na classe Hypercar não poderá entrar em operação antes de 2026.
“Vemos o que a Ferrari está fazendo com seu cliente ou carro satélite e gostamos disso”, disse Leupen. Claramente, rodar um carro extra oferece mais possibilidades, então é algo que estamos investigando. Estamos revisando”.
Aliás, o tempo envolvido na construção de um carro adicional e na criação da infraestrutura para operá-lo tornaria impossível a chegada de um terceiro GR010 ao WEC em 2025, explicou Leupen.
“Se fôssemos fazer isso no próximo ano, já teríamos que ter tomado a decisão e neste momento nada está decidido”, disse ele.
“Não pode ser uma decisão de curto prazo porque sabemos quais seriam os prazos de entrega para todos os componentes nas atuais circunstâncias”.
Toyota se espelha na Ferrari
A Toyota quer seguir os passos da Ferrari, e não da Porsche. Ter os dois carros e o terceiro. “Ainda não estamos no estágio em que dizemos que é assim que queremos fazer, mas se você me perguntar, a maneira como a Ferrari faz isso, eu gosto disso”, disse Leupen”.
Ele enfatizou que as complexidades de operar um LMH com tração nas quatro rodas atenuariam a direção que a Porsche tomou ao vender seu 963 LMDh para equipes privadas.
Assim, um terceiro Toyota adicional não seria capaz de acumular pontos de fabricante do WEC e, em vez disso, competiria na Copa do Mundo por equipes da qual participam atualmente a AF Corse e os Porsches da JOTA e da Proton Competition.
O que não está claro é se haverá espaço para um Toyota adicional no ano seguinte. O grid do WEC está em vias de se expandir para 40 carros no próximo ano. Ao mesmo tempo que os fabricantes parecem certos de que serão obrigados a utilizar dois carros.
Com a chegada da Aston Martin com dois Valkyrie, uma expansão dos atuais programas da Cadillac, Lamborghini e Isotta Fraschini Hypercar significaria potencialmente que a rede estaria com excesso de inscrições.
Questionado se haveria espaço para um Toyota adicional com uma expansão contínua , Leupen respondeu: “Quantos carros a Porsche dirige? Quantos carros a Ferrari dirige? Então, por que não deveríamos rodar três?”
Por fim, Leupen acrescentou que pode haver uma sobreposição entre o GR010 LMH e o protótipo de combustão de hidrogênio que está em desenvolvimento. A nova classe de hidrogênio não está prevista para ser introduzida na série até pelo menos 2027.