Thiriet by TDS Racing vence corrida tranquila em Imola
Uma corrida tranquila. Assim podemos definir as 3 horas de Imola válidas pela ELMS. A vitória da equipe TDS Racing da dupla Pierre Thiriet e Mathias Beche foi muito comemorada visto a competitividade da classe e principalmente pelo ótimo ritmo do Zytek da equipe JOTA de Simon Dolan e Oliver Turvey que marcou a pole e liderou boa parte da corrida, mas acabou parando a poucos minutos do final acabando em 7º. A largada foi tranquila assim como toda a prova praticamente sem incidentes graves. Tanto a JOTA como a Signatech Alpine de Pierre Ragues e Nelson Panciatici e a TDS começaram juntas porém o tráfego e as paradas de boxes acabaram beneficiando os vencedores da ELMS de 2012. Restou a equipe JOTA tentar acompanhar o ritmo e viu a escalada da Signatech Alpine bem como da Morand Racing com equipamento OAK acabar na terceira posição. A chuva chegou a aparecer em alguns momentos da prova porém nada que fizesse as equipes irem para os boxes para a troca de pneus.
O segundo lugar por direito estava nas mãos da equipe Greaves Motorsports mas em um momento de bobeira David Heinemeier acabou ultrapassando o #36 na saída dos boxes o que lhe rendeu um stop and go de 1 minuto o que fez o #3 acabar em 5º. Outra equipe que teve problemas e em nenhum momento foi combativa foi a DKR Engeneering de OlivierPorta, Romain Brandela e Bernard Delhez com seu antigo Lola B11/40 e a Status GP de Tony Burgess e Jonathan Hirschi que apresentou nesta corrida as cores do seu Lola B12 porém ficou apenas nisso.
Mérito também da equipe Morand com a bela Natacha Gachnang ao volante. Tanto ela quanto Franck Mailleux “seguiram a onda” evitando manobras arriscadas e se valendo do tráfego e dos erros dos adversários.
Já na classe LMPC a vitória do #49 da dupla Paul Loup Chatin e Gary Hirsch foi convincente já que os outros dois carros da classe acabaram a uma volta. Por vários momentos o carros das classes GT tiveram desempenho superiores aos protótipos, visto que os “amadores” ainda precisam remar muito para ganhar ritmo de corrida. Em segundo terminou o #48 de Anthony Pons e Soheil Ayari e fechando o trio #47 de Alex Loan e Matthieu Lecuyer.
Na classe GTE a vitória ficou com a estreante RAM Racing com seu #52 de Johny Mowlen e Matt Griffin que marcaram a pole e tiveram uma boa disputa com o Porsche #67 da IMSA Performance Matmut de Patrice Milesi e Patrick Long mas que acabou em 6º na classe. A luta pelo segundo lugar foi intensa nas últimas voltas entre o #55 a Ferrari da equipe AF Corse do trio Perazzini, Cioci e Leo e o segundo carro da RAM Racing #53 de Gunnar Jeanette Franck Montecalvo. A dobradinha estava fácil de ser conquistada pela RAM já que a Ferrari da AF Corse estava lenta porém a afobação de Montecalvo no #53 acabou dando o segundo lugar para os italianos. Muitas saídas de pistas e a disputa que rendeu belas ultrapassagens chegado a atrapalhar a passagens dos carros da classe LMP2. A direção de prova chegou a anunciar uma possível investigação porém a classificação não foi alterada até o final da prova.
Entre os GTC vitória do #69 a Ferrari F458GTC da equipe SMP Racing de Maurizio Mediano, Serguey Zlobin e Boris Rotenberg , esta foi a primeira vitória da equipe e que travaram uma bela briga com a Ferrari #62 da AF Corse de Andrea Rizzoli, Stefano Gai e Lorenzo Casé. Em terceiro o pole #60 da equipe Kox com seu Lamborghini Gallardo LP600 e Peter Kox e Nico Pronk.
A próxima etapa será no belo circuito de A1 Ring na Áustria entre os dias 19 e 20 de Julho.