Nos dias 6 a 9 de dezembro ocorrerão testes oficiais da IMSA no circuito de Daytona, visando a temporada 2024 do WeatherTech SportsCar Championship. Diversas equipes já confirmaram suas participações, número que chega a aproximadamente 30 carros.
Além do tempo geral de testes, a IMSA está reservando sessões específicas na pista para avaliar melhor o desempenho de todos os carros que competirão nas quatro classes (GTP, LMP2, GTD Pro e GTD) em 2024.
Além disso, o teste que acontecerá em dezembro, será o único antes dos testes oficiais que ocorrerão nos dias 20 a 22 de janeiro. As 24 Horas acontecem entre 26 e 29 de janeiro.
O primeiro dia de testes será exclusivo para as duas classes de protótipos, enquanto os carros GTP com motor híbrido se preparam para sua segunda temporada e a LMP2 espera um crescimento nas inscrições em 2024. Estão programadas duas sessões de 3,5 horas.
O segundo dia será aberto a todas as quatro classes para testes gerais, com duas sessões diurnas e uma sessão noturna de três horas em pauta. Assim, os dois últimos dias de teste estão reservados para as duas classes GT, com testes de desempenho gerais.
Muitas novidades para 2024 em Daytona
Aliás, vários fabricantes estão introduzindo novos modelos com especificações GT3. Ou atualizações evo nos modelos atuais para 2024, com este teste permitindo que a IMSA avalie seu desempenho junto com os modelos que retornam.
Além disso, o teste de Daytona permitirá que as equipes GTD Pro e GTD se familiarizem com o novo pneu Michelin, o Pilot Sport Pro, que será utilizado por todos os competidores dessas classes a partir de 2024.
Contudo, haverá duas sessões de testes em cada um dos dois dias finais para os carros GT.
“Este será um dos testes sancionados mais extensos que a IMSA realizou nos últimos anos”, disse o presidente da IMSA, John Doonan.
“O impulso que continuamos a construir nesta temporada no Campeonato WeatherTech será transferido para a próxima, começando com o teste de dezembro em Daytona”.
“Será importante para a IMSA à medida que avançamos para a estrutura de quatro classes, com participação recorde contínua de equipes e fabricantes”.
“E o teste será igualmente importante para as equipes e pilotos que usam o valioso tempo de pista para estarem melhor preparados quando retornarem em janeiro para o Roar e as 24 Horas”, finaliza.