Super Season e Le Mans 2018. Números revelam que o WEC não acabou
Contrariando grande parte da imprensa “especializada” brasileira, que decretou o fim do Mundial de Endurance após a saída da Porsche, a FIA em conjunto com a ACO se preparam para o período de inscrições para a temporada 2018/2019 do Mundial de Endurance.
As novidades são muitas. A temporada que terá dois anos de duração, contempla duas edições das 24 horas de Le Mans, o retorno do circuito de Sebring, e provas em circuitos históricos para o endurance como Silverstone, SPA e Fuji.
Marca para iniciar no dia 18 de dezembro, a entidade francesa espera um bom número de participantes tanto para a grande corrida, quanto para o Mundial de Endurance. O comitê de seleção pode se deparar com uma grande quantidade de pedidos de inscrições oriundas da ELMS, IMSA e Asian LMS.
Em 2017 largaram 60 carros em Sarthe, com apenas duas equipes na fila de espera. Os números contrastam com edições anteriores. Em 1992 apenas 28 carros começaram a prova. Naquela época o Grupo C dava seus últimos suspiros. Para o próximo a Toyota é a única equipe oficial a se manter na classe LMP1. Com as novas diretrizes da ACO, equiparando equipes híbridas com as não híbridas, a quantidade de inscritos na principal classe deve aumentar.
Outro fator que vai ajudar a “povoar” Le Mans em 2018 são as entradas automáticas. Vencedores das LMS, Asian LMS, já garantem vaga, bem como os inscritos para o Mundial de Endurance. Os números atuais dão a entender que a Super Season terá entre 32 e 34 carros inscritos em tempo integral. Le Mans é limitada a 60 carros, por conta dos boxes.
Confira as entrada confirmadas até o momento.
Vencedores em Le Mans 2017 com entradas automáticas: (Entre um e três carros)
LMP1: Porsche – não corre
LMP2: Jackie Chang DC Racing
GTE-PRO: Aston Martin Racing
GTE-AM: JMW Motorsports.
Vencedores European Le Mans Series: (Quatro carros para Le Mans)
LMP2: G-Drive Racing
LMP3: United Autosports – Entrada na classe LMP2
GTE: JMW Motorsports – Entrada na classe GTE-PRO ou AM
GTE Finalista: TF Sport – Entrada na classe GTE-PRO ou AM
Michelin Le Mans Cup (provavelmente um carro para 2018)
GT3: Ebimotors – Entrada na classe GTE-AM
Não há entrada automática para o Campeão da classe LMP3
Vencedores da IMSA: (dois carros para 2018)
JDC-Miller Motorsports (Cortesia pelo prêmio Jim Trueman para Mikhail Goikberg)
Ben Keating – Entrada GTE-AM (Cortesia do prêmio Bob Akin)
Vencedores do Asian Le Mans Series: (quatro carros para 2018)
LMP2: Falta definir o vencedor – Entrada na classe LMP2
LMP3: Falta definir o vencedor – Entrada na classe LMP2
GT: Falta definir o vencedor – Entrada nas classes GTE-PRO ou AM
GT: Segundo colocado – Falta definir o vencedor – Entrada nas classes GTE-PRO ou AM
- Entre 11 – 13 carros com entrada automáticas.
- Entre 45 – 47 carros com direito a participar sem entradas automáticas.
Pedidos de entrada GTE Pro adicionais
Na sequência os pedidos de entrada para equipes de fábrica na classe GTE-PRO, oriundos da classe GTLM da IMSA. Sendo a Toyota a única fabricante na principal classe, os GTs de fábrica terão uma grande relevância na prova de 2018. Some isso ao retorno da BMW a classe. Segue os possíveis pedidos da série americana:
Corvette Racing – 2
Ford Chip Ganassi Racing – 2
Porsche Motorsport – 2
Risi Competizione – 1
A classe “comporta” até 17 pedidos de carros adicionais. Assim a conta sobe para 50 – 54 que podem participar da prova. A conta exclui de 13 a 15 carros LMP2 vindo da ELMS, com exceção das equipes G-Drive Racing e United Autosports. Também não conta os GTE do continente europeu. Apenas JMW e TF, possuem entradas garantidas. Restando a garagem 56, Don Panoz revelou ser o candidato ideal com o Green 4U, protótipo elétrico. Equipes como AF Corse, Proton Competiton e clientes Aston Martin, devem alinhar mais de um carro.
Participações na ELMS
Entre os protótipos confirmados estão a Graff Racing (dois carros), Panis Barthez (dois carros), Celitar Villorba Corse (dois carros), High Class Racing, United Autosports, IDEC Sport (dois carros), Racing Team Nederland e Algarve Racing (com possíveis participações na Europa e Ásia). Equipes GTs como Spirit of Race/AF Corse, Proton Competiton também deve estar no certame europeu.
Com um plantel considerável, a edição 2018/2019 do WEC e consequentemente das 24 horas de Le Mans, não deve dever em nada com os eventos ocorridos em 2017. Se o receio de poucos carros, ou o fim da série, foi cogitada por muitos. Os números estão aí para provar o contrário.
*Com informações do site DailySportscar.com