bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Sigma terá grandes desafios em Cascavel pelo Endurance Brasil

Muitas novidades para os protótipos Sigma. Pela primeira vez, um protótipo Sigma P1, de qualquer geração, acelerará no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O debut da máquina totalmente concebida e fabricada em território nacional acontece neste fim de semana, na sexta etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil.

Sendo assim, o Endurance Brasil disputará pela primeira vez uma prova no circuito. A exemplo do ocorrido no último mês, na rodada dupla disputada em Goiânia (GO), serão três modelos G5 no grid, alinhados pelas equipes Sigma Kraucher e MotorCar. 

Para a prova no oeste do Paraná, a expectativa da Sigma Kraucher é que os protótipos repitam os feitos das últimas etapas, na capital de Goiás e no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Nestas provas, os Sigma emplacaram duas vitórias na geral, com o modelo #444, de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz.

Já o carro #12 venceu duas provas pela subclasse P1 Legends, com Jindra Kraucher, que integra o time de pilotos ao lado de Aldo Piedade Jr., Marcelo Vianna e Sérgio Jimenez. Nas duas provas em Goiânia, a pole também foi do Sigma, com o carro #11, de Emílio Padron, Fernando Ohashi e Arthur Gama.

O Sigma em Cascavel

Sigma P1 de Kraucher, Piedade, Jimenez e Vianna
(Renato Mafra/MS2)

Porén, na corrida em Cascavel, os Sigmas terão um pacote de atualizações aerodinâmicas. “Testamos as novidades e ganhamos muito em contorno de curvas de média e alta velocidade, que nos deixam muito otimistas com a performance em Cascavel”, destacou Kraucher, que além de piloto ocupa a função de diretor-geral do time.

“Nos anos 80, fiz algumas provas lá pela Fórmula Ford e sempre me dei muito bem lá, um daqueles circuitos desafiadores que adoro, como Tarumã e o antigo Interlagos”, relembrou.

Aliás, ele aproveitou para elogiar o trabalho das equipes MotorCar e Tech Force, responsável pelo running da Sigma Kraucher. Como fundamentais para o desenvolvimento dos bólidos.

“Com o trabalho competente destas equipes, a fábrica não precisa mais se preocupar com as operações de oficina e pista. Pois estas ficam nas mãos de grandes profissionais”, frisou. 

“Introduzimos, por exemplo, a possibilidade de regulagem por barras estabilizadoras durante a volta conforme o comportamento do carro. Estamos evoluindo pela aplicação de conceitos técnicos básicos e de baixo custo. Fruto do talento e aplicação de nossos engenheiros Pedro Fetter e Evandro Flesch”, analisou Kraucher.

Por fim, a etapa do Endurance Brasil neste fim de semana será válida, além do campeonato, pela 37ª edição da prova Cascavel de Ouro. A corrida terá quatro horas de duração e acontece neste sábado (21), com largada às 11h. Haverá transmissão ao vivo pela TV no canal Bandsports e na internet pelo canal de YouTube da categoria.