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Endurance tratado a sério!
Sem dinheiro, Glickenhaus pode fechar as portas no final de 2023

A equipe Glickenhaus pode fechar as portas e abandonar o Mundial de Endurance no final deste ano. O motivo, a falta de dinheiro. O proprietário da equipe, Jim Glickenhaus, disse em entrevista ao site Sportscar365 que sua equipe precisaria de “orçamento substancial” para desenvolver, atualizar e testar seu carro LMH para o próximo ano.

Além disso, acrescentou que  não tem “nenhum desejo de ser bucha de canhão” na crescente classe de hipercarros do WEC. A princípio, o Glickenhaus 007 Pipo, que estreou nas 8 Horas de Portimão em 2021, é um dos carros mais antigos da categoria.

Foi introduzido no mesmo ano que o Toyota GR010 Hybrid, mas ao contrário do Glickenhaus, o carro japonês atualizações para as temporadas de 2022 e 2023. Com poucas atualizações e falta de testes, principalmente na temporada atual, Glickenhaus tem lutado contra medalhões como Ferrari, Porsche e Cadillac.

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“Muito disso vai depender exatamente de como seria nosso programa com um patrocinador”, disse ele. “Este carro tem três anos. Para ser competitivo, precisaria de um upgrade sério. Precisaria de muitos testes. Seria necessário um orçamento substancial”, explicou. 

“Sentimos que, se tivéssemos isso, poderíamos ser muito competitivos. É incrível que nosso carro de três anos, contra os melhores e mais brilhantes carros mais novos, ainda esteja relativamente bom. A ideia de que em Le Mans vencemos a Porsche é incrível. Vencer a Peugeot também é incrível e certamente não fomos uma piada.”

Embora desejasse continuar no campeonato mundial no próximo ano, Glickenhaus admitiu que poderia encerrar o programa por completo se não fosse encontrado patrocínio adicional.

“É realmente se conseguirmos patrocinadores que nos permitam desenvolver o carro e continuar, isso seria emocionante e valioso”, disse ele. “E se não o fizermos, não há problema. Não temos nenhum desejo de subir e ser bucha de canhão. É o seguinte: as corridas vendem carros, mas a economia do WEC versus o tamanho de nossa empresa e o número de carros que seríamos capazes de produzir não faz sentido”. 

“Faz sentido para os grandes fabricantes que vendem milhões de carros por ano. No caso da Ferrari, 13.000 a 20.000 carros por ano”, enfatiza. “Ou Lamborghini, mas não acho que, para uma pequena equipe privada, faça algum sentido econômico.”

Glickenhaus é dúvida para o restante da temporada do WEC

Além disso, Glickenhaus assumiu uma posição semelhante às corridas no exterior em Fuji e Bahrein, que encerrarão a campanha do WEC deste ano. Sua participação deverá ser confirmada nos próximos dias porque os contêineres marítimos do WEC, nos quais as equipes colocam seus carros e equipamentos, devem partir logo após Monza.

Aliás, um porta-voz do WEC disse ao Sportscar365 que o frete para a viagem ao exterior será carregado de 17 a 18 de julho, com o barco partindo para o Japão um dia depois.

“Temos esperança de que seremos capazes de decidir isso de forma positiva”, disse. Glickenhaus. “Devemos saber, eu diria, dentro de duas semanas e veremos aonde vai.

“O WEC é muito diferente de quando assumimos. Quando assumimos, disseram-nos que se construíssemos um carro dentro das regras, poderíamos fazer um 3:30 em Le Mans, se fosse o que precisávamos”. 

“Houve muitas mudanças de regras e muitas coisas que foram trocadas para tentar fazer algum tipo de convergência. Além disso, acho que o espírito mudou um pouco. Quando contratamos, acreditávamos que uma equipe privada com um orçamento estimado muito mais razoável do que uma equipe LMP1 poderia ter uma chance”. 

“Mas agora enfrentamos corporações gigantescas com gastos ilimitados. É uma situação muito diferente”, finalizou.