bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Rodada dupla do ELMS em Portimão terá 40 carros

As etapas finais da temporada 2023 do European Le Mans Series ocorrerão nos dias 20 e 22 de outubro no circuito de Portimão, em Portugal. Cada corrida terá quatro horas de duração em dos circuitos mais desafiadores da temporada. 

O grid contará com 40 carros de 26 equipes e 117 pilotos de 29 nações diferentes. O interesse local estará centrado na equipa portuguesa Algarve Pro Racing, com o #25 que lidera atualmente o campeonato na classe LMP2.

Além disso, há também quatro pilotos portugueses que participarão da prova. Manuel Espírito Santo (#8 Team Virage), Miguel Cristovão (#13 Inter Europol Competition) e Pedro Perino (#4 DKR Engineering) todos competindo na classe LMP3. Enquanto Rui Aguas (#51 AF Corse) correrá na classe LMGTE.

Os fãs locais também poderão torcer pelo ator de Hollywood Michael Fassbender, residente em Lisboa, o piloto irlandês-alemão que corre pela quarta vez com o Porsche #93 da Proton Competition.

Lista de inscritos

Classe LMP2

Algarve Pro Racing é lider na classe LMP2. (Foto: ELMS)

Há sete carros inscritos na classe LMP2. Com os vencedores das 4 Horas de Spa-Francorchamps Alex Lynn, James Allen e Kyffin Simpson no#25 do Algarve Pro Racing a dirigirem-se a Portimão com uma vantagem de 17 pontos sobre Neel Jani, Nico Pino e René Binder no Duqueine #30 com 59 pontos.

Com um máximo de 52 pontos de campeonato ainda disponíveis, a batalha para ser coroado Campeão Europeu está longe de terminar. Estão Com 26 pontos dividindo os seis primeiros carros.

A tripulação do #65 da Panis Racing composta por Job Van Uitert, Manuel Maldonado e Tijmen Van Der Helm está apenas 3 pontos atrás dos pilotos da Duqueine Team com 56 pontos. O #28 da IDEC Sport está com 55 pontos, o #37 COOL Racing está com 51 pontos e os vencedores das 4 Horas de Aragão Marino Sato, Oliver Jarvis e Phil Hanson no #22 United Autosports USA com 50 pontos.

A classe LMP2 Pro/Am em Portimão

Racing Team Turkey voltou ao topo da classificação LMP2 Pro/Am em Spa-Francorchamps. (Foto: ELMS)

Uma entrada de 10 carros para a classe LMP2 Pro/Am com o #34 do Racing Team Turkey de Louis Delétraz, Salih Yoluç e Charlie Eastwood. Eles estão com uma pequena vantagem de 4 pontos sobre o #83 da AF Corse lidera o campeonato. Com François Perrodo e Matthieu Vaxiviere com 70 pontos. Com os dois pilotos franceses acompanhados nas duas últimas corridas do ano por Ben Barnicoat.

Além disso, o #37 da COOL Racing, o #24 da Nielsen Racing e o #21 da United Autosports USA, que estão com 58 pontos, 42 pontos e 41 pontos respectivamente, ainda têm chances matemáticas de lutar pelos títulos da classe.

LMP3

O #17 da COOL Racing Ligier tem uma grande vantagem na classificação LMP3. (Foto: ELMS)

A classe LMP3 contará com um grid de 11 carros. Depois de conquistar a terceira vitória em quatro corridas na Bélgica, o trio do #17 da COOL Racing, formado por Adrien Chila, Alejandro Garcia e Marcos Siebert, tem uma vantagem confortável de 46 pontos na classificação do campeonato LMP3.

Eles só precisam terminar entre os sete primeiros na corrida de abertura do fim de semana para garantir pontos suficientes para serem campeões LMP3 de 2023. O grupo de perseguidores é liderado pelo #13 da Inter Europol Competition de Kai Askey, Wyatt Brichacek e o português Miguel Cristóvão que estão com 45 pontos. Além do #31 Racing Spirit de Léman  com 44 pontos. O #11 da Eurointernational está com 43 pontos, o #12 da WTM com 37 e pelo #15 da RLR M Sport com 34.

LMGTE

Os Porsches #16 da Proton Competition e #60 da Iron Lynx estão lado a lado na classificação LMGTE. (Foto: ELMS)

Aliás, as duas corridas em Portugal marcarão o fim de 12 anos do Le Mans Grand Touring Endurance (LMGTE) na ELMS. Sendo a categoria substituída pela LMGT3 em 2024. Sendo assim, haverá 12 inscrições no grid, com Ferrari, Porsche e Aston Martin lutando pela última vez.

Depois de uma grande batalha na Bélgica no mês passado, os dois primeiros carros estão empatados em 61 pontos. Assim, com os vencedores das 4 Horas de Barcelona Alessio Picariello, Ryan Hardwick e Zac Robichon no #16 Proton Competition empatados com os vencedores na Bélgica. Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli no Porsche Iron Lynx #60.

Entretanto, os vencedores das 4 Horas de Aragón, Takeshi Kimura e Scott Huffaker, no #57 da Kessel Racing Ferrari, estão com 53 pontos e serão acompanhados pelo ex-vencedor das 24 Horas de Le Mans, Daniel Serra, no final da temporada.

Por fim, os vencedores da segunda rodada, Christian Ried, Giammarco Levorato e Julien Andlauer estão com 42 pontos no Porsche #77 da Proton Competition. Com a dupla de pai e filho Johnny e Conrad Laursen com 40 pontos na Ferrari #50 da Formula Racing. Assim, o colega dinamarquês Niklas Nielsen juntando-se a eles em Portugal .