Ricardo Rosset e Marcel Visconde vencem na Porsche GT3 Cup no Velo Città
Na tarde deste Domingo (28) a Porsche GT3 Cup Brasil correu no Autódromo Velo Cittá em Campinas, São Paulo. Dividia em duas baterias, foram vencidas por Ricardo Rosset e Marcel Visconde.
Mesmo com a vitória da dupla a liderança do campeonato é de Constantino Jr, que ampliou a vantagem na ponta da tabela. Com provas que duram 25 minutos, mais uma volta, Lico Kaesemodel e Constantino Junior tentaram decidir a prova de abertura do fim de semana na primeira curva. Ricardo Rosset herdou a liderança para não mais perder. O ex-piloto de F1 é o primeiro piloto a repetir a vitória nesta temporada – justamente na pista onde ele já havia triunfado neste ano.
Com a liderança nas mãos, Rosset tratou de aumentar e controlar sua vantagem para Miguel Paludo. Ao fim da prova, Rosset recebeu a bandeira quadriculada com cerca de um segundo de vantagem. Bem próximo de Paludo ficou Pedro Queirolo. Os dois foram os únicos a andar em um ritmo parecido com o de Rosset durante a corrida.
“Quando eu vi que eles [Lico e Constantino] se tocaram, eu decidi botar um ritmo forte. Só que aqui é complicado, pois você erra fácil. O carro saiu um pouco de frente e o que fiz nos treinos foi buscar o ritmo com pneus velhos. Então decidi manter e administrar, abrindo quando sofria algum tipo de pressão. Foi mais uma disputa mental comigo mesmo para não me distrair no fim”, descreve Rosset.
Rodolfo Ometto também se beneficiou da confusão para ser o quarto colocado no geral e levar a vitória na Sport, com quase seis segundos de vantagem para Franco Giaffone, segundo na classe e sexto no resultado final. Entre os dois, ficou Constantino, que foi extremamente agressivo em sua recuperação para ser o quinto colocado. “Não sei como não bati no Paludo na largada e foi sorte ter escapado. Também consegui escapar do Lico e fui abrindo um pouco de diferença, mas o Constantino foi chegando. Pelo menos deu para administrar, pois ele estava babando atrás de mim”.
Na classe Master, a vitória ficou com Tom Valle, décimo na geral, com Maurizio Billi (13º na prova) e Gui Affonso (15º), fechando o “top 3″. “É bom ganhar sempre. Ainda mais aqui, onde corri três vezes e nunca havia terminado. Só queria chegar e ganhei, então foi muito bom!”, comentou um extasiado Tom.
2º Prova
A segunda bateria viu Marcel Visconde -pole position por conta do grid invertido– manter a ponta na primeira curva, mas todos os olhos foram para a excelente largada de Constantino, que pulou para terceiro e logo em seguida ultrapassou Ricardo Baptista pelo segundo posto
Ciente de que Visconde não havia vencido neste ano, Constantino passou a pressionar o rival, tirando a desvantagem aos poucos em relação ao carro #15. Na largada, Tom Valle atingiu Ricardo Rosset que acabou rodando. Na sequência foi a vez de Edu Azevedo forçar uma ultrapassagem em Maurizio Billi e rodar.
Mesmo com a pressão do líder do campeonato, Visconde segurou a liderança, recebendo a bandeirada 0s5 à frente e se tornou o sétimo vencedor diferente da temporada – triunfando também na Cup Sport. O líder Edu Azevedo não pontuou e a diferença entre os dois caiu para quatro pontos, com Visconde empatando na segunda posição da tabela com Daniel Schneider, segundo melhor carro da Sport na prova.
“Fim de semana foi bom, queria agradecer a equipe que me ajudou desde quinta-feira. Agradeço ao Nonô, que me ajudou na pilotagem e no acerto. A ultrapassagem aqui é difícil e segurar 25 voltas a pressão do Constantino é algo digno de nota”, disse Marcel.
Constantino, por sua vez, teve de se contentar em segundo, mas o resultado acabou soando como uma vitória após terminar na frente de seus principais rivais, Ricardo Rosset, o sétimo, e Miguel Paludo, o oitavo.
“Se considerar o resultado da primeira corrida, quando houve um contato, coisa de corrida que acontece, foi bom manter a liderança. Fiz a segunda prova com bastante cabeça e tentei pressionar o Marcel. Mas o peso aqui faz muita diferença. Sinceramente eu não esperava sair daqui com mais pontos que o Rosset ou o Paludo neste fim de semana”, disse o piloto do carro #00.
Ricardo Baptista obteve um bom terceiro lugar, com Pedro Queirolo aparecendo em quarto (depois de Ricardo Rosset e Franco Giaffone errarem bem na sua frente) e Lico Kaesemodel completou o pódio. Giaffone acabou abandonando quando era o segundo na Sport – posição prontamente herdada por Daniel Schneider.
Por fim, na classe Master, Gui Affonso se sagrou vencedor, seguido por Maurizio Billi e Marcelo Stallone. Com o segundo lugar, Billi segue líder do campeonato.
“Vinha na briga com o Billi, mas depois de algumas voltas ele conseguiu abrir e achei que ia ter que me contentar com o segundo lugar. Mas aproveitei quando ele escapou da pista e venci de novo”, disse o piloto do carro #4, que ganhou também das duas provas da Master na etapa passada em Cascavel.
Com a segunda posição na corrida complementar, Constantino sustentou a liderança com 134 pontos, 19 à frente de Rosset e 21 a mais que Paludo. O próximo encontro da Porsche GT3 Cup está marcado para o dia 1º de agosto, em Goiânia.
Resultado da prova 1
- Ricardo Rosset, 18 voltas em 27min24s765
- Miguel Paludo, a 0s906
- Pedro Queirolo, a 1s300
- Rodolfo Ometto (S), a 8s050
- Constantino Jr, a 8s320
- Franco Giaffone (S), a 13s698
- Ricardo Baptista, a 15s183
- Marcel Visconde (S), a 15s671
- Lico Kaesemodel, a 19s548
- Tom Valle (M), a 22s865
- Gil Farah (S), a 24s344
- Daniel Schneider (S), a 24s758
- Maurizio Billi (M), a 33s912
- Adalberto Baptista (S), a 34s668
- Gui Affonso (M), a 35s750
- Sylvio de Barros (S), a 36s071
- Edu Azevedo (S), a 39s381
- Guilherme Figueirôa (M), a 39s570
- Carlos Ambrósio (S), a 46s568
- Marcelo Stallone (M), a 51s999
- Sérgio Ribas (M), a 52s336
- Marcio Basso (S), a 52s741
- Beto Posses (M), a 2 voltas
Resultado da prova 2
- Marcel Visconde (S), 18 voltas
- Constantino Junior, a 0s547
- Ricardo Baptista, a 7s350
- Pedro Queirolo, a 11s394
- Lico Kaesemodel, a 13s645
- Daniel Schneider (S), a 14s858
- Ricardo Rosset, a 23s306
- Miguel Paludo, a 25s608
- Sylvio de Barros, a 30s451
- Gui Affonso (M), a 33s439
- Carlos Ambrósio (S), a 34s482
- Maurizio Billi (M), a 39s257
- Edu Azevedo (S), a 47s072
- Marcelo Stallone (M), a 52s718
- Marcio Basso (S), a 53s368
- Adalberto Baptista (S), a 54s710
- Rodolfo Ometto (S), a 1min08s094
- Sergio Ribas (M), a 1min21s040
- Franco Giaffone (S), a 3 voltas
- Guilherme Figueirôa (M), a 5 voltas
Não completaram
- Gilberto Farah (S), a 17 voltas
- Tom Valle (M), a 18 voltas*
- Beto Posses (M), a 18 voltas
* – punido em dez posições no grid da próxima prova