Preparação da Toyota para a temporada 2023 do WEC comprometida por conta do orçamento
A Toyota não está se preparando para a etapa 2023 do Mundial de Endurance como deveria. O fabricante não testa o seu Hypercar desde pouco antes da segunda rodada do campeonato em Spa em maio.
A princípio, o dia de teste das 24 Horas de Le Mans em junho e o teste de estreante pós-temporada no Bahrein, onde foi obrigado a dar 30 voltas no carro para Lilou Wadoux , foram as duas únicas ocasiões em que o GR010 Hybrid correu fora da corrida fins de semana a partir de maio.
Além disso, o orçamento foi citado pela Toyota como o principal motivo para não realizar nenhum teste privado nos últimos sete meses. “Além do teste coletivo oficial, não testamos desde abril”, revelou o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, ao site motorsports.com, sem especificar exatamente o número exato de dias de teste concluídos no início do ano.
“Agora estamos um pouco atrasados em comparação com as outras equipes que chegam com grandes orçamentos e muitos testes”, explica. Outros fabricantes que se juntarão ao WEC no próximo ano dedicaram grandes recursos na preparação de seus novos carros LMDH e LMH.
Concorrentes testando muito!
A Porsche, em particular, tem testado extensivamente o 963 LMDh desde seu lançamento em janeiro, enquanto a Ferrari também causou alvoroço quando revelou que tem executado testes com dois protótipos 499P simultaneamente desde os estágios iniciais de seu programa de testes.
Nesse sentido, Peugeot e Ferrari, terão dias de teste ilimitados em 2023 para o que seriam suas primeiras temporadas completas na classe Hypercar do WEC, embora os regulamentos esportivos para o próximo ano ainda não tenham sido finalizados.
Contudo, a Toyota teve a mesma liberdade em relação aos testes em sua primeira temporada com máquinas LMH em 2021, antes de ser limitada a 20 dias de carro este ano para sua segunda campanha com o GR010 Hybrid. Ryo Hirakawa, que ganhou o título de Hypercar deste ano junto com Sebastien Buemi e Brendon Hartley , admitiu preocupação com quantos testes os rivais da Toyota estão fazendo.
“Vamos fazer alguns testes neste inverno, há um lançamento em dezembro do qual não faço parte, mas não faremos tanto quanto Ferrari e Porsche. Eles estão testando como loucos. Não sei o que eles estão fazendo com todos esses testes!”
Questionado se era preocupante que a Toyota não usasse sua alocação completa de testes, Hirakawa disse: “Sim… esse é o motivo [restrições financeiras]”.
Toyota busca bom senso nos testes
No futuro, a Toyota espera que o campeonato mantenha as restrições aos testes privados para manter os custos sob controle. “Claro que gostaríamos de ter uma regulamentação que mantivesse o espírito da categoria, que é competir com baixo custo”, disse Vasselon.
“Não está totalmente finalizado, ainda estamos discutindo isso. Para nós, estamos um pouco preocupados por irmos para um número muito alto de dias de teste, mas não está finalizado”.
“Com certeza, se os regulamentos têm um grande número de dias de teste, você precisa de uma equipe de teste. É outro nível de orçamento. No momento, estamos testando com uma equipe de corrida e fazemos o que a equipe de corrida pode fazer.”
Assim, Vasselon revelou que a Toyota não tinha uma equipe de teste separada, mesmo durante o pico da era LMP1 em meados da década de 2010.
“Tivemos algumas pessoas adicionais”, disse ele. “Não tínhamos uma equipe de teste completa, mas tínhamos algumas pessoas extras. Mas com certeza não estávamos no nível da Porsche e da Audi. Só tínhamos mais algumas pessoas; o grupo principal era o mesmo”.
Desse modo, a Toyota correrá com uma versão atualizada do GR010 Hybrid em 2023, tendo descartado a construção de um carro totalmente novo no mês passado . Por fim, os testes para o LMH atualizado devem começar em janeiro, de acordo com Vasselon.