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Endurance tratado a sério!
LMP2: Regulamentos da classe congelados até 2026
Regulamentos da classe LMP2 congelados até 2026
(Foto: Divulgação)

Os LMP2 terão suas regras congelados até 2026. A FIA e a ACO divulgaram na última quinta-feira, 08, os regulamentos da classe LMP2. Nesse sentido, as regras se prolongaram até 2026. Anunciado durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em Bolonha. O atraso de um ano manterá os atuais protótipos elegíveis até o final das temporadas de 2025 nas ELMS E Asian LMS.

Embora não confirme totalmente a eliminação da classe no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a FIA e a ACO declararam que haverá “ajustes racionais” no grid do WEC a partir de 2024. Com os Hypercars e a recém-nomeada classe LMGT3 tendo prioridade. Isso se deve à contagem projetada de carros, principalmente na classe alta, que pode chegar a 20 carros até 2024.

“Para acomodar essas duas classes confortavelmente, o ACO e a FIA podem possivelmente restringir a admissão no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para os desafiantes Hypercar e LMGT3 a partir de 2024”, disse um comunicado da FIA e do ACO.

“Independentemente desta decisão, a classe continurá a ser crucial para a resistência e continuará a formar a primeira classe na European Le Mans Series e na Asian Le Mans Series”. 

“A partir de 2024, portanto, o ACO manterá pelo menos 15 vagas abertas para carros protótipos no grid das 24 Horas de Le Mans. Esses lugares serão alocados para as equipes que competem nas séries da ACO”.

Além disso, os protótiposterão uma redução de potência de 10 quilowatts (13 cavalos) e corte de 500 rpm para a temporada 2023 do WEC. Com base na necessidade de “garantir o melhor equilíbrio possível” entre o Hypercar os demais protótipos.

Isso marcará o terceiro ano consecutivo em que os carros foram desacelerados para criar um buffer maior para as máquinas da classe Hypercar.

Protótipos LMP2 na IMSA

Nesse sentido, a mudança também estará em vigor nas 24 Horas de Le Mans. Embora os níveis de potência no ELMS sejam aumentados em 15 kW (20 hp) em comparação com o desempenho deste ano.

Nenhuma palavra foi dada sobre a elegibilidade no IMSA WeatherTech SportsCar Championship além da temporada de 2023.