bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche usará os números do RS Spyder no 963 LMDh na IMSA
Porsche usará os números do RS Spyder no 963 LMDh na IMSA
(Foto: Divulgação)

Para a Porsche Motorsport e a Team Penske, os números 6 e 7 exemplificam grandes sucessos ao longo de sua história no automobilismo. Contudo, de 2006 a 2008, o Porsche RS Spyder da  Penske correu utilizando estes numerais. E conquistou todos os títulos da American Le Mans Series (ALMS).

“Quando vejo nosso novo Porsche 963 decorado com os números de corrida 6 e 7, ele evoca lembranças maravilhosas dos dias de glória com o RS Spyder nos EUA”, sorri Thomas Laudenbach. O atual vice-presidente da Porsche Motorsport foi responsável pelo desenvolvimento do motor do RS Spyder entre 2005 e 2008. “Ganhamos tudo o que havia para vencer naquela época. Para nós, tratava-se de vitórias de classe na categoria LMP2, mas ainda conseguimos um grande golpe: vitória geral nas 12 Horas de Sebring. Agora estamos ansiosos para adicionar a esses grandes e triunfantes tempos e lutar pela vitória geral em Daytona, Sebring e outros eventos no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.”

Roger Penske acrescenta: “Tanto o #6 quanto o #7 têm uma rica tradição e história com a Team Penske, e queremos construir esse legado ao iniciarmos esta nova jornada com o programa Porsche Penske Motorsport. O carro #6 conquistou a primeira vitória do Team Penske com uma vitória de classe nas 24 Horas de Daytona há mais de 56 anos. Por isso estamos entusiasmados em levar a tradição adiante. Nossas equipes produziram muitas vitórias em corridas e campeonatos de série ao longo dos anos com os carros nº 6 e nº 7 e esperamos aumentar esse histórico de sucesso no futuro”, explicou

Porsche e as vitórias na ALMS

A princípio, o primeiro grande sucesso no ALMS foi alcançado pelo Porsche RS Spyder #6: No final de 2005. Lucas Luhr e Sascha Maassen conquistaram prontamente uma vitória na classe no teste final em Laguna Seca; um ano depois, eles ganharam o título.

Desse modo, o #7,  chega ao seu auge, conquistando um total de 16 vitórias na classe LMP2 em três anos. “Graças a essas vitórias, o número sete se transformou em um dos meus números favoritos e de sorte”, explica Timo Bernhard, que conquistou dois títulos de campeão na época.

Por fim, o embaixador da marca Porsche de hoje acrescenta: “O #7 passou a significar muito para mim naquela época, mas mesmo antes disso, a Porsche e a Penske estabeleceram uma tradição no automobilismo com ele. Na década de 1970, o Porsche 917 da Team Penske competiu na Can-Am Series, voando nos números 6 e 7. Ficamos muito orgulhosos de ter a chance de continuar essa tradição no ALMS. E certamente não será diferente para os pilotos do Porsche 963 no próximo ano”, finaliza.