bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche comemora os 40 anos do Grupo C
Porsche comemora os 40 anos do Grupo C
(Foto: Porsche AG)

Com a introdução do  Grupo C para o Campeonato Mundial de Endurance de 1982 e as novas regras complexas de consumo de combustível, a Porsche vê a oportunidade de construir um carro de corrida inovador: olhando para trás, o Porsche 956, um “carro de corrida do século ,” nasceu em 1981.

O objetivo não é só participar no exigente Campeonato Mundial de Carros Esportivos, mas também, a partir de 1984, na série US IMSA e outras séries que permitem a participação de veículos do Grupo C. Em um período de desenvolvimento de apenas nove meses, a primeira corrida aconteceu em Silverstone, em 1982. Nesse sentido,  nos anos seguintes o 956 se torna o carro de corrida de maior sucesso da Porsche de todos os tempos.

Derek Bell tem agora 81 anos, mas quando o britânico esguio sobe no ‘seu’ Porsche 956, ele se mostra mais elegante do que nunca. No entanto, enquanto 40 anos atrás parecia que ele estava simplesmente fazendo seu trabalho, hoje ele admite: “Trabalhamos como loucos”. Por ‘nós”, ele se refere a todos os pilotos de corrida que dirigiram os modelos 956/962. Embora, para os propósitos de hoje, ele esteja pensando particularmente em Jochen Mass, Hans-Joachim Stuck e Bernd Schneider.

LEIA TAMBÉM:

Nesse sentido, todos eles foram a Leipzig para compartilhar suas lembranças pessoais muito especiais do carro de corrida Porsche de maior sucesso de todos os tempos. Foi há 40 anos que a era do Grupo C começou.

Assim, no Porsche Experience Center em Leipzig, Bell e seus colegas encontraram o carro vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1982 com o número de chassi 956-002. Também esteve presente o 956 com chassis número 956-005, que venceu as corridas de 1.000 quilómetros em Nürburgring e Spa, entre outros triunfos.

Os vencedores do Grupo C

(Foto: Porsche)

Este carro de corrida foi totalmente restaurado pelo Museu Porsche e voltou à sua pintura de 1983. A esses carros também se juntaram o 962 com especificação IMSA de 1984, que registrou o tempo de qualificação mais rápido em Daytona, e o 962 C que venceu a Supercopa em 1987, ambos também restaurados. Ao lado deles estava o 962 C com o #17, o vencedor de Le Mans em 1987. Também estava presente o representante mais jovem do Grupo C, o quarto colocado em Le Mans em 1990: o 962 C com chassi número 962-015, da equipe de clientes Joest.

A reunião também contou com a presença do então engenheiro de testes Helmut Schmid e Norbert Singer, o chefe do projeto. Tal conjunto de especialistas e estrelas precisava de um anfitrião que pudesse encontrá-los em pé de igualdade – neste caso, Timo Bernhard, vencedor de Le Mans em 2010 com AUDI e 2017 e duas vezes vencedor do Campeonato Mundial de Endurance com a Porsche.

“O 956 é o carro de corrida de maior sucesso na história da Porsche. Dominou a todos. E permaneceu um vencedor por inacreditáveis ​​12 anos”, disse Timo Bernhard.

 Ele para dar o pontapé inicial. O 956 ficou invicto em Le Mans de 1982 a 1985, e esse sucesso foi continuado por seu sucessor, o 962 C. Que ficou em primeiro lugar nas 24 horas do Circuit de la Sarthe em 1986 e 1987.

A lista de sucessos do carro é realmente impressionante: cinco títulos de fabricantes e equipes, 43 vitórias individuais em corridas do WEC, cinco títulos de pilotos do WEC, sete vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans (de 1982 a 1987 com o 956 e 962 e com o 962 Dauer Le Mans GT em 1994), quatro títulos IMSA, 52 vitórias individuais nas corridas IMSA e cinco vitórias nas 24 Horas de Daytona.