A Porsche Penske Motorsport está trabalhando em “atualizações razoáveis” para seu carro 963 LMDh, com o objetivo de implementar um novo Evo joker para a temporada de 2025. Jonathan Diuguid, diretor administrativo da equipe, revelou durante as 6 Horas de Fuji que o mais recente teste, realizado na Michelin Raceway Road Atlanta, incluiu a instalação de peças de desenvolvimento no carro pela primeira vez.
O teste de dois dias ocorreu no local que será palco do Motul Petit Le Mans, última etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, marcada para o próximo mês. O evento serviu para a equipe, líder na categoria GTP, avaliar tanto a preparação para a corrida quanto possíveis melhorias para o próximo ano.
“Tivemos alguns itens de teste de desenvolvimento para 2025 no carro durante esse teste”, afirmou Diuguid. Ele também mencionou que a equipe tem mais dois ou três testes agendados antes do final do ano. “Precisamos garantir que o processo de homologação seja iniciado 30 dias antes das 24 Horas de Daytona. Este foi o primeiro teste com algumas peças de 2025 no carro.”
Ao ser questionado sobre a possibilidade dessas atualizações resultarem em um Evo joker, Diuguid respondeu: “Acredito que sim, provavelmente neste caso”. Ele ressalta que o carro está passando por um ciclo de desenvolvimento, e as partes testadas passarão por mais testes.
Próximos testes e áreas de desenvolvimento da Porsche
Além do teste em Road Atlanta, a equipe tem sessões programadas em Paul Ricard, Sebring e Daytona até o final do ano. Diuguid explicou que as avaliações são necessárias para assegurar que os componentes estejam funcionando conforme esperado. A Porsche planejava introduzir um novo virabrequim no 963 em 2023, mas a ideia foi abandonada após a equipe resolver problemas de confiabilidade no sistema híbrido durante o período de entressafra.
Embora não tenha dado detalhes específicos sobre as novas áreas de desenvolvimento, Diuguid destacou que as atualizações visam ampliar a janela operacional do carro. “Estamos tentando abrir mais a janela de configuração e garantir uma performance mais consistente em diversas pistas”, disse ele.
Ele apontou, por exemplo, que a equipe enfrentou dificuldades em ser competitiva no Circuito das Américas (COTA), enquanto se destacou em Fuji com o mesmo carro. “Estamos avaliando várias coisas, mas não se trata de trazer um novo chassi ou grandes componentes. São atualizações razoáveis”, concluiu.
Prazo para implementação
As possíveis mudanças no 963 ocorrerão até meados de novembro. Todos os carros, incluindo os das equipes clientes, precisam estar na mesma especificação a tempo para a abertura da temporada do WeatherTech Championship, nas 24 Horas de Daytona, em janeiro.
Aliás, Diuguid revelou que o processo de homologação ainda está em andamento e que nenhuma atualização foi oficialmente submetida. “Eles estão cientes de tudo o que estamos desenvolvendo, então não há segredo. O processo final ainda não foi determinado, mas a IMSA, a FIA e a ACO têm sido muito abertas sobre isso.”
Enquanto a BMW já descartou qualquer atualização para a próxima temporada, a Cadillac também está trabalhando em desenvolvimentos para seu LMDh visando 2025. Tanto no WeatherTech Championship quanto no FIA World Endurance Championship.