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Endurance tratado a sério!
Porsche Supercup inicia o uso de biocombustível
(Foto: Porsche)

A temporada 2021 da Porsche Mobil 1 Supercup terá uma novidade além do sempre competitivo 911 GT3 Cup. O fabricante alemão se compromete com a introdução de combustíveis com baixo teor de carbono: como primeiro passo, os carros  usarão biocombustíveis  que têm o potencial de reduzir significativamente as emissões de CO2. A Porsche e a ExxonMobil estão se unindo para usar este projeto-piloto para testar a viabilidade de combustíveis líquidos renováveis ​​em condições adversas de automobilismo. O novo Porsche 911 GT3 Cup com seu motor flat de alta rotação e alto desempenho serve como o laboratório de teste perfeito para os Combustíveis Renováveis ​​de Corrida da Esso: A unidade de potência de quatro litros de 375 kW (510 PS) foi testada para funcionar com combustíveis renováveis. O objetivo é obter experiências valiosas para encontrar caminhos para uma possível adoção futura do consumidor. As corridas da Porsche Mobil 1 Supercup são realizadas como eventos de apoio em oito rodadas europeias do Campeonato Mundial Da Fia Fórmula 1.

A Porsche e a ExxonMobil estão implementando uma estratégia de dois estágios no teste de combustíveis renováveis ​​com potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 2021, os pilotos que disputam o campeonato enfrentarão as oito corridas desta temporada com uma mistura de combustível de base biológica. Este biocombustível avançado é obtido a partir de resíduos de alimentos. Componentes adicionais são combinados para permitir as propriedades de combustível necessárias e comportamento de combustão. Uma octanagem de aproximadamente 98 será alcançada.

Projeto com a Porsche Supercup continua

Uso de hidrogênio é um dos próximos passos do projeto. (Foto: Divulgação)

A próxima etapa é esperada durante 2022 com a introdução de um eFuel proveniente do novo projeto piloto Haru Oni ​​desenvolvido no Chile que gera hidrogênio, que é então combinado com o dióxido de carbono capturado da atmosfera para produzir metanol. Prevê-se que este eFuel reduza as emissões de gases de efeito estufa em até 85%, quando combinado com os atuais padrões de combustível do mercado para os veículos de passageiros de hoje. Neste projeto piloto, a Porsche e a ExxonMobil estão trabalhando com outros parceiros internacionais para promover o desenvolvimento e a potencial viabilidade comercial futura de combustíveis sintéticos.

“O teste de novas tecnologias nas corridas tem uma tradição de décadas na Porsche. Estamos orgulhosos de poder assumir um papel pioneiro para a Porsche no campo do biocombustível”, afirma Oliver Schwab, gerente de projeto da Porsche Mobil 1 Supercup.A Porsche Supercup é a primeira série de corrida internacional a usar combustíveis renováveis. Visto que nossas corridas são realizadas como parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, estamos muito nos olhos da mídia, do público e de outros fabricantes envolvidos no automobilismo. Como pioneira no uso de combustível sintético em carros de corrida da Porsche, a Porsche Mobil 1 Supercup assume uma importante função de comunicação para a importância dos eFuels na Porsche”.

A Porsche e a ExxonMobil realizaram testes iniciais de combustível e coletaram informações no início de 2019. Em 2020, testes de motor foram conduzidos em bancadas de teste, bem como experimentos de compatibilidade de materiais com componentes do sistema de combustível e testes funcionais em uma ampla gama de condições de direção . O combustível de corrida também deve atender aos requisitos regulamentares especiais. A Porsche e a ExxonMobil trabalharam juntas para desenvolver as especificações químicas, físicas e técnicas do Esso Renewable Racing Fuel com isso em mente. A ExxonMobil também realiza a mistura final do combustível pronto para a corrida.

O Esso Renewable Racing Fuel será usado em todas as corridas da 2021 Porsche Mobil 1 Supercup, incluindo o primeiro lançamento em Zandvoort na Holanda e os dois dias de pré-teste em Monza, Itália. Uma atualização de software foi aplicada para otimizar o desempenho do motor e do combustível. Assim, a potência do motor do novo carro de corrida 911 GT3 Cup permanece inalterada.