bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche Penske quer alinhar três Hypercars nas 24 Horas de Le Mans

A equipe Porsche Penske quer mais. A montadora alemã solicitou à organização das 24 Horas de Le Mans a inscrição de um terceiro 963 LMDh, repetindo assim o que fez em 2023. 

Vale lembrar que o pedido precisará ser aceito pela organização do WEC, e só assim mais um Porsche estará no grid. A Penske, que controla a operação da Porsche, está ansiosa pelo aceite. 

“Estamos pressionando. Tivemos três carros em 2023 e os resultados não foram os que gostaríamos, mas vimos os benefícios de ter três carros juntos na pista, então esse é o nosso objetivo”, disse Jonathan Diuguid, chefe da equipe Penske ao site Motorsport.com.

“Nós nos inscrevemos para três carros e veremos como tudo vai acontecer. Ficaríamos em êxtase se nos fosse concedida outra entrada, mas não está em nossas mãos”, disse ele.

Aliás, os fabricantes que estão na classe Hypercar do WEC  estão autorizados a colocar carros adicionais em Le Mans sem pontuação. 

A Porsche adotou essa opção com sucesso no ano passado com um carro dirigido pelos três pilotos que competem na IMSA, Nick Tandy, Felipe Nasr e Mathieu Jaminet.

Porsche enfrente a classe cheia para Le Mans 

(Foto: Porsche)
Porsche terá dificuldades para alinhar o terceiro 963. (Foto: Porsche)

O otimismo de Duiguid contrasta com a realidade da classe Hypercar. Faltam vagas nos boxes para alocar tantos interessados. De acordo com especulações, serão 19 carros na classe Hypercar, número que deixa a organização do evento com dificuldade para alocar todos. 

O dirigente deixou claro que “conseguir a entrada provavelmente será mais difícil do que realizar a logística”.  O calendário da IMSA para 2024 não criará dificuldades significativas, disse ele.

A etapa de Detroit acontecerá uma semana antes do Dia de Testes de Le Mans, enquanto as 6 Horas de Watkins Glen acontecem apenas duas semanas depois da corrida. Este último foi antecipado uma semana para evitar um confronto com as 24 Horas de  Spa. 

“Não creio que será tão difícil como foi no ano passado. Estávamos pilotando carros, peças e pessoas ao redor do mundo para que isso acontecesse”, disse ele. 

“Agora as nossas oficinas na Europa estão mais estáveis. Temos três carros e todo o equipamento de apoio na Europa, e o fornecimento de peças e peças melhora a cada dia.”

O processo de inscrição para Le Mans começou no início do mês passado e terminará no dia 15 de janeiro para os competidores inscritos no WEC. Por fim, a lista completa de inscritos com 62 carros normalmente é anunciada no final de fevereiro.