bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche monta esquadrão para disputar o “Super Sebring”

Sob a bandeira “Super Sebring”, o Sebring International Raceway terá duas corridas de resistência em dois dias. Isso colocará uma carga enorme na equipe Porsche Penske Motorsport – e dois pilotos de trabalho: Os dois pilotos em tempo integral da FIA WEC, Dane Cameron e Michael Christensen, enfrentarão primeiro a corrida de oito horas do Campeonato Mundial de Endurance de 1.000 milhas ( cerca de 1.600 km) na sexta-feira, 17 de março.

Além disso, um dia depois, os dois pilotos apoiarão seus colegas de marca nos outros dois Porsche 963 na corrida de 12 horas da IMSA. Quatro equipes de clientes colocarão em campo um total de seis pilotos Porsche 911 RSR na categoria GTE do FIA WEC. Nas duas classes GTD do campeonato norte-americano IMSA, quatro equipas privadas fazem campanha num total de seis Porsche 911 GT3 R.

Os desafios

“O evento de Sebring será um verdadeiro festival para os fãs de corridas de resistência e um grande desafio para nossa equipe de trabalho”, explica Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Nossa equipe da Porsche Penske Motorsport enfrentará uma dura competição em ambas as séries de corrida em dois dias consecutivos. Após o revés em Daytona, estamos ansiosos para transformar o enorme potencial do Porsche 963 nos resultados apropriados. No FIA WEC, estamos entusiasmados por nos juntarmos ao grande campo de hipercarros. Na abertura da temporada voltamos a lutar pela vitória geral após quase 50 anos: Porsche versus Ferrari – isso é simplesmente fantástico. Isso não quer dizer que estamos esquecendo os outros fabricantes. Em ambas as séries, vários veículos de clientes competirão nas classes GTE-Am, GTD-Pro e GTD. A marca Porsche estará muito bem representada.”

Leia também:

“Nossa equipe global da Porsche Penske Motorsport enfrentará uma espécie de teste de estresse em Sebring”, diz Urs Kuratle, diretor da Factory Motorsport LMDh. “A equipe de Mannheim, Mooresville e Weissach fará de tudo para conquistar os grandes troféus com nosso Porsche 963. Dias extremamente desafiadores e emocionantes nos esperam na Flórida – até porque esta será a primeira vez que enfrentaremos nossos concorrentes na classe Hypercar do FIA WEC. Nossa equipe pode ter uma vantagem: como estamos disputando as duas séries com o mesmo carro, podemos transferir muitas informações e dados. Queremos fazer o melhor uso possível disso para estarmos bem preparados para as corridas quando se trata de configuração, uso de pneus e estratégia.”

“O evento ‘Super Sebring’ é provavelmente a única chance de ver toda a equipe Porsche Penske Motorsport em ação em um local tão histórico”, afirma Jonathan Diuguid, diretor administrativo. Nas 24 Horas de Le Mans, em junho, a equipe de fábrica colocará em campo três Porsche 963, e parte da equipe IMSA não estará presente.

“Todos os membros da nossa equipe operacional estarão na pista para ambas as corridas. Em meados de fevereiro, tivemos a chance de testar em Sebring. Isso deveria ter nos dado uma base sólida para ambos os projetos. Além disso, a nossa equipa FIA WEC conduziu com sucesso testes em Portimão. Compartilhamos insights entre as duas equipes. A princípio, essa transferência de conhecimento tem várias vantagens, mas um programa tão bidirecional tão cedo na temporada também apresenta grandes desafios. Em apenas dois dias, os dois Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport devem completar um total de 20 horas de corrida. Essa é uma tarefa enorme para uma equipe totalmente nova.”

A Porsche e as corridas

As duas corridas de longa distância em Sebring são consideradas o derradeiro desafio de endurance para homem e máquina e também a preparação perfeita para as 24 Horas de Le Mans. Assim, em nenhum outro circuito do calendário de corridas a tecnologia precisa suportar cargas tão altas. Um motivo: a natureza da famosa pista de corrida no antigo aeródromo militar. Por outro lado, cerca de um terço da pista consiste em lajes de concreto, com as saliências pesadas representando um desafio único. Assim, devido a essa característica especial, a pista de corrida é frequentemente mencionada nas redes sociais com a hashtag #RespectTheBumps.

Nesse ínterim, a corrida de 12 horas do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no Sebring International Raceway de 6,02 quilômetros será realizada pela 71ª vez. Com 18 vitórias gerais, a Porsche é o fabricante mais bem-sucedido neste clássico de longa distância. Além disso, o último triunfo de um carro de corrida de Weissach foi em 2008. Timo Bernhard e os dois franceses Romain Dumas e Emmanuel Collard venceram ao volante do Porsche RS Spyder da equipe Penske contra uma armada de protótipos LMP1 mais potentes.

A corrida de 1.000 milhas do FIA World Endurance Championship WEC marca o início da temporada de 2023. contudo, as equipes e pilotos se preparam para os próximos desafios com testes em Sebring como parte do Prólogo de dois dias, entre 11 e 12 de março. Além disso, no FIA WEC, os dois Porsche 963 apresentados pela Porsche Penske Motorsport terão como meta a vitória geral na classe Hypercar, e na chamada classe superior GTP da série IMSA.

As equipes e pilotos 

Além disso, seis pilotos oficiais enfrentarão o WEC da FIA para a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport ao volante de dois Porsche 963. No #5, Dane Cameron, Frédéric Makowiecki e Michael Christensen dividirão as funções. Já no carro #6 estarão Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor da Bélgica. Os ex- Porsche Juniors Matteo Cairoli  e Julien Andlauer, bem como os experientes pilotos britânicos Harry Tincknell e Ben Barker, entre outros, competem por equipes clientes no Porsche 911 RSR.

Nick Tandy e o Mathieu Jaminet são os pilotos permanentes no carro #6 da equipe de trabalho da IMSA. Na prova de resistência de Sebring, Dane Cameron voltará a juntar-se aos dois especialistas como terceiro piloto. Assim, Matt Campbell e o brasileiro Felipe Nasr se alternam no carro #7 para a temporada de 2023.

Em contrapartida, como na abertura da temporada de Daytona, Michael Christensen apoiará a dupla na corrida de 12 horas de Sebring. Na classe GTD-Pro, a Pfaff Motorsports conta com o austríaco Klaus Bachler e o francês Patrick Pilet no Porsche 911 GT3 R #9. Por fim, a terceira pessoa é o piloto Laurens Vanthoor, que também dirige o 963 para a Porsche Penske Motorsport no WEC. Na classe GTD, os ex- Porsche Juniors Julien Andlauer, da França, e Jaxon Evans, da Nova Zelândia, competirãi no 911 GT3 R de  equipes clientes.

Uma visão geral dos pilotos e equipes

FIA ​​WEC Hypercar (Porsche 963):

  • Porsche Penske Motorsport (#5): Dane Cameron (EUA), Michael Christensen (DK), Fréderic Makowiecki (F)
  • Porsche Penske Motorsport (#6): Kévin Estre (F), André Lotterer (D), Laurens Vanthoor (B)

FIA ​​WEC GTE-Am (Porsche 911 RSR):

  • Project1 – AO (#56): PJ Hyett (EUA), Gunnar Jeannette (EUA), Matteo Cairoli (I)
  • Iron Lynx (#60): Claudio Schiavoni (I), Matteo Cressoni (I), Alessio Picariello (B)
  • Dempsey-Proton Racing (#77): Christian Ried (D), Mikkel Pedersen (DK), Julien Andlauer (F)
  • Iron Dames (#85): Sarah Bovy (B), Michelle Gatting (DK), Rahel Frey (CH)
  • GR Racing (#86): Michael Wainwright (Reino Unido), Riccardo Pera (I), Ben Barker (Reino Unido)
  • Proton Competition (#88): Harry Tincknell (Reino Unido), Ryan Hardwick (EUA), Zacharie Robichon (CDN)

GTP (Porsche 963):

  • Porsche Penske Motorsport (#6): Dane Cameron (EUA), Mathieu Jaminet (F), Nick Tandy (Reino Unido)
  • Porsche Penske Motorsport (#7): Matt Campbell (AUS), Michael Christensen (DK), Felipe Nasr (BR)

GTD-Pro (Porsche 911 GT3 R):

  • Pfaff Motorsports (#9): Klaus Bachler (A), Patrick Pilet (F), Laurens Vanthoor (B)

IMSA GTD:

  • Wright Motorsports (#16): Ryan Hardwick (EUA), Jan Heylen (B), Zacharie Robichon (CDN)
  • Wright Motorsports (#77): Alan Brynjolfsson (EUA), Trent Hindman (EUA), Max Root (EUA)
  • AO Racing (#80): PJ Hyett (EUA), Gunnar Jeannette (EUA), Sebastian Priaulx (Reino Unido)
  • Kellymoss com Riley (# 91): Kay van Berlo (NL), Jaxon Evans (NZ), Alan Metni (EUA)
  • Kellymoss com Riley (# 92): David Brule (EUA), Alec Udel (EUA), Julien Andlauer (F)