A abertura do Mundial de Endurance, no Catar, provou que as decisões da FIA e WEC da criação da classe Hypercar e a abertura da convergência com a IMSA floresceu ainda mais uma árvore que já estava frutífera.
A prova de 10 horas no circuito de Losail transcorreu sem problemas e viu a Porsche dominar uma prova que teve uma triste surpresa no final. O 963 LMDH #6 de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer dominou a prova; mais do que isso, mostrou que a Porsche foi a equipe que mais evoluiu desde o ano passado.
Os sinais já eram visíveis tanto no Prólogo quanto nas sessões de treinos livres. Seja pelos carros de fábrica ou pela equipe cliente, a Jota Sport ficou com o segundo lugar. O segundo Porsche de fábrica completou o pódio.
Com tantos carros novos, um velho conhecido causou a maior “decepção” da prova. O Peugeot 9X8 #93 parou faltando uma volta para o término da prova. Aliás, a Porsche não vence no WEC desde 2017, antes do escândalo do Diesel Gate explodir.
O domínio da Porsche e o infortúnio da Peugeot
O Porsche #6 de Estre liderava a corrida confortavelmente, uma volta à frente do Peugeot #93, quando o piloto francês se envolveu num incidente com o Lexus #87 da Akkodis ASP de Takeshi Kimura na penúltima hora na curva três.
Isso deixou o carro com danos na carroceria do lado esquerdo e sem a placa com o seu número. O que acabou levando Estre a ser chamado aos boxes na volta 328 de 335. Para que um adesivo com o número 6 fosse colado à esquerda.
No entanto, Estre saiu dos boxes com 40 segundos de vantagem sobre o Peugeot #93 de Jean-Eric Vergne, que parecia no caminho certo para entregar o melhor resultado do fabricante francês com o 9X8 antes do problema que o deixou cair para sétimo no final.
A Peugeot liderou a hora de abertura da corrida graças a um forte trecho inicial de Nico Mueller, e o piloto suíço conseguiu reduzir o déficit de 30 segundos para nove segundos nas seis horas, com a marca francesa optando por colocar pneus médios no carro. Mas o tiro saiu pela culatra e Vergne defendeu-se do Porsche da JOTA de Callum Ilott nos momentos finais.
Os demais competidores da classe Hypercar
Depois que Vergne desacelerou repentinamente, Ilott terminou com o carro #12 que ele divide com Will Stevens e Norman Nato para o segundo lugar, 33,297 segundos atrás do carro #6 vencedor e apenas um segundo à frente do #5 Penske Porsche em terceiro.
Porém, o carro compartilhado por Michael Christensen, Frederic Makowiecki e Matt Campbell perdeu terreno no início da corrida com dois problemas distintos de vibração dos pneus. Ambos ocorridos enquanto Christensen estava ao volante.
Além disso, o Cadillac V-Series.R #2 de Alex Lynn, Earl Bamber e Sebastien Bourdais se recuperou de um incidente na primeira volta com o Peugeot #94 para ficar em quarto lugar. Em virtude da eliminação de um pit stop ao longo da corrida.
Do mesmo modo, o melhor dos carros LMH foi o #83, a Ferrari amarela da AF Corse de Yifei Ye, Robert Shwartzman e Robert Kubica em quinto. À frente do Toyota GR010 Hybrid no final, a máquina #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries.
Vergne, Mueller e Mikkel Jensen foram classificados em sétimo lugar no Peugeot #93, à frente da Ferrari #50 de Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina. Ela sofreu uma penalidade de drive-through e outro problema durante a corrida.
A Alpine marcou pontos em sua estreia no WEC com o novo A424. Já que o carro #35 compartilhado por Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin chegou em nono lugar. À frente do segundo dos Toyotas, o #8 de Sebastien Buemi , Ryo Hirakawa e Brendon Hartley.
O melhor colocação da BMW foi com o carro #20 de Sheldon van der Linde, Robin Frijns e Rene Rast. Nesse interím, o Lamborghini Iron Lynx terminou em 15º para sua estreia, enquanto o Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione abandonou com um problema de suspensão.
Porsche também vence na classe LMGT3
Na classe LMGT3, o Porsche da Manthey PureRxcing conquistou a vitória com o #92, compartilhado por Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler. Esta é a primeira vitória de uma equipe de bandeira lituana em um campeonato mundial da FIA.
A batalha pela primeira vitória na classe na nova categoria foi travada entre o Manthey PureRxcing e o Aston Martin #27 da Heart of Racing Aston Martin Vantage GT3 Evo de Alex Riberas, Daniel Mancinelli e Ian James, que terminou apenas 4,8 segundos no final.
O piloto com classificação Bronze, Malykhin, colocou o#92 na liderança da corrida no início da corrida com uma forte passagem inicial. Com o Porsche desfrutando de uma vantagem de até 20 segundos faltando pouco mais de duas horas para o fim. Antes de Riberas diminuir a diferença para Bachler.
A D’station Racing colocou duas equipes Aston Martin no pódio. Com Marco Sorensen, Erwan Bastard e Clement Mateu derrotando o BMW #46 da WRT de Maxime Martin, Valentino Rossi e Ahmad Al Harthy pelo último lugar no pódio.
Os cinco primeiros foram completados pela Ferrari da AF Corse#54 de Davide Rigon, Thomas Flohr e Francesco Castellacci.
Depois de marcar a primeira pole da era LMGT3, o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport não completou a prova. O carro teve um problema de mudança de marcha. Além disso, o Corvette enfrentou problemas elétricos.
Além disso, o outro carro que não terminou foi o Lexux #78. Por fim, apesar de ter um limite de tempo de dez horas. Por fim, os 1.812 km do Qatar percorreram a distância total programada de 335 voltas.