Porsche encerra participação oficial do 911 RSR no Mundial de Endurance

(Foto: Porsche)

No final de uma década de corridas de fábrica no FIA World Endurance Championship , a equipe da Porsche que compete na classe GTE-Pro, mostrou um impressionante espírito de luta. Na competitiva corrida de oito horas no Circuito Internacional do Bahrein, os dois Porsche 911 RSR inicialmente mantiveram a liderança. No entanto, duas fases FCY  cronometradas logo após as paradas para reabastecimento jogaram os dois carros para o fim da classe. 

A princípio, apesar do desempenho louvável dos pilotos e do trabalho em equipe , os esforços para alcançá-los não foram recompensados. Ao volante do carro  #92,  Kévin Estre e Michael Christensen concluíram a última rodada da temporada no Bahrein em terceiro lugar na classe GTE-Pro. O carro irmão dirigido pelos companheiros de equipe Gianmaria Bruni  e Richard Lietz, levou a bandeirada em quarto lugar.

Porém, esses resultados não foram suficientes para ganhar pontos suficientes para reivindicar a vitória desejada nos campeonatos mundiais de fabricantes e pilotos. Assim, pouco antes do final da última corrida da temporada de 2022, os dois 911 RSR trocaram de posição. O motivo: se a deteriorada Ferrari #51 da AF Corse tivesse desistido, Estre/Christensen poderia ter conquistado o título do campeonato mundial de pilotos no último minuto.

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“É um resultado decepcionante para nós. Nós realmente queríamos ganhar o título como uma despedida apropriada para o 911”, conclui Thomas Thomas Laudenbach. O vice-presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Fizemos um trabalho impecável e fizemos o nosso melhor – mas não estávamos em posição de vencer por nossos próprios méritos. Tivemos muito azar duas vezes com o tempo das bandeiras amarelas, então foi uma performance decepcionante do canto do cisne da categoria GTE-Pro. Ainda assim, não vamos esquecer que vencemos nossa classe em Le Mans em junho passado com o 911 RSR.”

“No final do dia, estávamos muito lentos e os rivais tiveram mais sorte com as fases amarelas”, afirma Alexander Stehlig, diretor da fábrica da Porsche para FIA WEC. “Precisamos descobrir se nossa falta de ritmo foi por causa dos pneus ou da classificação BoP. Estamos tristes. Tínhamos imaginado um resultado diferente para encerrar este grande programa de fábrica.”

As equipes de clientes Porsche

Team Project 1 (Foto: Porsche)

Porém, a rodada final foi significativamente melhor para a equipe cliente Team Project 1 que disputa a categoria GTE-Am. Depois de desempenhos impressionantes dos pilotos Nicolas Leutwiler, Mikkel Pedersen e Matteo Cairoli, o carro #46 venceu sua classe à frente do carro irmão.

Nesse sentido, mais impressionante ainda foi o fato de esta ter sido a estreia no FIA WEC dos dois americanos Gunnar Jeannette e PJ Hyett no carro #56. A dupla foi apoiada na luta pelo segundo lugar pelo piloto britânico Ben Barnicoat. 

“Parabéns aos nossos fortes clientes”, comenta Thomas Laudenbach. Alexander Stehlig acrescenta: “A Project 1 alcançou um resultado duplo – é exatamente o que toda equipe deseja no final de uma temporada. A equipe se sentirá altamente motivada ao voltar sua atenção para a temporada de 2023, que marca o último ano do 911 RSR na classe GTE-Am do FIA WEC”.

 Os dois carros clientes da Dempsey-Proton Racing alcançaram a bandeira nas posições oito e doze, com o carro da GR Racing ficando com o sexto lugar.Com a conclusão da temporada de 2022, uma era nas corridas de resistência chega ao fim: a popular e mais competitiva classe GTE-Pro do FIA WEC foi eliminada. No entanto, o Porsche 911 RSR ainda estará na ativa em 2023, com equipes de clientes. Por fim, no próximo ano, a nova equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport lutará pela vitória geral com os 963 protótipos LMDh na classe Hypercar.