Porsche com irregularidades para Le Mans?
Durante a foto oficial para as 24 horas e Le Mans, os olhos (principalmente) da Audi estavam sob os 919 da Porsche. O Motivo? A carenagem traseira, flexível demais pode se deformar em altas velocidades, influenciando na velocidade final do carro.
O artigo 3.4 é claro “Peças de carroçaria móvel ou elementos são proibidos quando o carro estiver em movimento”. Na edição de 2013 a Toyota chegou a usar um artifício semelhante na tampa do motor, que gerou ganhos aerodinâmicos significativos, porém como não venceu a prova acabou não sendo punida, porém aceitou não usar tal peça em 2014.
Outro ponto questionável é o artigo 3.4.1c que afirma que a carenagem traseira vista de cima deve ter “Uma superfície contínua sem cortes.” Além disso, a lataria traseira se estende alguns milímetros além da parte traseira do difusor algo que pode violar o artigo 3.5.2 do regulamento técnico que estabelece que “Nenhuma parte do difusor deve ser mais de 200 mm acima do plano de referência e sua extremidade traseira deve ser igual com o perímetro da carroçaria (asa traseira removido).”
Resta saber se alguma equipe vai realizar algum protesto formal junto a ACO.