Porsche com “arsenal” para Petit Le Mans

(Foto: Porsche)

As equipes de clientes da Porsche vão para a rodada final do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar com grandes objetivos. O foco é Petit Le Mans em Road Atlanta. Duas equipes de clientes na classe GTD estão na luta pelo título da classe. 

A Pfaff Motorsports enfrenta a famosa corrida de dez horas como líder geral da classe GTD. A seleção canadense agora está ansiosa para conquistar o troféu. No evento no estado norte-americano da Geórgia, a Wright Motorsports busca o primeiro lugar na IMSA Michelin Endurance Cup. Os clássicos de resistência em Daytona, Sebring, Watkins Glen e Road Atlanta contam para esta classificação. Na classe GTLM, o Porsche 911 RSR colocado em campo pela WeatherTech Racing disputará sua última apresentação na série. 

A corrida

Desde 1988, o Petit Le Mans é disputado anualmente no circuito Road Atlanta de 4.088 quilômetros, que conta com 12 curvas e várias passagens espetaculares. Além da sensacional vitória geral de 2015, a Porsche somou um total de 24 vitórias em classes. No ano passado, os pilotos Matt Campbell e Frédéric Makowiecki e Nick Tandy, venceram na classe categoria GTLM com o Porsche 911 RSR.

“Estamos chegando ao fim de uma era, pois esta será a última corrida na classe GTLM”, explica o chefe de operações da IMSA, Steffen Höllwarth. “Esta categoria oferece esportes motorizados excepcionais no mais alto nível nos últimos anos. Testemunhamos duelos de cortar as unhas e corridas difíceis, mas sempre justas, em algumas das pistas de corrida mais bonitas do mundo. A Porsche obteve muitos sucessos importantes nesta série. Nesta temporada, a equipe do cliente WeatherTech Racing arvora a bandeira com o 911 RSR. Gostaríamos de encerrar a temporada com um desempenho de despedida poderoso contra os times de fábrica – como fizemos com a vitória na classe em Sebring. O 911 RSR venceu Petit Le Mans do ano passado. Nosso objetivo é subir ao topo do pódio novamente no final deste ano”, enfatiza. 

A corrida de dez horas em Road Atlanta conta pontos para a IMSA Michelin Endurance Cup – uma competição especial que abrange as quatro corridas mais longas da temporada. Após fortes desempenhos nos clássicos de resistência em Daytona, Sebring e Watkins Glen, a Porsche atualmente ocupa o primeiro lugar na Endurance Cup na classe GTD para veículos que cumprem os regulamentos FIA GT3.

“Esperamos um final fabuloso”, disse Sebastian Golz, Gerente de Projetos do Porsche 911 GT3 R. “Estamos viajando para Road Atlanta com três equipes entre as dez primeiras e lideramos as três classificações do campeonato. Mas nem tudo é tranquilo ”, afirma o engenheiro. “A pista é um verdadeiro desafio. Entre outras características, possui uma reta muito longa que permite duelos intensos. Você tem que cortar a Curva 3 com força para manter o ímpeto. Bater no meio-fio pode danificar o carro. Além do mais, temos que estar preparados para condições climáticas muito variáveis ​​nesta época do ano. Uma corrida de mais de dez horas certamente não será fácil para os pilotos e seus carros”. 

Os pilotos

O Porsche 911 RSR #79 da WeatherTech Racing será compartilhado por Matt Campbell, Mathieu Jaminet e Cooper MacNeil. Em março, este trio venceu as 12 Horas de Sebring com o carro #79. Graças a esta grande conquista, bem como à vitória na classe em Road America, o time atualmente ocupa o terceiro lugar geral antes da última corrida do ano. Para despedir-se do Porsche 911 RSR do campeonato norte-americano, a WeatherTech Racing coloca um segundo carro #97 para os pilotos Kévin Estre, Frédéric Makowiecki e Michael Christensen.

Na classe GTD, a equipe Pfaff Motorsports terá os pilotos Laurens Vanthoor,Lars Kern e Zacharie Robichon dividem o #9. A equipe sediada em Ontário lidera o campeonato na classe GTD após quatro vitórias. Na classificação de fabricantes, a Porsche ocupa o primeiro lugar – graças também ao forte desempenho das duas outras equipes GTD. A Wright Motorsports com o #16 dos pilotos Patrick Long, Trent Hindmann e Jan Heylen. A equipe do estado americano de Ohio detém uma pequena vantagem sobre a Pfaff Motorsports na luta pela Copa IMSA Michelin Endurance.

O Fox Sports transmitirá a largada ao vivo e seguirá até às 16 horas. Depois, retornará às 21h45 e mostrarão a decisão até a linha de chegada.

 

Published
3 semanas ago
Categories
Porsche
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.