A Porsche Penske Motorsport está determinada a defender sua liderança na segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC. Os vencedores da rodada de abertura no Catar enfrentam a competição na classe Hypercar com dois carros 963 LMDh.
No mesmo fim de semana, a equipe da Porsche Penske Motorsport correrá em Long Beach, na costa oeste dos EUA. Lá, eles pretendem repetir o sucesso do ano passado no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A região italiana de Emilia-Romagna recebe pela primeira vez o FIA WEC no circuito de Fórmula 1.
Os testes antes da corrida
Sendo assim, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport passou dois dias de testes em preparação para a estreia do FIA WEC em Imola. Na segunda semana de março, os pilotos de fábrica da Porsche percorreram mais de 1.000 quilômetros em diferentes condições e coletaram dados abrangentes para otimizar a configuração do veículo. A equipe de clientes Hertz Team Jota também aproveitou a oportunidade para obter as primeiras impressões da nova pista do calendário 2024 do WEC.
Os detalhes
“O nosso objetivo claro é seguir imediatamente com outro resultado de topo após o nosso bom início de temporada no Qatar e consolidar a nossa posição no topo do campeonato”, explica Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.
“As características da pista em Imola são completamente diferentes das de Doha. Ainda assim, estamos determinados a ser um sério candidato a mais uma vitória na Itália. Será um fim de semana intenso e emocionante para a Porsche e nossa equipe de trabalho. Enquanto a equipe do WEC luta por pontos no campeonato em Imola, nossa equipe da IMSA em Long Beach pretende repetir o sucesso do ano passado. Queremos ter sucesso em ambos os lados do Atlântico no próximo fim de semana.”
“Sendo assim, nossa equipe testou no mês passado na pista de Imola e obteve informações extremamente valiosas. “Estamos caminhando para a segunda rodada da temporada bem preparados”, afirma Urs Kuratle.
“Assim, nossa equipe de clientes Hertz Team Jota também aproveitou todo o potencial do Porsche 963 na abertura da temporada no Qatar”, acrescenta o Diretor da Factory Motorsport LMDh. “Nosso objetivo é mais uma vez aproveitar ao máximo o potencial de Ímola e defender a liderança do campeonato mundial. Ao mesmo tempo, estaremos olhando para o outro lado do lago, onde nossa equipe global Porsche Penske Motorsport disputa a corrida IMSA em Long Beach ao mesmo tempo. Até agora, nosso recorde de 2024 parece muito bom. Queremos continuar com isso.”
A corrida da Porsche no WEC
O evento de seis horas em Ímola é considerado a corrida em casa da Ferrari, rival da Porsche – como sublinha o nome da pista permanente: Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Inaugurado em 1953, o circuito de 4.909 quilômetros com 17 curvas já sediou 30 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Imola é famosa pelas passagens “Tamburello”, “Tosa” e “Rivazza”, entre outras coisas.
Aliás, devido à natureza do asfalto, as equipes esperam um desgaste dos pneus significativamente maior durante a corrida em Itália, em comparação com a abertura da temporada no Qatar.
Por fim, ofamoso circuito também apresenta uma mistura interessante de curvas rápidas e chicanes estreitas, algumas das quais são margeadas por meio-fio alto. O Autódromo no norte da Itália deixa pouco espaço para erros. No circuito de corrida tradicional, existem apenas pequenas áreas de escape e muitos leitos profundos de cascalho.