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Endurance tratado a sério!
Porsche apresenta o 911 Sport Classic
Porsche apresenta o 911 Sport Classic
(Foto: Porsche)

O novo Porsche 911 Sport Classic é o segundo dos quatro itens de colecionador que a fabricante alemã apresentou a partir de sua estratégia Heritage Design. Um total de 1.250 exemplares do modelo de edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur reviverá o estilo dos anos 1960 e início dos anos 1970. 

Tal como o seu antecessor imediato, o 911 Sport Classic baseado no 997 apresentado em 2009, a aparência deste modelo é inspirada no 911 original (1964 – 1973) e no 911 Carrera RS 2.7 de 1972. O 911 Sport Classic já pode ser encomendado, com preços a partir de 272.714 mil (aproximadamente R$ 1.429 milhão).  A entrega estará disponível nos Centros Porsche europeus a partir de julho de 2022 e outros mercados seguirão.

“Os modelos Heritage Design representam os conceitos mais emocionais da estratégia de produtos da Porsche”, diz Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássico. “Essa abordagem única faz com que o departamento de design da Style Porsche trabalhe com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar os modelos e equipamentos icônicos do 911 dos anos 1950 até os anos 1980 e reviver os recursos de design daquelas décadas”. A Porsche está lançando quatro modelos de edição limitada por um longo período. O primeiro deles foi apresentado em 2020: o 911 Targa 4S Heritage Design Edition com elementos de design das décadas de 1950 e 1960.

O Porsche Design também criou um cronógrafo de alta qualidade disponível exclusivamente para os motoristas que compram o veículo da edição de colecionador. O relógio capta perfeitamente vários detalhes do novo design do 911 Sport Classic. Como parte do pacote Heritage Design Classic, elementos internos selecionados do novo 911 Sport Classic 2 também estarão disponíveis para a maioria dos modelos 911 atuais.

Reinterpretando elementos históricos de design

Os modelos são inspirados em 911 clássicos. (Foto: Porsche)

A carroceria larga – de outra forma reservada para os modelos 911 Turbo – um spoiler traseiro fixo no estilo do lendário ‘ducktail’ Carrera RS 2.7 e o teto de bolha dupla ressaltam a distinção do novo 911 Sport Classic.

Assim como no primeiro 911 Sport Classic da geração 997 lançado em 2009, os designers se inspiraram na pintura Fashion Grey do antigo Porsche 356 ao escolher o acabamento de pintura exclusivo para o novo modelo de edição limitada.

“O novo 911 Sport Classic é o primeiro veículo a apresentar a pintura Sport Grey Metallic”, diz Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche. “Cinza nunca é chato, muitas vezes uma declaração e sempre legal”. Como alternativa ao exclusivo acabamento Sport Grey Metallic, o novo 911 Sport Classic também está disponível em Preto maciço, Cinzento Ágata Metalizado, Azul Genciana Metalizado ou Paint to Sample. Faixas duplas pintadas no capô,e spoiler traseiro enfatizam o design esportivo do carro.

No interior, o icônico padrão Pepita pode ser encontrado nos painéis das portas e no centro dos assentos, enquanto o acabamento em couro semi-anilina em dois tons em preto/clássico Cognac proporcionam um contraste elegante com a cor externa.

550 PS para o 911 manual mais potente de sempre

O trem de força é igualmente único: o motor de seis cilindros e biturbo de 3,7 litros transmite seus 550 cv. Em combinação com a caixa manual de sete velocidades, o novo 911 Sport Classic é o 911 manual mais potente disponível atualmente.

A caixa de velocidades possui uma função de auto-blip que compensa as diferenças de rotação do motor entre as marchas com uma breve explosão de rotações ao reduzir. O sistema de escapamento esportivo padrão é especialmente adaptado ao modelo para uma experiência sonora ainda mais emotiva.

A suspensão, baseada na dos modelos 911 Turbo e 911 GTS, atende aos requisitos de alto desempenho: graças ao Porsche Active Suspension Management (PASM) padrão, seus amortecedores respondem às mudanças dinâmicas na velocidade da luz. O PASM é combinado de série com a suspensão desportiva, que apresenta uma altura de condução 10 milímetros mais baixa.