Porsche 911 GT3 R vencedor da DTM vai para o museu
Quando Thomas Preining cruzou a linha de chegada em Norisring, no dia 02 de julho de 2022, ela conquistou mais do que a vitória no DTM. Aquele foi o primeiro da Porsche na série alemã. Nas últimas semanas, uma equipe liderada pelo embaixador da marca Timo Bernhard e o departamento Porsche Heritage and Museum consertaram o 911 GT3 R da geração 991 e o restauraram à sua condição original no dia da vitória de 2022.
Além disso, após a restauração, o Porsche Museum agora inclui o carro vencedor na coleção da empresa. “Um carro de corrida é a exibição ideal para exibirmos o DNA característico da Porsche”, diz Achim Stejskal, chefe do Porsche Heritage and Museum. “É por isso que sempre procuramos os carros que alcançaram grandes marcos na história do automobilismo. Não demoramos muito para conhecer o time de Timo Bernhard e seu pedaço da história de Zuffenhausen. Estamos adicionando uma importante testemunha contemporânea à coleção.”
Primeiramente, Bernhard, vencedor de Le Mans, chefe de equipe e embaixador da marca Porsche, a inclusão do carro na coleção do museu é um momento emocionante, até porque ele conhece muito bem este carro de corrida e investiu nele de corpo e alma.
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“No ano passado, fiz testes na configuração do DTM para inspirar minha equipe”, diz o piloto de 42 anos. “O Porsche Museum é um lugar muito especial para mim e toca e fascina muitas pessoas. Lá eles podem vivenciar a história da Porsche de perto.” A Porsche venceu no Norisring na primeira temporada do fabricante de carros esportivos de Stuttgart no DTM. “Ganhar assim é algo que não pode ser expresso em palavras”, lembra Bernhard.
Seu KÜS Team Bernhard é uma operação familiar por completo, com sua irmã, mãe e pai trabalhando ao seu lado. O ex-piloto descreve a sensação de ser chefe de equipe: “Como piloto, você pode fazer muito sozinho, por exemplo, com treinamento de resistência e força. Como chefe de equipe, você deve inspirar e convencer a todos se quiser fazer a mudança acontecer. Você pode encorajar, mas durante a corrida você não pode mudar nada se tomar a decisão errada.”
Nesse ínterim, sua pulsação acelera quando ele se lembra dos muitos dias em que dirigiu no limite e fez história no automobilismo em várias ocasiões. No entanto, meses depois, a primeira vitória no DTM ainda traz um sorriso ao rosto.
“Aquele sábado em Norisring foi um dia histórico para nós em um cenário maravilhoso. No entanto, o significado só ficou claro para mim no dia seguinte, quando as lendas Walter Röhrl, Hans-Joachim Stuck e o comentarista Rainer Braun se reuniram em nosso camarote”, lembra o ambicioso homem de Saarpfalz – que desde criança não gostava de perder.
Seguiram-se as corridas em Nürburgring, Spa-Francorchamps, e mais uma vitória em Spielberg, na Áustria, bem como a final em Hockenheimring, onde a equipa começou como candidata ao título.
Entretanto, um acidente acabou com o sonho de vencer o campeonato e destruiu grandes partes da carroceria do carro, bem como a final em Hockenheimring, onde a equipe começou como candidata ao título. Apesar disso, um acidente acabou com o sonho de vencer o campeonato e destruiu grandes partes da carroceria do carro.
Bem como a final em Hockenheimring, onde a equipe começou como candidata ao título. Um acidente acabou com o sonho de vencer o campeonato e destruiu grandes partes da carroceria do 911.
O processo de restauração do Porsche 911 GT3 R
A princípio, isso não foi problema para os especialistas na histórica oficina de automobilismo do Porsche Heritage and Museum. “Nossa exigência para a restauração do carro era manter o máximo possível de peças do material original”, diz Armin Burger, coordenador do Historical Motorsport. Por razões de segurança,
No entanto, várias peças novas tiveram que ser usadas. “A restauração foi um projeto conjunto para garantir que nosso carro ocupasse seu lugar na história”, diz Bernhard. “Não é rotina reconstruir um carro em colaboração direta com a equipe de corrida”, acrescenta Burger. Sempre que possível, os envolvidos usaram as peças originais da temporada anterior do DTM para tornar o 911 GT3 R novamente utilizável. Por exemplo, eles pegaram o teto do carro acidentado e o integraram ao novo chassi.
“Era importante para nós manter a folha e o selo de aceitação original da corrida final da temporada de 2022 em Hockenheimring como um pedaço da história”, explica Burger. Assim, o projeto de restauração começou com os interiores dos dois corpos brutos que estavam lado a lado. O chicote elétrico, unidades de controle, sistema de extinção de incêndio e pedais foram retirados do carro acidentado e instalados no novo chassi, junto com o painel. Depois vieram o sistema de ar condicionado, o chassi e as partes da carroceria, as linhas de combustível do carro e outras tubulações.
Os detalhes
Para finalizar, os especialistas montaram o motor e a caixa de câmbio do carro de corrida. unidades de controle, sistema de extinção de incêndio e pedais foram retirados do carro acidentado e instalados no novo chassi, junto com o painel.
Contudo, depois vieram o sistema de ar condicionado, o chassi e as partes da carroceria, as linhas de combustível do carro e outras tubulações. Para finalizar, os especialistas montaram o motor e a caixa de câmbio do carro de corrida. unidades de controle, sistema de extinção de incêndio e pedais foram retirados do carro acidentado e instalados no novo chassi, junto com o painel. Além disso, vieram o sistema de ar condicionado, o chassi e as partes da carroceria, as linhas de combustível do carro e outras tubulações. Para finalizar, os especialistas montaram o motor e a caixa de câmbio do carro de corrida.
Os testes do Porsche
Para as primeiras voltas, o comissionamento após a restauração, a ignição foi ligada pela primeira vez e a bomba de combustível foi acionada. “Ao ligar o motor, toda a equipe ficou arrepiada”, diz Bernhard, que teve a oportunidade de fazer a primeira volta após a restauração na pista de testes do Centro de Desenvolvimento em Weissach.
“A viagem foi realmente ótima. A minha confiança no 911 GT3 R esteve presente desde o primeiro momento. Tenho orgulho de ter pilotado o carro no mesmo lugar onde foi desenvolvido há cinco anos”, conclui o chefe da equipe.