bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche 919 Evo vai para o museu da marca na Alemanha
Protótipo encerra capítulo vitorioso da marca no endurance. (Foto: Porsche AG)

A Porsche finalizou nesta quinta-feira, 25, mais um capítulo da sua rica história no endurance. O 919 Hybrid Evo fez sua última corrida em direção ao museu da construtor alemão em Zuffenhausen.

Mark Webber campeão mundial pelo WEC em 2015, foi o responsável por levar o protótipo em sua derradeira corrida. Ao seu lado Marc Lieb guiava o 919 Hybrid, que conquistou três títulos no Mundial de Endurance.

A versão Evo foi desenvolvida sem utilizar as regras da classe LMP1 do WEC. Equipado com asa móvel, nova carenagem e muito mais leve. Com as modificações Neel Jani quebrou o recorde na pista de Spa, marcando 1:41.770. O tempo foi superado por Sebastien Vettel, quando a F1 chegou ao circuito.

Em Nurburgring foi a vez de Timo Bernhard bater o recorde de Stefan Bellof marcando 5:19.546. Em Laguna Seca e Brands Hatch o LMP1 quase quebrou o recorde das duas pistas, só não o fez pois as voltas foram realizadas em eventos de divulgação da Porsche.

“Com o projeto 919 Hybrid, poderíamos explorar os campos da tecnologia para a Porsche e mostrar o desempenho que a tecnologia híbrida moderna oferece”, disse o diretor da equipe LMP1, Andreas Seidl.

“Em última análise, isso foi conseguido pelos recordes. Neste momento, meus agradecimentos especiais aos nossos parceiros. Sem eles, não poderíamos ter financiado o programa.As últimas milhas em vias públicas agora fecham o capítulo LMP1 para nós e viramos a página: a Porsche enfrenta o novo desafio da mobilidade eletrônica para carros de corrida e de estrada.”

“Estamos obtendo um feedback muito positivo para a nossa entrada na Fórmula E no final de 2019. Este é um impulso extra de motivação para mais uma vez buscar os limites,” analisou.

O Porsche 919 Hybrid Evo será agora exposto no museu Zuffenhausen, enquanto um livro comemorativo intitulado “Legendary – O Projeto Porsche 919 Hybrid” será lançado em dezembro.

Weber se divertiu em “dirigir” o protótipo por ruas. “Foi meio louco, mas divertido lidar com a fera no tráfego público na Alemanha. É típico da Porsche tentar gerenciar algo legal como esse. “O 919 e os anos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA significam muito para mim. Foi uma honra trazer o 919 Evo para casa agora”, comemorou.

Leia também:

Os detalhes da quebra de recorde do Porsche 919 em Nurburgring

Os detalhes da quebra de recorde do Porsche 919 em SPA

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.