A Peugeot mostrará ao mundo a versão “evo” do 9X8 no circuito de Ímola, na Itália. A informação é de Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport, ao site Daily Sportscar.
De acordo com o Jansonnie, o 9X8 atualizado, apresentará um novo conceito aerodinâmico e modificações de chassi para permitir que a Peugeot mude para um tamanho de pneu maior, estreará na segunda rodada da temporada 2024 WEC em Imola.
“Colocamos todo o nosso foco no desenvolvimento do novo carro, neste momento o principal é nos preparar para o Catar com o carro com especificações de 2023, e tentamos trazer o novo carro para Imola”, disse ele em uma ligação hoje com membros da mídia do WEC.
“Estamos tentando passar pelas últimas partes da homologação aerodinâmica com a ACO e a FIA e esperamos que esteja pronto a tempo para Ímola”.
“Assim, o prazo é tentar estar pronto para correr em Ímola. O que significa que temos que finalizar a homologação até o final de março”, explicou.
Peugeot e a corrida contra o tempo
Aliás, Jansonnie também explicou que devido ao tempo que leva para projetar, desenvolver e testar as atualizações antes da homologação do carro, a Peugeot sabia desde o início que estrear as atualizações não seria possível na abertura da temporada no Catar.
“Você não pode fazer apenas metade do trabalho”, explicou ele. “Você tem que fazer isso integralmente e isso leva tempo. Certifique-se de maximizar o efeito da sua atualização”.
“É muito importante para nós podermos trazer algo que esteja dando um claro passo à frente em termos de desempenho”, explicou.
9X8 terá uma asa traseira?
Embora Jansonnie não tenha entrado em detalhes sobre o carro aparentemente rodando com uma asa traseira em suas especificações de 2024, ele enfatizou o impacto que a mudança no tamanho do pneu teria.
Sendo assim, o 9X8 usa pneus de 31 (cm de largura) e mudará para os pneus dianteiros de 29 (cm) agora padrão e traseiros de 34 (cm).
“Estamos tentando reunir um pacote com os novos pneus, para os pneus de 2024. A maioria das mudanças que estamos fazendo é apenas para acomodar as dimensões dos pneus”, explicou.
“Primeiro, precisamos mudar a distribuição de peso do carro. Entretanto, nosso carro foi projetado para rodar com uma distribuição de peso muito avançada por causa dos pneus 31-31”.
“Além disso, temos que movê-lo para trás de alguma forma, o que significa que precisamos de algumas peças mais leves no carro, mover algum lastro para tentar mover a distribuição de peso e então, obviamente, reajustar o equilíbrio aerodinâmico do carro”.
“Essa é a segunda maior parte do pacote: tentar obter um equilíbrio aerodinâmico no carro que corresponda à nova dimensão do pneu. Na verdade, tudo é motivado pela escolha de pneus que faremos agora.”
Por fim, um 9X8 com uma asa traseira convencional esteve em dezembro, realizando testes no circuito de Paul Ricard.