Nürburgring Endurance Series é cancelado antes de começar

O Nürburgring Endurance Series (NES), campeonato de endurance que aconteceria no próximo sábado, 23, foi cancelada em meio ao que os organizadores da série descrevem como “crescente hostilidade” contra a realização do campeonato.

De acordo com informações do site Sportscar365.com, o NES deveria iniciar sua temporada neste fim de semana com duas corridas no circuito normal, mas o campeonato confirmou em comunicado divulgado na terça-feira que elas não aconteceriam.

Um calendário divulgado no final de fevereiro mostra que a corrida seria dividida em dois grupos, com os carros GT3 disputando a corrida de abertura de 90 minutos no sábado.

Aliás, um segundo grupo de carros menos potentes completaria a mesma distância em uma corrida separada no final da tarde. Porém, a razão oficial para o cancelamento não foi dita, embora a lista de inscritos sequer foi divulgada. Com a corrida não acontecendo, o NES afirma que as equipes terão maior tempo de pista para testes no traçado de Nordschleife.

No total, as equipes terão 15 horas de acesso ao circuito entre sexta e sábado. Com uma primeira sessão das 9h às 18h (horário local) acompanhada por uma sessão prolongada de seis horas no sábado.

Os detalhes do Nürburgring Endurance Series

Várias equipes importantes que competirão nas 24 Horas de Nürburgring ainda este ano participarão do teste, incluindo a ROWE Racing, vice-campeã do ano passado. O grupo liderado por Hans-Peter Naundorf estará presente com dois BMW M4 GT3, com os novos pilotos de fábrica da BMW, Robin Frijns e Raffaele Marciello, dirigindo ao lado de Maxime Martin a bordo do carro #98. Enquanto Augusto Farfus e Dries Vanthoor compartilham o #99. máquina.

NES enfrenta “hostilidade crescente” nas operações

No mesmo comunicado confirmando o cancelamento da abertura da temporada, o NES afirma ser contra o “aumento da hostilidade e das ameaças” desde que a série foi anunciada no ano passado.

O campeonato continua dando uma razão semelhante para a mudança no formato de abertura da temporada, depois de afirmar anteriormente que o calendário consistiria em uma série de corridas de quatro horas em Nordschleife.

“Isso ocorre porque grupos de ajudantes voluntários, comissários, líderes de seção, funcionários, prestadores de serviços externos, outras partes interessadas e até mesmo equipes e motoristas que permanecem neutros no desempenho de suas funções profissionais ou atividades de lazer predominantemente voluntárias estão enfrentando uma pressão cada vez mais massiva de pessoas que afirmam agir em nome e em nome do VLN/NLS e do ADAC”, diz a declaração.

“Embora o NES tenha aceitado o desafio de uma série competitiva desde o início, a hostilidade de vários campos está aumentando constantemente”. 

“A NES exige, portanto, esclarecimento público de todas as instituições envolvidas.  De que todas as pessoas são livres de realizar as suas atividades em qualquer evento que desejarem, sem terem de temer quaisquer consequências”. 

A posição da VLN

Em comentários separados, o chefe do VLN, Mike Jaeger, responsável pelo campeonato rival NLS, negou as alegações. Ele afirma  que o organizador da série desempenhadou um papel na tentativa de impedir que as pessoas trabalhassem para o NES.

Jaeger rotulou as acusações de “quatsch”, a palavra alemã para “absurdo”. Pedimos que pessoas em cargos de gestão não trabalhem para concorrentes, porque se trata de transferência de tecnologia e conhecimento”, disse Jaeger.

“Você não pode trabalhar para Mercedes e Ferrari ao mesmo tempo na Fórmula 1, nem é preciso dizer. Aqueles que espalham tais rumores talvez devessem refletir sobre si mesmos e perguntar-se por que as pessoas não querem trabalhar juntas”. 

“Talvez então você perceba de onde vem o incentivo de times, parceiros, torcedores e torcedores que estamos vivenciando atualmente”. 

Isto é significativo porque os clubes Westfalen e Mittelrhein estão muito alinhados com o organizador da NLS, VLN, enquanto o ADAC Nordrhein é o organizador do evento 24 de Nurburgring. O novo NES, por sua vez, é organizado pelo rival Automobilclub von Deutschland (AvD).

A disputa em curso entre as duas partes também suscitou comentários do DMSB, a autoridade desportiva alemã. Com o presidente Wolfgang Wagner-Sachs a sublinhar que não deseja escolher um lado, mas apelando à solidariedade.

“Os verdadeiros desafios para o automobilismo decorrentes de fatores externos são grandes o suficiente”, disse Wagner-Sachs. “Os organizadores do automobilismo deveriam permanecer unidos em vez de brigar por participantes, patrocinadores e datas das corridas”. 

“Não há espaço para pensamento competitivo e jogos de poder entre si no automobilismo alemão em 2024. Precisamos de muito mais solidariedade”, finalizou. 

 

Automobilista 2 terá conteúdo oficial da IMSA

A Reiza Studios, produtora e desenvolvedora do simulador Automobilista 2, divulgou em seu fórum que passará a ter carros e pistas licenciadas pela IMSA que organiza o  WeatherTech SportsCar Championship. 

O campeonato tem como provas principais as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. De acordo com informações da Reiza, a parceria inclui os carros, equipes e pistas. Ainda de acordo com a produtora, alguns carros e pistas estarão disponíveis na atual versão do Automobilista 2 e outras na versão 1.6 do jogo. 

O Mundo do endurance no Automobilista 2

(Foto: Reiza Studios)

Recentemente, a DLC Endurance Pack Pt1 assim como o circuito das 24 Horas de Le Mans estão disponíveis para o AMS2. O pacote inclui o Mercedes AMG EVO, McLaren 720S EVO, BMW M4 GT3 e o Porsche 992 GT3-R. 

Além disso, o pacote inclui três Hypercars: Porsche 963, o Cadillac V-Series.R e o BMW M Hybrid V8. Coincidentemente, vários carros que competem no WEC, estão disputando as vitórias na IMSA e estarão em futuras DLCs. 

Por fim, a produtora não divulgou valores ou datas de lançamento. 

 

No caminho certo: Felipe Drugovich competirá na temporada 2024 do ELMS

Felipe Drugovich, foi anunciado nesta segunda-feira, 18, como um dos pilotos da equipe Vector Sport que compete na classe LMP2 do ELMS. 

Aliás, o brasileiro de 23 anos, que também atua como piloto de testes e reserva da equipe Aston Martin de Fórmula 1, se junta aos já anunciados Ryan Cullen e Stephane Richelmi no Oreca 07. Aliás, ele substitui o originalmente Gabriel Aubry.

“É ótimo receber Felipe na equipe”, disse o chefe da equipe, Gary Holland. “Seu óbvio entusiasmo por estar em um carro de corrida. Bem como sua indubitável velocidade e ética de trabalho fazem dele uma escolha natural para a Vector Sport.

“Tivemos alguns nomes incríveis correndo nas cores Vector Sport e continuaremos a trazer o que há de melhor disponível para nossos programas.”

Felipe Drugovich cansou de esperar

Drugovich fará sua estreia nas corridas de carros esportivos depois de passar o ano passado afastado das pistas. 

“Estou muito feliz e motivado por ter assinado com a Vector Sport para pilotar por eles na European Le Mans Series”, disse Drugovich. “Conheço a história e a qualidade da equipe e estou muito animado para entrar no caminho certo com eles”. 

“Conheci a equipe e fiquei impressionado com o que vi. Tenho certeza de que junto com eles, meus colegas pilotos Ryan Cullen e Stephane Richelmi, podemos escrever um capítulo de sucesso com o #10 do Oreca.

“É bom saber que voltarei à ação em corridas reais, unindo a minha experiência em corridas e o meu gosto pelas corridas de endurance”. 

“Meu trabalho como piloto substituto e reserva na Aston Martin F1 continua com sua agenda lotada, estarei apenas ocupado nos meus finais de semana que até agora foram livres”.

“Foi a primeira vez em que capotei numa corrida”, relembra Pipo Derani após acidente em Sebring

Tudo caminhava como o esperado para Pipo Derani, neste sábado (16), na disputa da 72ª edição das 12 Horas de Sebring, segunda etapa da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Partindo da pole position com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series, o brasileiro liderava com 12 segundos de vantagem, quando um toque o tirou da prova, faltando 4h35 para o final da disputa.

Porém, ao ultrapassar um carro da GTD, na curva 10 do circuito, os dois se tocaram e Derani foi direto para a barreira de pneus, capotando e ficando de cabeça para baixo. Apesar do susto e do impacto, o brasileiro nada sofreu, foi examinado no centro médico e liberado. No entanto, a batida significou o fim da prova para o piloto e os companheiros Jack Aitken e Tom Blomqvist.

“O Dallara Cadillac é um carro muito forte. Foi um daqueles dias em que as coisas viram de cabeça para baixo, literalmente”, lamentou o brasileiro, que é o atual campeão do IMSA, onde já tem dois títulos.

“Foi uma pena, porque tínhamos realmente um carro muito forte e nossa corrida vinha sendo muito sólida. Assim, não havia nada que eu pudesse fazer e o muro veio muito rápido. No momento, em que bati nos pneus sabia que a corrida tinha acabado”, lembrou Derani, que buscava sua quinta vitória nas 12 Horas de Sebring.

Os detalhes do acidente de Pipo Derani

“Foi a primeira vez em que capotei numa corrida. Não foi uma sensação boa ficar de cabeça para baixo, até que conseguissem virar o meu carro. Felizmente, estou correndo em 2024 e não nos anos 60. Eu me senti bem, apenas um pouco irritado por tentar abrir a porta e não conseguir. Felizmente, deu tudo certo e a equipe de segurança foi muito rápida e eu estava dando sinais para eles de que eu estava bem”, continuou o piloto de 30 anos.

“Eu estava 12 segundos à frente e estava tudo tranquilo. Ultrapassamos milhares e milhares de carros. É um daqueles momentos em que talvez ele não tenha me visto, escorregou um pouco e lá estava o meu carro. Talvez eu estivesse esperando que ele mantivesse sua linha pela direita, eu vinha pela esquerda. É uma daquelas situações que acontecem e você não tem nenhuma chance de reação. Faz parte de correr numa categoria com várias classes”, explicou Derani.


“O resultado atrapalhou um pouco o nosso campeonato, mas temos um ótimo carro e mais corridas por vir. Gostaria de ter tentado minha quinta vitória em Sebring. Agora, terei de lutar por isso no ano que vem”, finalizou o piloto, que ganhou a prova em 2016, 2018, 2019 e 2023.

Por fim, apesar do resultado, Derani e os companheiros lideram o Campeonato Norte-americano de Endurance (que englobará as cinco provas longas da temporada deste ano) e estão em terceiro lugar no geral do IMSA. A próxima etapa acontecerá no dia 20 de abril, em Long Beach, e será a primeira prova sprint de 2024.

(Fotos: Shannon Roe)

Acura supera Cadillac e vence as 12 Horas de Sebring

As 12 Horas de Sebring nunca decepcionam. A ultrapassagem de Louis Deletraz que estava no Acura #40 Wayne Taylor Racing sobre Sebastien Bourdais no Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing nos momentos finais, garantiu a vitória na edição 72 da prova válida pela IMSA.

Assim, o piloto suíço no Acura ARX-06 #40 superou o Cadillac V-Series.R #01 Chip Ganassi Racing com uma manobra por dentro de Bourdais na Curva 7 faltando seis minutos para o final na noite deste sábado, 16. 

Contudo, Deletraz cruzou a linha 0,891 segundos à frente de Bourdais, após uma emocionante corrida de 23 minutos até a bandeira quadriculada.

Resultado final 

Aliás, foi a primeira vitória em Sebring desde 2017, em um carro que Deletraz compartilhou com Jordan Taylor e Colton Herta. Jordan Taylor, por sua vez, conquistou sua segunda vitória geral em Sebring, enquanto foram as primeiras vitórias de Deletraz e Herta em Sebring.

Entretanto, Felipe Nasr levou o Penske Porsche 963 #7 para casa em terceiro, depois de uma batalha com o também piloto de fábrica da Porsche, Julien Andlauer, na relargada final. Que viu o francês fazer uma excursão fora do percurso.


Nasr e os co-pilotos Dane Cameron e Matt Campbell, que queriam vencer após as 24 Horas de Daytona, tiveram vários atrasos nas primeiras horas. Incluindo a necessidade de realizar um ciclo completo de energia sob a primeira bandeira amarela devido a um problema com seu registrador de dados.

Andlauer, por sua vez, parecia pronto para levar o Porsche #5 da Proton Competition para casa em quarto lugar. Mas saiu da pista, entregando a posição ao #25 da equipe RLL com o BMW M Hybrid V8 de Connor De Phillippi.

De Phillippi fez uma investida tardia no reinício final para inicialmente contornar dois carros da classe GTP, incluindo o irmão BMW #24 de Philipp Eng, que terminou em sexto depois de se recuperar de um furo na primeira hora.

Os demais carros da classe GTP em Sebring

O #10 do WTRAndretti  se recuperou de um vazamento de fluido para completar os cinco primeiros, com Filipe Albuquerque sendo o único carro GTP a parar sob o amarelo final para por pneus novos.

O carro voltou após uma volta para resolver o vazamento que estava causando a saída de fumaça pela margem direita do escapamento. Ricky Taylor liderava no momento anterior à parada.

A Iron Lynx conquistou o sétimo lugar com seu Lamborghini SC63, estreante no Campeonato WeatherTech, que permaneceu na primeira volta depois de uma corrida praticamente sem problemas para Romain Grosjean, Matteo Cairoli e Andrea Caldarelli.

O #6 da Penske Porsche terminou em nono após vários incidentes. Incluindo um confronto com um carro GT na sexta hora com Nick Tandy ao volante, antes de Fred Makowiecki sair da liderança com um furo traseiro esquerdo, que levou a danos na carroceria.

O Cadillac da Action Express Racing #31 de Pipo Derani abandonou na sétima hora depois que o brasileiro e o #21 da AF Corse de Miguel Molina fizeram contato na Curva 10, enviando a o Cadillac do brasileiro contra as barreiras antes de parar de cabeça para baixo. Além disso, Derani escapou de ferimentos no acidente em alta velocidade.

O Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports, que teve falha no eixo de transmissão do lado esquerdo, foi o único outro abandono da classe GTP na corrida.

Era Motorsports vence na classe LMP2

Era Mpotorsports vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

A equipe Era Motorsport saiu vitoriosa nas 12 Horas de Sebring, em uma corrida muito disputada. Connor Zilisch, Ryan Dalziel e Dwight Merriman reforçaram sua vitória na classe em Daytona com o Oreca #18. 

Além disso, Zilisch, de dezessete anos, sobreviveu ao reinício tardio da corrida para receber honras do primeiro lugar. 

O Oreca da TDS Racing ficou em segundo, com Mikkel Jensen terminando apenas 1,127 segundos atrás de Zilisch na linha de chegada. Contudo, Paul di Resta, por sua vez, levou o #22 da United Autosports ao terceiro lugar. 

Sean Creech Motorsport, pilotando o único Ligier JS P217 Gibson em campo, subiu na ordem para terminar em quarto lugar na classe depois de um giro no início da corrida, uma breve paralisação no meio da corrida e uma penalidade de drive-through. 

Zilisch saltou para a liderança da classe partindo do sétimo lugar durante a rodada final de pitstops no 12º e último período de bandeira amarela. A equipe recuperou terreno de forma constante após algumas voltas ao longo da corrida.

Nesse ínterim, Zilisch sobreviveu à pressão tardia de Fraga no último reinício, quando o piloto brasileiro encontrou um problema na penúltima volta.

Mais desafios em Sebring

A batalha pela liderança da classe foi acirrada durante quase toda a TDS Racing, United Autosports, CrowdStrike Racing da APR, Inter Europol da PR1/Mathiasen Motorsports e Riley se revezando.

O #04 da CrowdStrike, Colin Braun, girou nos minutos finais, eliminando as chances de vitória, apesar de uma recuperação impressionante que os colocou na disputa nos estágios finais.

A operação da Algarve Pro Racing recuperou de duas voltas atrás, após um furo com George Kurtz nos primeiros minutos da corrida. Kurtz perdeu mais tempo ao cumprir uma penalidade de drive-through por muitos tripulantes pularem o muro durante uma parada.

Toby Sowrey então colocou o carro #04 de volta na primeira volta na quinta hora. Além disso, uma advertência na hora final por causa de detritos fez com que Malthe Jakobsen, da DragonSpeed, herdasse brevemente a vantagem de uma volta completa sobre o então líder Jensen.

No entanto, Jakobsen recebeu uma penalidade de três minutos e 44 segundos por conclusão inadequada do procedimento de passagem e desistiu da ordem.

O #8 da Tower Motorsports e o #88 Richard Mille AF Corse  foram as únicas duas desistências no campo de 13 carros.

Lexus vence na classe GTD-Pro

Lexus vence na classe GTD-Pro. (Foto: Divulgação)

Na classe GTD-Pro, Jack Hawksworth, Ben Barnicoat e Kyle Kirkwood conquistaram a vitória  para Vasser Sullivan. Após uma batalha final de corrida com muitos contatos com Risi Competizione.

Hawksworth, pilotando o Lexus RC F GT3 #14, completou uma ultrapassagem ousada na Ferrari 296 GT3 #62 de Daniel Serra no reinício final da corrida para selar a vitória.

Após a 12ª bandeira amarela, Hawksworth foi inicialmente rebaixado para o terceiro lugar pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #3 de Daniel Juncadella. Contudo, depois de ultrapassar Juncadella, Hawksworth lutou para passar por Serra antes de conquistar a vitória na classe.

O resultado marca uma melhoria em relação ao ano passado, quando a equipa da Lexus terminou em segundo, atrás dos vencedores da classe Pfaff Motorsports.

Serra, James Calado e Davide Rigon terminaram em segundo, à frente do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #19 da Iron Lynx, após uma penalidade tardia para o Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing.

Mercedes vence na classe GTD

Winwar Racing vence na classe GTD. (Foto: Divulgação)

Porém, na classe GTD, Philip Ellis resistiu à pressão final de Antonio Fuoco, da Cetilar Racing. Para conquistar a segunda vitória consecutiva na classe para a Winward Racing. A equipe de Houston largou do final do grid depois de perder a pole da classe devido a uma infração técnica, mas rapidamente subiu. 

O Mercedes-AMG GT3 Evo #57, que Ellis dividiu com Russell Ward e Indy Dontje, passou para os três primeiros após 90 minutos.

Em seguida, alcançou a liderança da classe durante uma rodada de paradas sob a segunda amarela na terceira hora. E permaneceu lá em grande parte pelo restante da corrida.

Ellis então segurou a Ferrari #47 de Fuoco através de várias reinicializações na parte noturna para vencer. Isso, somando-se à vitória na classe Daytona em janeiro.

Por fim, Fuoco, Giorgio Sernagiotto e Roberto Lacorte terminaram em segundo. Com Elliott Skeer, Adam Adelson e Jan Heylen completando o pódio para a Wright Motorsports.

 

Após punição, Pipo Derani conquista a pole para as 12 Horas de Sebring

O piloto Pipo Derani  marcou a pole para a edição 2024 das 12 Horas de Sebring que acontecerá neste sábado, 16. Derani marcou com o Cadillac #31 da Action Express Racing 1:48.152.

Porém, Ricky Taylor registrou a volta mais rápida da sessão, 1:48.038, com o Acura #10 da Wayne Taylor Racing. Infelizmente ele perdeu todos os tempos de qualificação devido ao trabalho da equipe no carro durante uma bandeira vermelha.

Sebastien Bourdais no #01 da Chip Ganassi Racing Cadillac qualificou-se em segundo com 1: 48.299, seguido pelo #24 do Team RLL com o BMW M Hybrid V8 de Philipp Eng em terceiro.

Tempos da sessão classificatória

Phil Hanson terminou em quarto lugar depois de marcar a pole provisória no Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports antes da bandeira vermelha para Jaminet, que bateu seu Porsche 963 #6 na parede depois de girar na saída da Curva 1.

O acidente ocorreu faltando nove minutos para o final da sessão, tendo o relógio sido acertado faltando 4 minutos e 4 segundos para atingir a duração mínima exigida da sessão.

Assim, o Porsche #5 da Proton Competition largará da quinta posição, à frente do #40 da WTR/Andretti de Louis Deleraz, que se recuperou de uma troca de motor na noite de quinta-feira.

A classe LMP2 em Sebring

Na classe LMP2, o melhor tempo ficou com o Oreca #99 da AO Racing de PJ Hyett. Ele marcou 1:52.142,  para superar o #22 da United Autosports de Daniel Goldburg, por 0,171 segundos.

Isso marcou a primeira pole de Hyett no WeatherTech Championship depois de alcançar as honras de qualificação na Asian Le Mans Series na temporada passada.

O companheiro de equipe de Goldburg, Ben Keating, foi o terceiro mais rápido com um tempo de volta de 1:52.673, embora Keating tenha sofrido um momento lateral após sua volta rápida e não tenha conseguido melhorar.

A sessão LMP2 foi marcada com uma bandeira vermelha a menos de dois minutos do final. Depois que o #20 da High Class Racing  de Dennis Andersen girou e parou na pista.

Lexus na frente na classe GTD

Jack Hawksworth deu a Vasser Sullivan a pole na classe GTD Pro com o Lexus RC F GT3 #14. Superando Philip Ellis da classe GTD no #57 da Winward Racing.

Ambos os pilotos foram os únicos a chegar na casa de 1:58s, com Hawksworth marcando 1:58,714 para ultrapassar Ellis, por 0,064 segundos. Antonio Fuoco, colocou a Ferrari 296 GT3 #47 da Cetilar Racing em terceiro, seguido por Parker Thompson #12 Vasser Sullivan. 

Por fim, Mario Farnbacher completou os cinco primeiros e foi o segundo melhor corredor GTD Pro no #23º lugar da The Heart of Racing. 

 

IMSA confirma calendário do WeatherTech SportsCar para 2025

A IMSA confirmou nesta sexta-feira, 15, o calendário do WeatherTech SportsCar Championship para 2025. Com  cinco meses antes da data de lançamento tradicional, apresentando um calendário inalterado para o próximo ano.

Contudo, acredita-se que seja o primeiro órgão sancionador em qualquer série de automobilismo a já ter divulgado seu cronograma para 2025. Entende-se que o lançamento antes do esperado ajuda a eliminar possíveis conflitos de datas com outras corridas e séries. Após o lançamento do calendário de 2024 em agosto passado.

“De antemão, em nome dos meus colegas de equipe da IMSA, estou orgulhoso de poder anunciar nossa programação para 2025 tão cedo”, disse o presidente da IMSA, John Doonan.

“Isto foi possível através de um grande espírito de colaboração com os nossos parceiros promotores, e estamos gratos a eles por nos permitirem dar a conhecer hoje os nossos planos para 2025”.

“Colocar a programação do próximo ano nas mãos de todos tão cedo permite que fãs, competidores e parceiros avancem no planejamento de uma temporada incrível de 2025, mesmo com grande parte da temporada de 2024 ainda por vir”. 

Sem novidades no calendário da IMSA para 2025

Tal como acontece este ano, o calendário do Campeonato WeatherTech contará com 11 corridas, cinco delas também servindo como etapas da Michelin Endurance Cup.

A temporada começará com a edição 63 das 24 Horas de Daytona no final de janeiro, após os testes oficiais. Assim, segue para Sebring para a segunda rodada da temporada geral e a Endurance Cup. Que contará com todas as quatro classes em ação em meados de março.

Long Beach sediará novamente as classes GTP e GTD apenas para uma corrida de 100 minutos. Seguida de uma viagem para Laguna Seca, onde as duas categorias serão acompanhadas da classe GTD Pro.

Nesse interim, as ruas do centro de Detroit contarão com as classes GTP e GTD Pro no final de maio para a segunda corrida de 100 minutos da temporada. Seguida pelo retorno da LMP2 ao lado das outras três classes nas 6 Horas de  Glen, que retorna ao seu data tradicional do final de junho como a terceira rodada da Endurance Cup da temporada.

Além disso, o circuito de Mosport será novamente uma corrida tendo como principal a classe LMP2. Lá estarão as classes GTD Pro e GTD em meados de julho. Com todas as quatro classes retornando à ação no início de agosto em Road America.

Aliás, Virginia International Raceway servirá novamente como a única corrida exclusiva de GT no cronograma, com GTD Pro e GTD. Nesse sentido, teremos a etapa de seis horas em Indianápolis em setembro.

Por fim, Petit Le Mans  encerrará a Endurance Cup e a temporada geral de 8 a 11 de outubro.

 

Porsche lidera segunda sessão de treinos em Sebring

O piloto Phil Hanson colocou a JDC-Miller Motorsports liderou a segunda sessão de treinos para as 12 Horas de Sebring. O piloto britânico marcou 1:48.149 para colocar o Porsche 963 #85, 0,236 segundos à frente do Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing de Sebastien Bourdais.

Aliás, o esforço de Bourdais ocorreu de forma semelhante no final da sessão e derrubou o tempo do Cadillac #31 da Action Express Racing de Pipo Derani para o terceiro lugar geral.

Tempos da sessão 2

O #40 da Wayne Taylor Racing de Louis Deletraz ficou em quarto lugar, com Mathieu Jaminet completando os cinco primeiros lugares da Porsche Penske Motorsport. Nick Yelloly ficou em sexto lugar a bordo do BMW M Hybrid V8 #25, à frente do Porsche #7 de Felipe Nasr e do segundo BMW dirigido por Philipp Eng.

Matteo Cairoli ficou em nono lugar a bordo do Lamborghini SC63 #63, completando os dez primeiros junto com Ricky Taylor, da WTRAndretti.

O Lamborghini da Iron Lynx completou 30 voltas durante a sessão de 90 minutos na tarde de quinta-feira, com seu funcionamento ligeiramente impactado por sair da pista pelas mãos de Romain Grosjean a 40 minutos do final.

O francês fez um ligeiro contacto com a parede de pneus na Torre, mas o carro regressou à sessão pouco depois.

As demais classes em Sebring

Josh Burdon liderou a classe LMP2 ao pilotar o #74 da Riley Motorsports marcando o tempo de 1:52.078, ultrapassando a CrowdStrike Racing  e a Inter Europol do piloto da PR1 / Mathiasen Motorsports, Tom Dillmann.

Parker Thompson registrou 2:00.337 a bordo do Lexus RC F GT3 #12 para estabelecer o tempo mais rápido em ambas as classes GT. Sendo assim, o canadense liderou o domínio da Vasser Sullivan em ambas as categorias. Com o carro irmão #14 de Jack Hawksworth 0,067 segundos atrás para liderar o GTD Pro.

Davide Rigon ficou em segundo lugar no GTD Pro a bordo do #62 da Risi Competizione. Oliver Jarvis foi o terceiro pela Pfaff Motorsports.

Cadillac lidera primeira sessão de treinos em Sebring

O piloto Renger van der Zande liderou a primeira sessão de treinos livres para as 12 Horas de Sebring. O holandês, que fará sua 100ª largada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship no sábado, 16, marcou 1:48.279.

Ele foi 0,479 segundos mais rápido que o carro #31 da Action Express Racing de Jack Aitken, com Nick Tandy em terceiro a bordo do Porsche 963 #6. Além disso, Brendon Hartley foi o quarto mais rápido no #10 da Wayne Taylor Racing, enquanto Louis Deletraz completou os cinco primeiros ao volante do outro Acura da WTR. 

A BMW M Team RLL ficou em sexto e sétimo com o BMW M Hybrid V8 #25 de Connor De Phillippi à frente do carro #24 de Augusto Farfus. Dane Cameron foi oitavo pela Porsche Penske Motorsport.

Tempos do FP1 

Aliás, Phil Hanson, da JDC-Miller Motorsports, e o Lamborghini SC63 #63 completaram o top dez geral, com o Porsche #5 da Proton Competition sendo o único a não marcar tempo.

A máquina com pintura do Mustang Sampling parou nos minutos iniciais com Gianmaria Bruni ao volante. Resultando na única bandeira vermelha em 90 minutos de corrida.

O #5 da Porsche teria sofrido um problema ao mudar da potência híbrida para o motor de combustão e não voltou à sessão.

A classe LMP2 em Sebring

Aliás, na classe LMP2, Mikkel Jensen liderou a registrar 1:51.342 a bordo do #11 da TDS Racing. O tempo é de 0,021 segundos mais rápido que o piloto da United Autosports, Paul di Resta.

Jack Hawksworth foi o mais rápido no GTD Pro, com a Vasser Sullivan liderando ambas as classes GTD. Com o piloto britânico marcando 2:00.202 a bordo do Lexus RC F GT3 #14. Por fim, Daniel Serra foi o segundo a bordo do #62 da Risi Competizione Ferrari 296 GT3. À frente do #12 Lexus, líder do GTD, pilotado por Parker Thompson.

 

BMW espera repetir o resultado de 2023 nas 12 Horas de Sebring

A BMW que compete com dois M Hybrid V8 na IMSA, espera encarar as 12 Horas de Sebring no próximo final de semana com a mesma disposição como na prova de 2023. A prova do ano passado deu o primeiro pódio a equipe na classe GTP com o #25. 

Sendo assim, o objetivo é o sucesso do ano passado e comemorar o primeiro pódio do temporada em 2024 também. No carro #24, os dois pilotos regulares Philipp Eng  e Jesse Krohn terão a companhia de Augusto Farfus.

Já no #26 teremos o vice-campeão do ano passado Connor De Phillippi, Nick Yelloly e Maxime Martin. 

“É algo especial para voltar ao lugar onde conseguimos um marco importante do nosso projeto LMDh há um ano com o primeiro pódio para o BMW M Hybrid V8. Nas 24 Horas de Daytona deste ano, mostrou ritmo forte na corrida, mas não foi capaz de nos recompensar com bons resultados. Queremos fazer melhor em Sebring”.

“Analisamos os dados de Daytona e tiramos nossas conclusões. O teste que tivemos em Sebring há algumas semanas nos dá confiança de que podemos jogar com uma boa participação na corrida deste sábado. O objetivo é subir ao pódio novamente. Nas categorias GTD, também espero que nossas equipes tenham boas chances novamente”, disse Andreas Roos, Chefe da BMW M Motorsport.

A BMW nas classes GTD pora Sebring

 Além disso, na categoria GTD-PRO, os pilotos Madison Snow e Neil estarão com Bryan Sellers. Eles lutarão pelo segundo pódio para a Paul Miller Racing na segunda corrida da temporada.

Em Daytona, o M4 GT3 #1 terminou em terceiro lugar. Bom presságio: No último ano, a Paul Miller Racing venceu em Sebring na classe GTD. Desta vez O piloto Robby Foley, Patrick Gallagher e Jake Walker competirão pela Turner Motorsport no M4 GT3 #96.